Boeing 707 na Varig: A linha para NY
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
- Constellation
- Moderador

- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Boeing 707 na Varig: A linha para NY
Caros amigos,
A Varig recebeu, a partir de 1960, 2 aeronaves Boeing 707-441, o PP-VJA e o PP-VJB. O PP-VJB acidentou-se em Lima, no Peru, em 1962, e a Varig o substituiu por outro 707-441, o PP-VJJ.
O que eu pergunto é o seguinte: Essas aeronaves operavam exclusivamente a linha para NY, antes atendida pelos Lockheed Super Constellation e eventualmente pelos Caravelles? E os Constellations, foram retirados definitivamente dessa rota?
Eu pergunto por vários motivos: o que o Boeing PP-VJB estava fazendo em Lima, quando se acidentou? Só havia 2 aviões desse modelo, pelo menos até 1966/67. E ouvi dizer, não tenho certeza, de que os Super Constellation G foram encostados em 1962, 63 e nunca mais voltaram a voar, a não ser o PP-VDF, que foi vendido para uma empresa da Rodésia (hoje, Zimbabwe).
Quais eram as frequencia da rota pra NY? Saiam de Sampa e passavam pelo Rio primeiro??
Um abraço.
A Varig recebeu, a partir de 1960, 2 aeronaves Boeing 707-441, o PP-VJA e o PP-VJB. O PP-VJB acidentou-se em Lima, no Peru, em 1962, e a Varig o substituiu por outro 707-441, o PP-VJJ.
O que eu pergunto é o seguinte: Essas aeronaves operavam exclusivamente a linha para NY, antes atendida pelos Lockheed Super Constellation e eventualmente pelos Caravelles? E os Constellations, foram retirados definitivamente dessa rota?
Eu pergunto por vários motivos: o que o Boeing PP-VJB estava fazendo em Lima, quando se acidentou? Só havia 2 aviões desse modelo, pelo menos até 1966/67. E ouvi dizer, não tenho certeza, de que os Super Constellation G foram encostados em 1962, 63 e nunca mais voltaram a voar, a não ser o PP-VDF, que foi vendido para uma empresa da Rodésia (hoje, Zimbabwe).
Quais eram as frequencia da rota pra NY? Saiam de Sampa e passavam pelo Rio primeiro??
Um abraço.

-
Marcelo Magalhães
- MASTER

- Mensagens: 1369
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43
Re: Boeing 707 na Varig: A linha para NY
Prezado Constellation:
SNME além da linha p NY, que aliás, no começo tinha escala (ou mesmo início) em BSB, os 707-400 tb operavam a linha p LAX.
O nosso amigo "Starliner" deve ter o timetable/dados dessa época, confesso q n sou o mais indicado p esse tipo de info, mas acredito q a linha p LAX era GIG/LIM/MEX/LAX.
Inclusive tenho uma foto do PP-VJA em Lima no excelente livro Skyliners 2, onde a legenda menciona que estava lá em escala p o voo de LAX.
Abraços,
Marcelo Magalhães
POA/RS
SNME além da linha p NY, que aliás, no começo tinha escala (ou mesmo início) em BSB, os 707-400 tb operavam a linha p LAX.
O nosso amigo "Starliner" deve ter o timetable/dados dessa época, confesso q n sou o mais indicado p esse tipo de info, mas acredito q a linha p LAX era GIG/LIM/MEX/LAX.
Inclusive tenho uma foto do PP-VJA em Lima no excelente livro Skyliners 2, onde a legenda menciona que estava lá em escala p o voo de LAX.
Abraços,
Marcelo Magalhães
POA/RS
-
José Cursio
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: Boeing 707 na Varig: A linha para NY
Prezaos amigos:
Aqui deve ter algo que interessa.
http://img184.imageshack.us/img184/6553 ... 960hm7.jpg
Abraços
Cursio
Aqui deve ter algo que interessa.
http://img184.imageshack.us/img184/6553 ... 960hm7.jpg
Abraços
Cursio
Re: Boeing 707 na Varig: A linha para NY
José Cursio escreveu:http://img184.imageshack.us/img184/6553 ... 960hm7.jpg![]()
-
RICARDO HUGO URUGUAY
- PC

