Sexta feira, dia 30/01/09, fui a São Paulo fazer um serviço. Para a minha felicidade foram compradas passagem
pela mais nova empresa brasileira, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras! Digo felicidade porque assim poderia escrever as minhas impressões sobre
a mesma.
O vôo de partida foi o AD4064, com saída de Porto Alegre às 10:00 da manhã com destino VCP. A aeronave, o belissímo e novo EMB-190 prefixo PR-AZL.
O dia estava bonito e com poucas nuvens, típico de verão.
Meu assento era o 19A, pois assim teria a referência da asa para fotografar.
Cheguei "em cima" da hora e cheio de bagagens e equipamentos. Após o Check-in sem problemas corri para a sala de embarque
e todos os passageiros já estavam à bordo.
Ufa, corri "gate" a dentro e então fui recebido pela comissária chefe, que com um lindo sorriso no rosto me ofereceu um copo de água mineral.
Procedimentos executados, o que me chamou a atenção foi o "speech" bem menos formal e que de certa forma foi mais amigável.
PUSHBACK

TERMINAL POA

O FAMOSO HANGAR DA "VEM" VISTO NA DECOLAGEM PELA RWY 29 E SAÍDA JUÍCE 1

ZONA NORTE DE PORTO ALEGRE (DECOLAGEM BEM TURBULENTA)

PARTE CENTRAL DE PORTO ALEGRE E O PORTO (PARA MINHA TRISTEZA O CONTROLE AUTORIZOU CURVA À DIREITA, ENTÃO NÃO CONSEGUI MAIS FOTOS DA CIDADE.... AH SE TIVESSEM MANTIDO O PERFIL DE SAÍDA...)

PARANAGUÁ ABAIXO, SE NÃO ME ENGANO ESTÁVAMOS NO NÍVEL 330

LANCHE BEM MAIS GENEROSO QUE AS DEMAIS. NA VOLTA PEGUEI UMA COISA DE CADA, HEHEHE. TINHA MINE WAFER E COOKIES TAMBÉM

INICIANDO A DESCIDA....

SPOILERS ABERTOS PARA NÃO ULTRAPASSAR OS 250KTS ABAIXO DO FL100

APÓS UMA DECOLAGEM COM ROTAÇÃO FORTE, O POUSO COM PITCH "LÁ EM CIMA" FOI SUAVE, SÓ SENTI O AVIÃO SE ACOMODANDO NO CHÃO...
ME CORRIJAM SE ESTIVER ERRADO, MAS PELO QUE VÍ ELES DECOLARAM COM A MESMA CONFIGURAÇÃO DE FLAP USADA NO POUSO!?

PARABÉNS AOS COMANDANTES, QUE ME RECEBERAM NO COCKPIT, MESMO ESTANDO NA "CORRERIA".

EFIS...

THROTTLE

PAUSA ANTES DE SEGUIR PARA SALVADOR E EU POR ÚLTIMO, TIVE DE IR A PÉ ATÉ O DESEMBARQUE, MAS VALEU "A PENA"

ESTA JÁ NA VOLTA, ESTAVA CANSADO MAS ASSIM MESMO FIZ ALGUMAS FOTOS PARA MOSTRAR AO PESSOAL... VOLTEI NO EMB-195, ACREDITO QUE VINDO DA JETBLUE, MIL PERDÕES GALERA, TAVA TÃO CANSADO QUE NEM PRESTEI ATENÇÃO NO PREFIXO...
ESTE MOTOR AI NÃO PERDE NADA PARA UM 737, HEHEHE TEM UMA PROPULSÃO MUITO BOA...

EMBARQUE, A ATENDENTE DE SOLO QUERENDO ESCAPAR DA FOTO, MAS NÃO CONSEGUIU.. FUI MAIS RÁPIDO

RETORNO NO 19D E ENTÃO PUDE VER NOVAMENTE A PARTE DO CENTRO DE POA NA FINAL ILS ZULU PARA A RWY 11

PONTE MÓVEL

Na volta, o comandante rodou suavemente, deixando o solo. No pouso (que estava mais turbulento que no dia da saída, mesmo com o dia lindo) o pessoal do cockpit deixou dar uma leve "flutuada" o que permitiu um toque bem forte... e para ajudar tinhamos um pouco de vento de través...
Quanto ao que achei sobre a empersa (sem querer me estender muito), achei as aeronaves muito limpas, lanche generoso e um atendimento bom, nada muito diferente que já recebi na GOL e na TAM. A vestimenta com um estilo diferenciado mas de certa forma simples e bonito.
Precisão quanto ao horário: excelente! partidas, cruzeiros e chegadas como programados.
Conforto das aéronaves muito bom! só acho o marketing feito em relação a não ter as terceiras poltronas de cada lado meio ilusório, porque na verdade a fuselagem é mais estreita... o espaço entre as poltronas pelo que senti é o mesmo das demais.
Então desejo sucesso para esta nova empresa, o que também será bom para os consumidores! e como eles dizem "TENHAM TODOS UMA EXCELENTE TARDE AZUL"
Desculpem qualquer erro, mas este foi o meu primeiro post com análise.
Abçs e espero que tenham gostado.