[Nasa] Nasa em Rio Grande em 1966

Neste espaço você pode mostrar suas fotos e vídeos, postar seus logs dos aeroportos, além das escutas em HF/VHF/UHF, bem como mensagens de ACARS.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
feliperodrigues
CMTE.
CMTE.

[Nasa] Nasa em Rio Grande em 1966

Mensagem por feliperodrigues »

É um clássico mas talvez muitos não saibam deste fato, segue um pequeno texto e algumas fotos!

Criada em 1958 a Agência Nacional Espacial e de Aeronáutica dos Estados Unidos, a Nasa, desempenhou ao longo de sua história um papel determinante para impulsionar as pesquisas espaciais e levar o ser humano a lugares onde até então nenhum homem jamais havia ido. Conquistas como a da Lua e derrotas como os acidentes com os ônibus espaciais Challenger (1986) e, agora, o Columbia costumam parar o Planeta.
E foi exatamente isso que aconteceu com Rio Grande, em 1966, quando uma missão da Nasa aportou na praia do Cassino para observar o eclipse total do sol que aconteceu no dia 12 de novembro. A presença dos cientistas estrangeiros alterou a rotina do pacato e, então, diminuto balneário e marcou para sempre a vida daqueles que viveram e presenciaram o chamado "espetáculo do século".
A praia do Cassino entrou na rota dos cientistas da Nasa a partir do momento que se concluiu ser ali o local mais propício para a observação e pesquisa do eclipse total do sol previsto para aquele ano e que só voltaria a ocorrer 18 anos depois.
Então, nos últimos dias de outubro dezenas de técnicos e cientistas norte-americanos, japoneses e europeus começaram a desembarcar em Rio Grande, transformando-a na primeira cidade brasileira usada para lançamento de foguetes da agência espacial norte-americana. "Trêileres enormes foram descarregados no Porto Novo, ocuparam todo o cais e depois partiram com várias equipes para lugares diferentes", lembra o aposentado Dauiz de La Rocha, de 75 anos, na época proprietário do jornal O Rio Grande. A cidade de Bagé, na região da Fronteira, foi um dos pontos também escolhidos pelos cientistas para observar o fenômeno.
Mas o grupo mais numeroso seguiu diretamente para o Cassino e lá montou uma base - pouco depois de onde hoje é balneário Querência - para o lançamento dos foguetes destinados a colher dados sobre o fenômeno. "Eles movimentaram a cidade e muita gente ganhou dinheiro alugando casas, chalés e até carros", conta a aposentada Ely Cavalcanti Guimarães, de 73 anos.

A PESQUISA - O hoje professor do Departamento de Astronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Jorge Ricardo Ducati, de 52 anos, que na época acompanhou como estudante os técnicos da Nasa, revela que o objetivo da missão era realizar a tomada de medidas científicas de fatores como campos magnéticos, irradiação solar, entre outros. "Foi uma observação científica como a que ocorre em todos os eclipses", diz.
Conforme Ducati, foram usados pequenos foguetes que mediam de dois a três metros de altura. Os primeiros lançamentos, para teste, foram feitos no dia 5 de novembro, ou seja, dez dias antes do eclipse.
Os resultados das observações feitas no dia 12, foram publicados somente em revistas norte-americanas e européias, mas conforme Ducati "não houve nenhum resultado sensacional".
Embora as conclusões da missão não tenham sido bombásticas nem revolucionárias uma coisa é certa: a passagem da Nasa pelo sul do Estado marcou a vida e tornou-se parte integrante das lembranças de milhares de pessoas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Esta para fechar, acreditem é em Pelotas/RS!
Imagem

fonte das fotos: http://www.guaipeca.blogger.com.br/
fonte do texto: www.diariopopular.com.br
(esse blog é um dos melhores que conheço, com muito acervo fotografico e histórico da cidade de Rio Grande/RS)

abrasss
rodrigues
Rafael Lopes De Freitas S
MASTER
MASTER

Re: [Nasa] Nasa em Rio Grande em 1966

Mensagem por Rafael Lopes De Freitas S »

Meu Deus, queria ter visto um destes. Em 98 vi por ai um C-130 da US Navy acompanhado de um Sea Hawk.
Imagem

abrasss
rodrigues
feliperodrigues
CMTE.
CMTE.

Rafael Lopes De Freitas S escreveu:Meu Deus, queria ter visto um destes. Em 98 vi por ai um C-130 da US Navy acompanhado de um Sea Hawk.

abrasss
rodrigues
capaz? e eu devia tá jogando videogame! :D
dá uma tristeza só de pensar numa coisa dessas...

sabe o motivo?

existe uma historia que nos anos 80, um C130 da RAF procedente das Malvinas pousou com pane em um motor em Rio Grande/RS e ficou groundiado lá mais de semana, até o Esquadrão Gordo emprestar um motor... vou me informar direito desse caso!

abrass
Rafael Lopes De Freitas S
MASTER
MASTER

Mensagem por Rafael Lopes De Freitas S »

-E eu na sala de aula. sai mais cedo para ver ele mais de perto mas no meio do caminho ele decolou. Só consegui ver mesmo o Sea Hawk mas a foto ficou muito de longe.

sabe o motivo?

Aconteceu naquele ano uma unitas na costa Argentina, e acho que o C-130 trouxe alguma carga que foi embarcada no Sea Hawk e levada para alto mar, ou ao comtrario.