- Mensagens: 239
- Registrado em: Seg Mai 09, 2005 12:40
- Localização: petropolis, rj
Re: Boeing 707 na Varig: A linha para NY
Quando os 707 chegaram, o Galeão estava em obras para alongamento da pista. Por isso, os 707 faziam Brasilia, N.York,Brasilia. De Brasilia para o Galeão voavam os Caravelles. Quanto ao acidente em Lima, foi após a compra da Real, quando a Varig passou a voar para Los Angeles via Lima, extendendo depois até Tokio, após a chegada dos 320C.
-
José Cursio
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: Boeing 707 na Varig: A linha para NY
Boa noite amigos Forenses.
Em 18 de novembro 1961 foi iniciada, também com o 707, a linha Rio de Janeiro - Los Angeles com escalas em Lima, Bogotá e México.
Abraços
Cursio
Em 18 de novembro 1961 foi iniciada, também com o 707, a linha Rio de Janeiro - Los Angeles com escalas em Lima, Bogotá e México.
Abraços
Cursio
-
Starliner
- MASTER

- Mensagens: 1131
- Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Boeing 707 na Varig: A linha para NY
Cursio,José Cursio escreveu:Prezaos amigos:
Aqui deve ter algo que interessa.
http://img184.imageshack.us/img184/6553 ... 960hm7.jpg![]()
Abraços
Cursio
Interessante este teu time-table, por ele deduzimos que o 2°707 a chegar, o PP-VJB, fez com que se aumentasse um vôo para NYC as 6s feiras(efetivo July 04, 1960), o RG854, e a diminuição de um vôo de Super Constellation as 5as, o RG850.
Como o PP-VJB foi entregue em 16.06.1960 entende-se perfeitamente o aumento de vôos para NYC em 4 de julho de 1960.
Aliás, falando de PP-VJB, tem uma coisa que até hoje eu não entendí direito, o PP-VJB esteve arrendado a El Al (Israel) de Dezembro de 1960 a Maio de 1961 para efetuar a rota NYC/TLV/NYC com alguma escala no meio, snme ORY, pois acredito que um -420 não tenha autonomia para efetuar NYC/TLV " Non Stop ".
Sei que atripulação era mixta, RG e LY, acredito que externamente não havia nada no avião
( acho que não tinham inventado ainda os "stickers" naquela época ).
Voces teriam alguma informação a mais a acrescentar?
Starliner
Starliner - GIG
-
Marcelo Magalhães
- MASTER

- Mensagens: 1369
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43
Re: Boeing 707 na Varig: A linha para NY
Amigos:
Rara foto do PP-VJA em Lima, durante escala no voo GIG-LIM-BOG-MEX-LAX.
Foto de Mel Lawrence no livro Skyliners 2, editado pela World Transport Press no início dos anos 90.

Essa acho q foi a segunda das três pinturas utilizadas pelo VJA, a primeira tinha os motores brancos com a famosa listra vermelha e o "Intercontinental" na cauda, depois veio essa da foto e ao final a da rosa dos ventos.
Abraços:
Marcelo Magalhães
POA/RS
Rara foto do PP-VJA em Lima, durante escala no voo GIG-LIM-BOG-MEX-LAX.
Foto de Mel Lawrence no livro Skyliners 2, editado pela World Transport Press no início dos anos 90.

Essa acho q foi a segunda das três pinturas utilizadas pelo VJA, a primeira tinha os motores brancos com a famosa listra vermelha e o "Intercontinental" na cauda, depois veio essa da foto e ao final a da rosa dos ventos.
Abraços:
Marcelo Magalhães
POA/RS
-
José Cursio
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: Boeing 707 na Varig: A linha para NY
Boa tarde amigos.
Mais recordações.
http://www.airliners.net/photo/Varig/Bo ... 1148452/M/
http://www.airliners.net/photo/Varig/Bo ... 1026827/M/
http://www.airliners.net/photo/Varig/Bo ... 0747501/M/
Abraços
Cursio
Mais recordações.
http://www.airliners.net/photo/Varig/Bo ... 1148452/M/
http://www.airliners.net/photo/Varig/Bo ... 1026827/M/
http://www.airliners.net/photo/Varig/Bo ... 0747501/M/
Abraços
Cursio
Re: Boeing 707 na Varig: A linha para NY
Recém inaugurada Capital do Brasil non stop para a Capital do Mundo via Boeing 707 Intercontinental, chique para a época!RICARDO HUGO URUGUAY escreveu:Quando os 707 chegaram, o Galeão estava em obras para alongamento da pista. Por isso, os 707 faziam Brasilia, N.York,Brasilia. De Brasilia para o Galeão voavam os Caravelles.
Lembro que até na época dos Boeing 747-400 havia um voo semanal via Lima!RICARDO HUGO URUGUAY escreveu:Quanto ao acidente em Lima, foi após a compra da Real, quando a Varig passou a voar para Los Angeles via Lima, extendendo depois até Tokio, após a chegada dos 320C.