Reverso Inop?
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Reverso Inop?
" JAKA "
-
Anonymous
A assimetria causada por esse tipo de reverso é pouca, facilmente corrigida...A não ser que haja muito vento no local...Além do fator dessa pista de Ushuaia ser bastante longa e o pátio ser localizado somente no final dela...
Não sei se voces lembram daquela foto do A320 da Iberia passando por cima de uma estrada e os carros freiando...
Apesar da pista ser bastante longa, os aviões vinham baixo e usavam freios no máximo para poder livrar a pista logo, pois o pátio é bem perto dessa cabeceira...
Em ushuaia o que ocorre é justamente ao contrario...
É teoria, pois para saber oque realmente aconteceu, só perguntando para os pilotos desse voo...
Abraços
Matheus
Não sei se voces lembram daquela foto do A320 da Iberia passando por cima de uma estrada e os carros freiando...
Apesar da pista ser bastante longa, os aviões vinham baixo e usavam freios no máximo para poder livrar a pista logo, pois o pátio é bem perto dessa cabeceira...
Em ushuaia o que ocorre é justamente ao contrario...
É teoria, pois para saber oque realmente aconteceu, só perguntando para os pilotos desse voo...
Abraços
Matheus
-
Anonymous
-
Anonymous
-
Anonymous
Boa noite
A respeito do reverso eu diria que em termos gerais ,o sistema é mais efetivo em altas velocidades (150-120 Kts) e contribui em 50% na desaceleração da aeronave, já em baixas velocidades (80-60Kts) o valor está entre 10 a 20%(dependendo da condição da pista), por outro lado temos valores para pousos sem o uso de reverso na qual em pista seca a stopping distance é acrescentada em 10%,pista molhada está entre 20 a 30% e assim por diante.
No Airbus A300 a landing distance ,com uso do reverso, é subtraida em 4% nas pistas secas, 10% em pistas molhadas e 45% em pistas com gelo, portanto vemos como é imprescindivel o seu uso em condições climáticas adversas.
Lendo o SOP de duas companias nacionais, pude observar que existe uma recomendação para um uso otimizado dos dispositivos de reverso e freio na qual podem proporcionar uma desaceleração mais suave e econômica. Aqueles que preferem "tacar" o pé no freio logo que tocam o solo, sem sombras de dúvidas terão um superaquecimento no conjunto.
abraço
A respeito do reverso eu diria que em termos gerais ,o sistema é mais efetivo em altas velocidades (150-120 Kts) e contribui em 50% na desaceleração da aeronave, já em baixas velocidades (80-60Kts) o valor está entre 10 a 20%(dependendo da condição da pista), por outro lado temos valores para pousos sem o uso de reverso na qual em pista seca a stopping distance é acrescentada em 10%,pista molhada está entre 20 a 30% e assim por diante.
No Airbus A300 a landing distance ,com uso do reverso, é subtraida em 4% nas pistas secas, 10% em pistas molhadas e 45% em pistas com gelo, portanto vemos como é imprescindivel o seu uso em condições climáticas adversas.
Lendo o SOP de duas companias nacionais, pude observar que existe uma recomendação para um uso otimizado dos dispositivos de reverso e freio na qual podem proporcionar uma desaceleração mais suave e econômica. Aqueles que preferem "tacar" o pé no freio logo que tocam o solo, sem sombras de dúvidas terão um superaquecimento no conjunto.
Eu lembro ter ouvido de algum piloto que o reverso do 737-300 não era tão bom quanto o do 200. O fato é que aeronaves modernas com seus grandes motores turbo fan de " high bypass", utilizam o reverso do tipo "cold stream", o que eu não sei até que ponto é menos efetivo que o do tipo "concha".reverso que funciona mesmo é no -200, f100, emb145, o resto é fracote
abraço
-
Anonymous
http://www.airliners.net/open.file/163613/L/Ary escreveu:Fala Matheus.Matheus escreveu:Não sei se voces lembram daquela foto do A320 da Iberia passando por cima de uma estrada e os carros freiando...
De qual aeroporto é essa foto?
Fiquei curioso pra ver os carros freiando.
Abraços.
Abraços
Matheus
-
Anonymous
ThumbnailAry escreveu:Fala Matheus.Matheus escreveu:Não sei se voces lembram daquela foto do A320 da Iberia passando por cima de uma estrada e os carros freiando...
De qual aeroporto é essa foto?
Fiquei curioso pra ver os carros freiando.
Abraços.

O LINK :
http://www.airliners.net/open.file/163613/M/