767 Transbrasil

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
paulo roberto

767 Transbrasil

Mensagem por paulo roberto »

Os lindos 767 da TR ainda estao em BSB ?impressionante como tem avioes abandonados no Brasil... :@ :cry:
Afonso
Moderador
Moderador

Re: 767 Transbrasil

Mensagem por Afonso »

Não só os 767 da TR como os Boeings da Vasp e um F-27 da finada Tavaj.
Recife, Campinas, Manaus, Guarulhos, Congonhas, Galeão, Goiania (deve ter outros aeroportos)estão "guardando" um pouco da memória da aviação brasileira. :cry:
MASTER
Contato:

Cemitério de aviões !

Mensagem por Fernando Basto »

É verdade, Afonso !

Recentemente, passei pelos aeroportos de CWB / GIG / VCP e CFZ e tb. fiquei impressionado com a quantidade de aviões 'jogados' ao tempo ! Uma pena mesmo ! :(
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
Sirex
PC
PC

Mensagem por Sirex »

Museus a céu aberto, como Bebedouro - SP.
Aero Horizon II
PP
PP

Mensagem por Aero Horizon II »

Afonso escreveu:Não só os 767 da TR como os Boeings da Vasp e um F-27 da finada Tavaj.
Recife, Campinas, Manaus, Guarulhos, Congonhas, Galeão, Goiania (deve ter outros aeroportos)estão "guardando" um pouco da memória da aviação brasileira. :cry:
colega, o F-27 da Tavaj não foi para o asas de um sonho ?
não passo por GRU há tempos mas tenho a impressão de ter lido algo a respeito.
posso estar errado.
Constellation
Moderador
Moderador

Mensagem por Constellation »

Aero Horizon II escreveu:
Afonso escreveu:Não só os 767 da TR como os Boeings da Vasp e um F-27 da finada Tavaj.
posso estar errado.
Amigo, não se trata do mesmo avião. O que estava em GRU era o PT-LAF, cujo último operador foi a finada VICA. O LAF foi desmontado e levado pra São Carlos em carretas. Esse avião foi o primeiro Fokker 27 da TAM, então é realmente uma aeronave histórica, e está relativamente em boas condições, com pouca corrosão. Talvez até pudesse voar novamente...

Grande abraço.
Imagem
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Pra matar a saudade, um video do primeiro pouso de um Boeing 767 da Transbrasil em CGH:

Assista no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=16BCIVYsQWI
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
PZDC8
MASTER
MASTER

Mensagem por PZDC8 »

Sensacional!!! :shock: No sabia que el Boeing 767 estaba permitido de posar en CGH!... Sólo los Airbus A300B2/B4 de Varig/Cruzeiro y Vasp.

Preguntas... La Varig alguna vez operó el 767 también en CGH? tienen algún video del A300 en CGH?
José Paulo
CMTE.
CMTE.

Mensagem por José Paulo »

Os únicos aviões de grande porte a pousarem em CGH foram os B 767-200 da TransBrasil e os A-300 B4 da Varig e Cruzeiro. Quando chegaram ao Brasil, os dois primeiros A330 da TAM pousaram ali também, mas não ofereceram voos.
Constellation
Moderador
Moderador

J. Paulo escreveu:Os únicos aviões de grande porte a pousarem em CGH foram os B 767-200 da TransBrasil e os A-300 B4 da Varig e Cruzeiro. Quando chegaram ao Brasil, os dois primeiros A330 da TAM pousaram ali também, mas não ofereceram voos.
J. Paulo, os A300B2 da Vasp operaram também a partir de CGH, e acho que dois deles inclusive ainda estão abandonados por lá. Os B2 eram versões do A300 sem tanque central, criados especialmente para voos domésticos de grande densidade de tráfego mas de curta duração.

A Vasp não conseguiu obter os B4, com tanque central e maior autonomia, pq o DAC não autorizou sua compra, que ficou restrita ao grupo Varig, que já tinha adquirido o controle da Cruzeiro em 1975.

Grande abraço.
Imagem
José Paulo
CMTE.
CMTE.

Mensagem por José Paulo »

Constelation, os A300 B2 da Vasp sempre operaram a partir de Guarulhos, pelo que eu saiba. Não sei mais onde está essa informação, mas - pelo que me lembre - eles nunca operaram em CGH.
PS. Como moderador do forum, talvez você possa me ajudar: como modificar meu nome. É José Paulo. Considerando a idoniedade deste forum, não vejo mais razão para ocultar o pré-nome.
Aero Horizon II
PP
PP

Mensagem por Aero Horizon II »

Constellation escreveu:
Aero Horizon II escreveu:
posso estar errado.
Amigo, não se trata do mesmo avião. O que estava em GRU era o PT-LAF, cujo último operador foi a finada VICA. O LAF foi desmontado e levado pra São Carlos em carretas. Esse avião foi o primeiro Fokker 27 da TAM, então é realmente uma aeronave histórica, e está relativamente em boas condições, com pouca corrosão. Talvez até pudesse voar novamente...

Grande abraço.
desculpas pela estupidez.
confundi tudo.
obrigado pela correção.
AB3
MASTER
MASTER

Mensagem por AB3 »

J. Paulo escreveu:Constelation, os A300 B2 da Vasp sempre operaram a partir de Guarulhos, pelo que eu saiba. Não sei mais onde está essa informação, mas - pelo que me lembre - eles nunca operaram em CGH.
PS. Como moderador do forum, talvez você possa me ajudar: como modificar meu nome. É José Paulo. Considerando a idoniedade deste forum, não vejo mais razão para ocultar o pré-nome.
Os A300 chegaram em NOVEMBRO 1982 e JANEIRO 1983, desde então operaram em CONGONHAS, até inaugurarem GUARULHOS em 1985, proeza esta que coube a um 747 da VARIG e o saudoso PP-SNL da VASP.
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Constellation
Moderador
Moderador

J. Paulo escreveu:Constelation, os A300 B2 da Vasp sempre operaram a partir de Guarulhos, pelo que eu saiba. Não sei mais onde está essa informação, mas - pelo que me lembre - eles nunca operaram em CGH.
José Paulo,

Pedi ao pessoal da moderação para alterar o teu nick, ok?? Sem dúvida, o fórum é um site idôneo e responsável, e temos uma equipe cuidando disso permanentemente, pode ter certeza absoluta disso.

