As comissões de Relações Exteriores e de Desenvolvimento Econômico da Câmara aprovaram hoje uma "indicação" ao governo federal para que seja feita uma intervenção temporária na Varig.
O documento deverá ser encaminhado ainda hoje ao presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), para que ele leve o pedido formal ao ministro da Defesa e vice-presidente José Alencar.
A coordenadora da frente parlamentar em defesa da Varig, Yeda Crusius (PSDB-RS) e o deputado Henrique Fontana (PT-RS) defenderam a intervenção como uma alternativa para tentar salvar a empresa.
"A intervenção temporária é o caminho para encontrar uma solução de mercado para a empresa", disse a deputada, ao comentar que não vê
alternativa para a recuperação da companhia.
Com a intervenção, os deputados consideram que será possível indicar uma nova gestão para buscar uma solução de mercado para a empresa, ou seja, para que ela se torne viável para atrair investidores.
No documento, os deputados destacam que a empresa tem um patrimônio líquido de R$ 6,6 bilhões (dados de setembro de 2004) e que a recusa da Fundação Rubem Berta em comparecer à Câmara para prestar esclarecimentos sobre a situação da empresa demonstra que a atual diretoria não tem uma gestão transparente.
Os deputados argumentam, no documento, que a intervenção temporária é uma possibilidade prevista no Código Brasileiro da Aeronáutica, para os casos de crise financeira com ameaça para a continuidade do serviço.
Fonte: Jornal Folha de Sao Paulo 15/03/2005
Intervenção temporária na Varig a caminho !!!
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Isso já deveria ter acontecido a muito tempo. A FRB prefere o fim da empresa a entregar a direção da mesma para uma administração mais profissional. Antes que isso realmente ocorra é bom o governo intervir.
Atenção a todos ao fato de empresas de bandeira e antigas como Vasp e Transbrasil já sumiram dos céus brasileiros, se nenhuma atitude for tomada a Varig tb vai ter o mesmo distino.
Vale acrescentar também que essas empresas, ao contrário da TAM e GOL, não se modernizaram e termos de frota e tecnologia.
Atenção a todos ao fato de empresas de bandeira e antigas como Vasp e Transbrasil já sumiram dos céus brasileiros, se nenhuma atitude for tomada a Varig tb vai ter o mesmo distino.
Vale acrescentar também que essas empresas, ao contrário da TAM e GOL, não se modernizaram e termos de frota e tecnologia.
Muita gente vai chiar com essa "novidade"...
Vamos com calma, em se tratando da frota da VASP ok, mas dizer que a Varig não modernizou a frota é um pouco demais. Aviões com mais de 10 anos não significa frota obsoleta... e em se tratando de tecnologia nua e crua, a Varig tem os 777 (que são modernos, quer goste ou não) e a VEM tem tecnologia de ponta para os seus serviços. Na minha opinião a Varig não se modernizou em termos de administração, mas no resto, é uma empresa moderna sim.rick escreveu: Vale acrescentar também que essas empresas, ao contrário da TAM e GOL, não se modernizaram e termos de frota e tecnologia.
Camarada, o Boeing 737-300 (B73E) já é tratado no meio como "classic", termo esse outrora só usado para o "breguinha"737-200. Isso é modernizar?Gustavok escreveu:Muita gente vai chiar com essa "novidade"...
Vamos com calma, em se tratando da frota da VASP ok, mas dizer que a Varig não modernizou a frota é um pouco demais. Aviões com mais de 10 anos não significa frota obsoleta... e em se tratando de tecnologia nua e crua, a Varig tem os 777 (que são modernos, quer goste ou não) e a VEM tem tecnologia de ponta para os seus serviços. Na minha opinião a Varig não se modernizou em termos de administração, mas no resto, é uma empresa moderna sim.rick escreveu: Vale acrescentar também que essas empresas, ao contrário da TAM e GOL, não se modernizaram e termos de frota e tecnologia.
Você bem deve ter lido que eu citei os 777 e a tecnologia da VEM. Nada de 737-300s. Mas já que você os citou, e os "classics" da GOL? Estaria ela andando para trás, ainda que temporariamente? Mais uma vez, seguindo citação sua, a TAM tem Fokkers e Airbus fabricados em 1991. Eles voam, trazem um dinheiro danado pra caixa da empresa, mas estão meio velhinhos, não estão não? Então, camarada você deve ter percebido que a questão de modernizar é bastante relativa, e empresa alguma no mundo vai ficar dando aviões com glass-cockpit para o deleite de seus pilotos quando um "classic" ainda funciona muito bem como mantenedor de caixa.rick escreveu: Camarada, o Boeing 737-300 (B73E) já é tratado no meio como "classic", termo esse outrora só usado para o "breguinha"737-200. Isso é modernizar?
E reitero, mesmo não tendo a frota mais moderna do mercado, o problema da Varig não é de frota, é de administração.