Ontem estava ouvindo a fonia que o Afonso gentilmente disponibiliza a nós via www.liveatc.net, e fiquei absolutamente maravilhado com o alcance do rádio dele, que consegue captar em Curitiba os aviões solicitando descida aqui em Porto Alegre. Falando com ele no MSN hoje à noite, ele me explicou a configuração de antena + cabos que tem. Por isso gostaria de fazer uma pergunta aos senhores, pois sei que aqui tem gente muuuuuito mais experimente que eu entao queria uma ajudinha
Seguinte, primeiro uma visão geral: Tenho um rádio VHF Radioshack PRO-97 (digital, o mais novo da radioshack e tal) e uma antena externa, da Radioshack também. Esta antena externa está fixada aqui no topo do meu prédio (que tem 10 andares, portanto a antena está a uns 50 metros de altura do chão) e o sinal vem desde lá de cima até o meu andar (4º andar) através de um cabo coaxial de 75 ohms (um de TV a cabo normal, da NET que nao tava sendo usado).
Com esta configuração, o alcance que tenho atualmente no meu rádio é excelente (capto os aviões entre 210 e 250 milhas náuticas, dependendo do dia, o que dá a distância POA - FLN), mas fico encucado com uma coisa: como a distância que esse cabo precisa cobrir pra chegar até o meu apartamento é MUITO grande (cerca de 45-50 metros desde lá no topo do prédio até o meu quarto), tenho medo que eu esteja perdendo uma parte significativa do sinal por consequência das perdas inerentes a essa grande distância. Eu sei que o ideal seria colocar um cabo coaxial de 50 ohms, próprio para este tipo de antena e rádio. Só que o preço deste cabo é absurdo, chega quase a 3 reais o metro, multiplicado pela distância seria quase 200 reais em cabo que teria que investir. Então não quero gastar uma quantidade muito grande de dinheiro se o benefício for muito pequeno, e como o cabo da NET não estava sendo usado resolvi usar ele e estou tendo ótimos resultados até agora.
O que vcs acham? Um cabo de 75 ohms dá uma perda muito significativa de sinal em relação ao de 50 ohms, em relação apenas a rádio escuta (não para tranmitir)? Um cabo de 50 ohms faria bastante diferença na recepção?
Outra coisa: A antena que tenho é excelente mas acho ela um pouco pequeninha (ela tem o volume aproximado de uma TV de 20"), se eu botar uma antena maior a tendência é aumentar o alcance do sinal captado ou não vai melhorar muito por causa do problema da curvatura da Terra? Se puder haver uma melhora, qual antena específica para VHF-Air os Srs. sugerem?
Link do meu rádio:
http://www.radioshack.com/product/index ... age=family
Link da antena:
http://www.radioshack.com/product/index ... age=family
Muito obrigado pela atenção e desculpe se fui um pouco extenso hehehe
Abraços!