Quanto às operações do A300 da Vasp em CGH, eles operaram sim, pois o aeroporto de Guarulhos só foi aberto ao tráfego em janeiro de 1985, antes lá só existia a BASP - Base Aérea de São Paulo. Como os A300 chegaram a partir de novembro de 1982 (PP-SNL), eles operaram a partir de CGH dessa época até a abertura de Guarulhos. Por um bom tempo, a partir de 1985, CGH só operava aeronaves regionais e os Electra da Ponte, e não só os A300 e B767, como também os B737 e B727 foram todos pra GRU.

Grande abraço.
Imagem
Constellation
Moderador
Moderador

Caros amigos,

Respondi à indagação do J.Paulo e não vi que o AB3 já tinha respondido... Esqueci que o AB3 é nossa maior autoridade em A300 nesse fórum. Desculpas, amigo...

Aproveitando o tópico, acho que vou pedir novamente a ajuda dos meus amigos aqui para saber detalhes sobre a operação dos wide-bodies em Congonhas, pois pretendo fazer um artigo pro blog "Cultura Aeronáutica" sobre o assunto, que achei interessante.

Pergunto:

Quais eram as rotas operadas pelos A300 e B767 a partir de CGH?

Em que época que tais rotas foram operadas?

Algum wide-body de empresas estrangeiras chegou a operar regularmente em CGH?

Alguém tem algum time-table em que conste operação das referidas aeronaves?

Qual foi o maior avião a pousar em CGH?

Alguém sabe de voo regular com quadrimotores (B707, DC-8, Convair 880/990) ou trijatos DC-10/TriStar ou MD-11), ou ao menos algum eventual, charter, etc.

Alguém conhece fotos de wide-bodies em CGH?

Grande abraço e agradeço antecipadamente a colaboração.
Imagem
Sirex
PC
PC

Mensagem por Sirex »

Vi foto de um DC8 em Congonhas, não me recordo se Vasp ou Beta.
E não faz muito tempo.
Mas isso foi uma vez na vida e outra, sabem onde né?
PZDC8
MASTER
MASTER

Mensagem por PZDC8 »

Caro Constellation,

En julio de 1983, volé con un AIRBUS A300 de Cruzeiro la ruta GIG-CGH-IGU-ASU operado como vuelo RG... La ida en ese mismo viaje fue con el vuelo operado con un Boeing 707 de Varig en la ruta ASU-VCP-GIG!... :yesyes:
AB3
MASTER
MASTER

Mensagem por AB3 »

Que isso Constellation, tem autoridade nenhuma não rs... o A300 é apenas um grande amor! Mas só eu creio que aaqiu mesmo no AF, tenha um tópico com rotas do A300, eu to fora de casa, assim não tenho os time-tables em mão para tal.
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
AB3
MASTER
MASTER

Mensagem por AB3 »

Sirex escreveu:Vi foto de um DC8 em Congonhas, não me recordo se Vasp ou Beta.
E não faz muito tempo.
Mas isso foi uma vez na vida e outra, sabem onde né?
Me parece que de ambas não? Além disso A310 da ECUATORIANA (PP-SFH) indo pra VP fazer MX
PB26
PC
PC

Mensagem por PB26 »

Constellation, tenho algumas informações que talvez possam ser úteis na sua pesquisa:
Constellation escreveu:Caros amigos,
Quais eram as rotas operadas pelos A300 e B767 a partir de CGH?
Lembro de algumas:
Na Vasp chegaram a operar o POA-CGH-GIG-SSA-REC, além do CGH-BSB-MAO.
Na Cruzeiro/Varig, operavam para SCL e EZE direto ou então GIG-CGH-POA-EZE.
Na TransBrasil também tinha um CGH-BSB-MAO, assim como o CGH-GIG-MCO-CGH, a única ligação que Congonhas teve direto com os EUA.
Em que época que tais rotas foram operadas?
Todas elas foram operadas de 1980 (quando chegaram os primeiros A300 da SC) até 01/1985 quando inaugurou Cumbica.
Algum wide-body de empresas estrangeiras chegou a operar regularmente em CGH?
Não, as maiores aeronaves estrangeiras era os Boeing 727-200 da Aerolíneas Argentinas e da LAB.
Qual foi o maior avião a pousar em CGH?
Foi o A330-200.

Uma curiosidade, em 1990 pousou em CGH um ou dois Boeing 767-200 da Varig trazendo convidados para o velório de Hélio Schmidt.
Alguém sabe de voo regular com quadrimotores (B707, DC-8, Convair 880/990) ou trijatos DC-10/TriStar ou MD-11), ou ao menos algum eventual, charter, etc.
707 eu não lembro, mas DC 8-71F da Vasp ia vazio para CGH onde fazia manutenção, a exemplo do A310 da Ecuatoriana. Com os Convair 990, a Varig operou diversos vôos para EZE, MVD e o CGH-LIM-BOG-MEX-LAX saindo de Congonhas, em 1963.
Alguém conhece fotos de wide-bodies em CGH?
No a.net deve ter algumas fotos do A330 da Tam e talvez dos A300. No jetsite também tem.
Responder