Vôos atrasados, tarifas elevadas, aviões mais apertados...

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

Vôos atrasados, tarifas elevadas, aviões mais apertados...

Mensagem por Anonymous »

Está ocorrendo exatamente o que se previa iria acontecer se a RG deixasse de voar: passageiros se queixam Brasil afora dos atrasos de vôos que se tornou um fato corrente. Passageiros Brasil afora se queixam das tarifas agora cobradas. E por último, infoamções que TAM e GOL irão diminuir espaço entre poltronas para poder acomodar mais pax em cada aeronave.
Em resumo, a tal solução de mercado provocou:
1. duopólio absurdo.
2. desvantagens econômicas gritantes para os pax.
3. perda de conforto brutal para os pax
4. evasão de divisas monstruosa para as cias. estrangeiras.
5. perda de empregos em nível desnecessário.
Se o poder concedente tivesse tomado as devidas providencias adequadamente, o custo que seria pago pelos contribuintes (como tanto aqui foi apregoado) seria muito menor que o que observamos agora.
Quero ainda comentar que encontrei casal de cmros. demitidos da RG e que muito me atenderam em diversos vôos internacionais que fiz. Os dois com 49 anos, sem salários, sem FGTS, sem acerto final, sem cerca de R$ 89 mil de aerus cada um, mas com luz, telefone fixo e celular cortados, com filhos estudando, com prestações vencidas, ela com crise de depressão profunda e sem dinheiro para remédios, sem dinheiro para supermercado, sem pai e mãe até para apoio financeiro e familiar. Mas o mais importante SEM qualquer perspectiva.
Já faz bastante tempo comentei com alguns trips. que a culpa dos problemas da RG eram de responsabilidade de todos:
.dos tripulantes que faziam feirinha
.dos pilotos que tentavam embarcar seus familiares a qquer custo na business
. dos funcionários adm. que mutreteavam e vendiam passagens GC.
. dos que compravam vôos com a escala
. dos que ganhavam comissões nos hotéis de pernoite
. dos que contratavam leasings ganhando suas comissões.
. dos que contrabandeavam produtos para vender dentro da própria empresa.
. dos diretores que faziam festas particulares pagas pela empresa
enfim de todos que trataram a empresa em seu benefício exclusivamente pessoal. Ou seja, uma verdadeira empresa comunista.
Mas apesar de todos eles que levaram a empresa a tal situação, o poder concedente que sabia, que lia os balanços, que lia os jornais nada fez para que esta situação lamentável para pessoas e usuários tivesse sido resolvida lá trás.
Vou contar aqui uma história que já relatei neste mesmo fórum e passada comigo: um pouco antes da eleição de lula, vinha de Brasília para Bs.As. com escala em POA. Estava na penúltima fila e atrás de mim Tarso Genro. O chefe de equipe foi falar com ele, pedindo ajuda para a RG. A resposta foi que ele não se preocupasse pois com a eleição de lula o problema seria resolvido. E foi!
Mas isto aconteceu há mais de 4 anos. E, portanto há mais de 4 anos nada foi feito, ficando todo o prejuízo como já exposto.
É simplesmente lamentável.
Sds
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Amigo,
Concordo com voce, poís os culpados de está empresa quebrar é o governo e os funcionarios(alguns) qual o país que deixaria uma
empresa dever 8 Bilhoes de dolares ser ter um avião, um patrimonio
de garantia, não estou colocando só á culpa neste governo do Lula,
mas tambem nos anteriores que viviam mamando na teta da VARIG,
E o pior de tudo isso, os funcionarios não vão receber nada e ninguem
vaí para cadeia, mas se fosse uma empresa de fundo de quintal o
dono iria para cadeia já á muito tempo, e sem fianção.
Mas nós todos sabemos que tudo isso pode acontecer, aqui é o BRASIL.
Estes funcionarios da VARIG são muito calmos, se fosse outra categoria
já tinha botado fogo nos aviões há muito tempo.

sds,
Moises/RS
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Antes de mais nada, deixa eu repetir oque escrevi num outro tópico pra ninguém começar a fazer sermões eloqüentes:NÃO TENHO PARTIDO POLÍTICO. APENAS APONTO INCOERÊNCIAS POLÍTICAS.