Tambem vi, dai não tenho certeza do ano 84 ou talvez 85, decolar de manhã bem cedinho um 707 da Aerolineas, Me lembro claramente da imagem dele subindo com aquele barulho infernal. Meu pai falou que era para disney.

Abraços
a340
MASTER
MASTER

Mensagem por a340 »

Nossa que relíqueas...show
"A hélice do avião funciona como ventilador,basta ela parar pro piloto começar a suar".
http://www.flickr.com/photos/fo208b/" onclick="window.open(this.href);return false;
Feldmann

Mensagem por Feldmann »

Registro historico hein!! Grato por compartilhar!! :D :D

[]´s
feliperodrigues
CMTE.
CMTE.

Rafael Lopes De Freitas S escreveu:capaz? e eu devia tá jogando videogame! :D

-E eu na sala de aula. sai mais cedo para ver ele mais de perto mas no meio do caminho ele decolou. Só consegui ver mesmo o Sea Hawk mas a foto ficou muito de longe.

sabe o motivo?

Aconteceu naquele ano uma unitas na costa Argentina, e acho que o C-130 trouxe alguma carga que foi embarcada no Sea Hawk e levada para alto mar, ou ao comtrario.

Tambem vi, dai não tenho certeza do ano 84 ou talvez 85, decolar de manhã bem cedinho um 707 da Aerolineas, Me lembro claramente da imagem dele subindo com aquele barulho infernal. Meu pai falou que era para disney.

Abraços

e é engraçado que lendo isso hoje, parece que a gente não tá falando da mesma Pelotas. OIUHASEUH
pois bem, hoje tivemos o NHT. :)

vou tentar me conter assim.

abrass!

e vê se aparece meu guri! pra tomar um chá com bolo
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

feliperodrigues escreveu:
Rafael Lopes De Freitas S escreveu:Meu Deus, queria ter visto um destes. Em 98 vi por ai um C-130 da US Navy acompanhado de um Sea Hawk.

abrasss
rodrigues

sabe o motivo?

existe uma historia que nos anos 80, um C130 da RAF procedente das Malvinas pousou com pane em um motor em Rio Grande/RS e ficou groundiado lá mais de semana, até o Esquadrão Gordo emprestar um motor... vou me informar direito desse caso!

abrass
Pois no meu tempo de guri, inicio da década de 70, fui ver um pouso de C130, dos muitos que tinha por lá, bem na curta final da RWY11, onde tem uma estrada rural, era da USAF camuflado, pois os da FAB estavam na chapa polida, o cara passou com um motor parado.
Dias depois veio outro C130 da USAF com o motor . Via-se de longe pois já tinham cercado o perímetro da BASM e colocado umas patrulhas da PA com cachorros, aí não dava p/ ir se chegando muito perto ... maas como foto naquela época era coisa rara ....
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Gabriel Pereira
PP
PP

Mensagem por Gabriel Pereira »

Um dia eu estava no Cassino na casa de um amigo e me deparei com um helicóptero do Exército utilizando um campo vizinho, pertecente as Forças Armadas, como local de pouso.
Peguei minha câmera e tirei algumas fotos, mas nunca entendi o porque de existir uma "ilha" retangular feita de concreto no meio de um campo.
Imaginei que seria para pouso de helicópteros, mas não havia nenhuma marcação para tal, nenhum vestígio de pousos recentes, muito pelo contrário, o mato tomava conta do lugar, que parecia há muito abandonado.
Olhando essas fotos, e pela localização que é informada na matéria (Balneário Querência), creio que o local do lançamento desses foguetes seja o mesmo onde essas fotos foram tiradas.
Acho que descobri o que aquele monte de concreto fazia no meio do mato. :lol: :lol:

Imagem
Imagem
Imagem
feliperodrigues
CMTE.
CMTE.

Gabriel Pereira escreveu:Um dia eu estava no Cassino na casa de um amigo e me deparei com um helicóptero do Exército utilizando um campo vizinho, pertecente as Forças Armadas, como local de pouso.
Peguei minha câmera e tirei algumas fotos, mas nunca entendi o porque de existir uma "ilha" retangular feita de concreto no meio de um campo.
Imaginei que seria para pouso de helicópteros, mas não havia nenhuma marcação para tal, nenhum vestígio de pousos recentes, muito pelo contrário, o mato tomava conta do lugar, que parecia há muito abandonado.
Olhando essas fotos, e pela localização que é informada na matéria (Balneário Querência), creio que o local do lançamento desses foguetes seja o mesmo onde essas fotos foram tiradas.
Acho que descobri o que aquele monte de concreto fazia no meio do mato. :lol: :lol:
poooositivo!
foi neste local! :)))
FCM
MASTER
MASTER

Mensagem por FCM »

Rafael Lopes De Freitas S escreveu: Qua Abr 01, 2009 00:36 Tambem vi, dai não tenho certeza do ano 84 ou talvez 85, decolar de manhã bem cedinho um 707 da Aerolineas, Me lembro claramente da imagem dele subindo com aquele barulho infernal. Meu pai falou que era para disney.
:shocked:

Rafael, este Boeing 707 da Aerolíneas Argentinas foi em Pelotas mesmo?

Vi um vídeo no YouTube sobre este evento da NASA com imagens até de KC-135, então estes também estiveram em PET?
Responder