Boeing 707 na Varig: A linha para NY

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Constellation
Moderador
Moderador

Boeing 707 na Varig: A linha para NY

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

A Varig recebeu, a partir de 1960, 2 aeronaves Boeing 707-441, o PP-VJA e o PP-VJB. O PP-VJB acidentou-se em Lima, no Peru, em 1962, e a Varig o substituiu por outro 707-441, o PP-VJJ.

O que eu pergunto é o seguinte: Essas aeronaves operavam exclusivamente a linha para NY, antes atendida pelos Lockheed Super Constellation e eventualmente pelos Caravelles? E os Constellations, foram retirados definitivamente dessa rota?

Eu pergunto por vários motivos: o que o Boeing PP-VJB estava fazendo em Lima, quando se acidentou? Só havia 2 aviões desse modelo, pelo menos até 1966/67. E ouvi dizer, não tenho certeza, de que os Super Constellation G foram encostados em 1962, 63 e nunca mais voltaram a voar, a não ser o PP-VDF, que foi vendido para uma empresa da Rodésia (hoje, Zimbabwe).

Quais eram as frequencia da rota pra NY? Saiam de Sampa e passavam pelo Rio primeiro??

Um abraço.
Imagem
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Re: Boeing 707 na Varig: A linha para NY

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Prezado Constellation:

SNME além da linha p NY, que aliás, no começo tinha escala (ou mesmo início) em BSB, os 707-400 tb operavam a linha p LAX.

O nosso amigo "Starliner" deve ter o timetable/dados dessa época, confesso q n sou o mais indicado p esse tipo de info, mas acredito q a linha p LAX era GIG/LIM/MEX/LAX.

Inclusive tenho uma foto do PP-VJA em Lima no excelente livro Skyliners 2, onde a legenda menciona que estava lá em escala p o voo de LAX.

Abraços,

Marcelo Magalhães
POA/RS
José Cursio
AeroConselho

Mensagem por José Cursio »

Prezaos amigos:

Aqui deve ter algo que interessa.

http://img184.imageshack.us/img184/6553 ... 960hm7.jpg :D

Abraços

Cursio
FCM
MASTER
MASTER

Mensagem por FCM »

:shocked: Boeing 707-441 em Brasília, Caravelle em Porto Alegre,... :shocked: ...áureos tempos!
RICARDO HUGO URUGUAY
PC
PC

Mensagem por RICARDO HUGO URUGUAY »

Quando os 707 chegaram, o Galeão estava em obras para alongamento da pista. Por isso, os 707 faziam Brasilia, N.York,Brasilia. De Brasilia para o Galeão voavam os Caravelles. Quanto ao acidente em Lima, foi após a compra da Real, quando a Varig passou a voar para Los Angeles via Lima, extendendo depois até Tokio, após a chegada dos 320C.
José Cursio
AeroConselho

Boa noite amigos Forenses.

Em 18 de novembro 1961 foi iniciada, também com o 707, a linha Rio de Janeiro - Los Angeles com escalas em Lima, Bogotá e México.

Abraços

Cursio
Starliner
MASTER
MASTER

Mensagem por Starliner »

José Cursio escreveu:Prezaos amigos:

Aqui deve ter algo que interessa.

http://img184.imageshack.us/img184/6553 ... 960hm7.jpg :D

Abraços

Cursio
Cursio,
Interessante este teu time-table, por ele deduzimos que o 2°707 a chegar, o PP-VJB, fez com que se aumentasse um vôo para NYC as 6s feiras(efetivo July 04, 1960), o RG854, e a diminuição de um vôo de Super Constellation as 5as, o RG850.
Como o PP-VJB foi entregue em 16.06.1960 entende-se perfeitamente o aumento de vôos para NYC em 4 de julho de 1960.

Aliás, falando de PP-VJB, tem uma coisa que até hoje eu não entendí direito, o PP-VJB esteve arrendado a El Al (Israel) de Dezembro de 1960 a Maio de 1961 para efetuar a rota NYC/TLV/NYC com alguma escala no meio, snme ORY, pois acredito que um -420 não tenha autonomia para efetuar NYC/TLV " Non Stop ".

Sei que atripulação era mixta, RG e LY, acredito que externamente não havia nada no avião
( acho que não tinham inventado ainda os "stickers" naquela época ).

Voces teriam alguma informação a mais a acrescentar?

Starliner
Starliner - GIG
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

Rara foto do PP-VJA em Lima, durante escala no voo GIG-LIM-BOG-MEX-LAX.

Foto de Mel Lawrence no livro Skyliners 2, editado pela World Transport Press no início dos anos 90.

Imagem

Essa acho q foi a segunda das três pinturas utilizadas pelo VJA, a primeira tinha os motores brancos com a famosa listra vermelha e o "Intercontinental" na cauda, depois veio essa da foto e ao final a da rosa dos ventos.

Abraços:

Marcelo Magalhães
POA/RS
José Cursio
AeroConselho

FCM
MASTER
MASTER

Mensagem por FCM »

RICARDO HUGO URUGUAY escreveu:Quando os 707 chegaram, o Galeão estava em obras para alongamento da pista. Por isso, os 707 faziam Brasilia, N.York,Brasilia. De Brasilia para o Galeão voavam os Caravelles.
Recém inaugurada Capital do Brasil non stop para a Capital do Mundo via Boeing 707 Intercontinental, chique para a época!

RICARDO HUGO URUGUAY escreveu:Quanto ao acidente em Lima, foi após a compra da Real, quando a Varig passou a voar para Los Angeles via Lima, extendendo depois até Tokio, após a chegada dos 320C.
Lembro que até na época dos Boeing 747-400 havia um voo semanal via Lima!
Responder