OK, dito isso, na minha opinião, foi como o adalberto escreveu. A culpa é de todos mesmo.
Sim, existe toda aquela história deque o governo deve para a Varig alguns bilhões de $$, existe todo o problema que o preço do combustível tá pra lá de salgado, existem taxas desnecessárias nesse país, e existe o problema da concorrência, mas...a TAM também não teve que enfrentar problemas semelhantes? A Gol? A BRA? E outras várias marcas estão navegando pelos mesmos mares de problemas e eles aprenderam a sobreviver e vencer dentro do jogo.

É claro que lamento a situação da Varig como ela é agora. Minha primeira viagem internacional sozinho, foi numa Varig B747 e me lembro bem do seviço de alta qualidade que me fez até duvidar que era uma Cia brasileira. Mas a sua administração ficou congelada no tempo mesmo, e ficou esperando que o governo o salvasse no último minuto, e isto é um erro gravíssimo que não se faz em qualquer gestão de empresa -esperar por algo incerto! Culpa do Yutaka Imagawa (apesar de eu ser decendente de japonês também, esse cara me dá vergonha).

Já o Lula também pisou na bola sim. Fica na mente das pessoas a seguinte pergunta: "Como é que pode, o Lula deixar Evo Morales literalmente roubar as instalações investidas durante longo tempo da Petrobrás, perdoar dívidas externas, e ao mesmo tempo não poder pagar as dívidas com uma empresa nacional, e salvar os próprios brasileiros do desemprego?"
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Engraçado como as opiniões mudam radicalmente em pouco tempo.

Hoje a tarde, estava procurando umas revistas Aaero Magazine antigas, estava atras de um poster. Nisso me deparo com uma revista de 2002 da epoca em que se estava ensaiando a fusão da TAM e da Varig.

Engraçado que naquela época, todos, concordavem em um ponto, o Brasil tinha muitas companhias aéreas, deveriam existir no máximo duas empresas domesticas e uma internacional. Inclussive existia uma pressão muito grande por parte das então lideres de mercado, (Varig e Vasp) para que o governo ordenasse a fusão das companhias.

Olha que não eram só algumas pessoas falando, a Varig, Vasp, TransBrasil eram os maiores defensores desse enxugamento do mercado. A TAM estava relutante em se juntar a esta fusão, pois não queria herdar os pepinos e a estrutura viciada das antigas empresas, e acreditava que poderia ser lider de mercado pelas suas proprias forças sem depender de fusões e aquisições de empresas.

A unica voz discordante era da GOL, que defendia a livre concorrência entre empresas.

Engraçado como as opiniões mudam, principalmente quando as figuras históricas que sempre dominaram o mercado se vêem ameaçadas de perder o seu poder histórico. Como é o caso da Varig atualmente.

Agora que Varig e Vasp ficaram de fora da "divisão" do mercado, por incompetência delas mesmas, ficam chorando e esperneando defendendo a livre concorrência.

Triste essa falta de memoria do povo brasileiro. Hoje defende os ideais de livre concorrência, mas a bem pouco tempo atras estavam defendendo ferozmente a fusão de empresas e a concentração das rotas nas mãos de uma unica empresa. Triste esse esse fato de a opinião e a ética das pessoas ficarem mudando conforme o sabor do vento.
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

Amigos,
Mas quem estava forçando a fusão da VARIG com á TAM era
o governo do Sr. Lula, na fusão a FRB ía ficar com 5% da nova
empresa, todos sabem dos amigos em comum entre á TAM e o
LULA, o negocio não saíu por que a FRB não concordou com a
comissão que tinha que pagar, e depois disso o governo começou
a perseguir a VARIG.
A GOL neste caso da VARIG não pode comentar nada, nunca
passou pelo governo autoritaria que mandava nas empresas
aereas, o dinheiro da GOL vem dos acionistas banqueiros e
americanos e das empresas de ônibus de SP, a BRA aproveitou
a carona da VARIG no passado.
Ninguem está defendendo a VARIG, se está onde está e por culpa
propria, nós estamos dizendo que o governo tem culpa tambem em
deixar uma empresa funcionar por muito tempo ao ponto de dever
8 bilhoes de dolares, sem defender os interesses de seus funcionarios
e clientes devendo ICMS,ISSQN,FGTS,INSS, salarios.

sds,
Moises/RS
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Caro Adluis, entendi o que vc. quer dizer apesar de sua dissertação estar cheia de contradições, quase uma barafunda.
Oligopólio é uma ignorãncia, talvez melhor 2,23% que o monopólio. Isto porque nos oligopólios todos se acertam no preço, com prejuízo sempre para o consumidor.
Mas algumas atividades não podem ser deixadas ao livre mercado, principalmente quando são consideradas estratégicas. Transporte aéreo é uma delas. Por isso trata-se de uma concessão. E, o respopnsável é o poder concedente. Aliás no livre mercado extingue-se o limite de 20% de capital estrangeiro. Pense se TAM ou GOL querem isto. A prova é estarem brigando junto com o SNEA, advogando a idéia que a nova RG ultrapassa este percentual. Elas tem medo! Logo, querem proteção de mercado sim, esquecendo o liberdade, que na realidade é da boca prá fora.
Eu particularmente sou contra o livre mercado no setor aéreo. Esta história de céus abertos é perigosíssima para o Brasil.
Se RG, TR, VP não queriam dividir o bolo no passado estava errado, como está errado o que ocorre hoje. Porém, um erro não justifica nem compensa o outro. E não invalida que a responsabilidade gerencial do negócio aviação no Brasil seja do governo! Se estava errado, que intervisse, encerrasse as atividades e punisse lá trás e não deixar usuários e todos os demais nesta situação.
BrazPilot
PC
PC

Mensagem por BrazPilot »

A VARIG caiu pelo simples fato que ela foi administrada por muito muito tempo como uma repartição pública brasileira. Foi explorada pelos que e que estavam lá no poder e nos altos escalões de todos departamentos. Nenhuma empresa séria que visa lucro pode sobreviver assim. Foi praticamente isto que aconteceu com a Eastern durante a administração do vilão Frank Lorenzo. Ela tambem foi uma das grandes companhias do mundo, como a nossa VARIG, que está deixando saudades.
Editado pela última vez por BrazPilot em Seg Ago 21, 2006 11:32, em um total de 2 vezes.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Brazpilot, concordo com vc. Como digo há muito tempo, se alguém quiser saber o que é comunismo olhem para a Varig. Uma empresa sem dono, que cada fez o que quis, privilégios diversos, diversos tipos de corporativismo e que na hora que se confronta com o mercado não sabe para onde correr. Mas também como disse, o poder concedente sabia de tudo.!
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Spetsnaz »

Tanto papo, e esqueceram de citar a OceanAir que tem um ótimo conforto nos F100 e o serviço de borto é mto bom tbm.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Servoço de aborto?
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

Amigos,
Na crise da VARIG, alguem se deu bem, pois uma empresa chegar
a onde ela chegou, $8 Bilhoes de Dolares de divida, é muito dinheiro
amigos, segundo os jornais a guerra do Libano deu um prejuizo de
$3,2Bilhoes de dolares, e o triste de isso tudo que os funcionarios não
vão levar nada, foram roubados e vão ter que ficar quietos.

sds,
Moises/RS
Skywalker

Re: Vôos atrasados, tarifas elevadas, aviões mais apertados.

Mensagem por Skywalker »

adalberto oliveira escreveu: Já faz bastante tempo comentei com alguns trips. que a culpa dos problemas da RG eram de responsabilidade de todos:

Será que isto ajudou mesmo a quebrar a Varig?

Tenho parente que trabalha há muitos anos em uma grande empresa Americana e várias vezes viajei para os USA e para a Europa em Business Class com grande desconto nas passagens, pelo benefício que a empresa dá aos seus funcionários, extensivo a parentes/amigos de funcionários. Se tem lugar na Business, eles embarcam prioritariamente nesta. Só se a Business estiver lotada é que se acomoda na econômica. Está errado isto? Valorizar o funcionário é errado? E olha que esse meu parente nem é piloto, é apenas funcionário de Check-in...
Apenas a título de curiosidade, nos USA piloto de empresa aérea não precisa de passe de tripulante para suas viagens. Existe um acordo de camaradagem (CASS) entre as empresas aéreas onde qualquer tripulante de uma empresa voa em outra sem a burrocracia que existe aqui. É só apresentar a funcional e ir dormir em casa... como brasileiro é pobre de espírito...
CASS http://airlinepilotcentral.com/resource ... 22727.html
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Skywalker escreveu:
adalberto oliveira escreveu: Já faz bastante tempo comentei com alguns trips. que a culpa dos problemas da RG eram de responsabilidade de todos:

Será que isto ajudou mesmo a quebrar a Varig?

Tenho parente que trabalha há muitos anos em uma grande empresa Americana e várias vezes viajei para os USA e para a Europa em Business Class com grande desconto nas passagens, pelo benefício que a empresa dá aos seus funcionários, extensivo a parentes/amigos de funcionários. Se tem lugar na Business, eles embarcam prioritariamente nesta. Só se a Business estiver lotada é que se acomoda na econômica. Está errado isto? Valorizar o funcionário é errado? E olha que esse meu parente nem é piloto, é apenas funcionário de Check-in...
Apenas a título de curiosidade, nos USA piloto de empresa aérea não precisa de passe de tripulante para suas viagens. Existe um acordo de camaradagem (CASS) entre as empresas aéreas onde qualquer tripulante de uma empresa voa em outra sem a burrocracia que existe aqui. É só apresentar a funcional e ir dormir em casa... como brasileiro é pobre de espírito...

Na Varig chegou-se ao disparate de deixar cliente que pagou a passagem sem voar, para embarcar parente de comandante e gerente. Sendo parente de comandante ou gerente, não pagava nada, o desconto era de 100%.

E não foram casos isolados, esse era um problema frequente em vôos disputados operados pela Varig.

É politica de todas as empresas fornecer esses beneficios aos funcionarios, mas tem que existir um limite nisso, a maioria das empresas limita o numero de viagens gratuitas ou com desconto que seus funcionarios podem usar, na Varig não existia esse controle.

Teve um caso, onde num vôo RJ-POA a aeronave saiu com lotação completa, passageiros em lista de espera, sendo alocados em outros voos. Até aí tudo bem, detalhe, 30 dos passageiros prioritários que embarcaram eram parentes e amigos de um gerente da Varig, que iam a um casamento em POA.

Uma empresa com essa mentalidade, não tem como dar certo.
BrazPilot
PC
PC

Mensagem por BrazPilot »

Skywalker escreveu:
adalberto oliveira escreveu: Apenas a título de curiosidade, nos USA piloto de empresa aérea não precisa de passe de tripulante para suas viagens. Existe um acordo de camaradagem (CASS) entre as empresas aéreas onde qualquer tripulante de uma empresa voa em outra sem a burrocracia que existe aqui. É só apresentar a funcional e ir dormir em casa... como brasileiro é pobre de espírito...
É, o CASS é uma beleza. Existe um respeito mútuo entre pilotos aqui. Acabei de chegar de um vôo, e nele estavam um piloto da ASA e outro da Southwest (maior concorrente da AA no mercado de DFW-Love), ambos pegando uma carona para casa. Sempre fazemos de tudo para que outros tripulantes embarquem, porém passageiros pagos têm a prioridade. Rixas, concorrências e desavenças não têm lugar conosco. Na verdade os melhores papos rolam com aqueles que estão do "outro lado da cerca". Qualquer piloto de linha aérea participante do CASS é muito bem vindo ao nosso jumpseat, sempre.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Meu caro Brazpilot,
hoje estou respondendo a vc. desde JW Marriot, in galleria Area, Houston TX. O que quis dizer e que naturalmente a sistematica de transporte de trips nao pode prejudicar o pax ou colocar a empresa em situacao vexatoria.
Assim, certa vez quis fazer upgrade de GIG para POA e nao havia disponibiliade a bordo do 737. Quando embarquei vi 02 cmtes. sentados na business, com passe particular. Sei que era passe particular porque perguntei e na nacional nao estavam autorizados a usar a business. Reporteo os 2 mais o cmte. do voo, que por "camaradagem" permitiu o fato. Estas coisas entre tantas, e que levaram a RG ao caos. E que agora me obrigam a vir para ca 02 dias antes por falta de espaco em voo e ainda por cima de economica. A Varig faz falta meu caro, muita falta!
Responder