Dúvidas sobre escuta e antenas VHF

Neste espaço você pode mostrar suas fotos e vídeos, postar seus logs dos aeroportos, além das escutas em HF/VHF/UHF, bem como mensagens de ACARS.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Stephan K.P.
CMTE.
CMTE.
Contato:

Dúvidas sobre escuta e antenas VHF

Mensagem por Stephan K.P. »

Amigos,

Ontem estava ouvindo a fonia que o Afonso gentilmente disponibiliza a nós via www.liveatc.net, e fiquei absolutamente maravilhado com o alcance do rádio dele, que consegue captar em Curitiba os aviões solicitando descida aqui em Porto Alegre. Falando com ele no MSN hoje à noite, ele me explicou a configuração de antena + cabos que tem. Por isso gostaria de fazer uma pergunta aos senhores, pois sei que aqui tem gente muuuuuito mais experimente que eu entao queria uma ajudinha :P

Seguinte, primeiro uma visão geral: Tenho um rádio VHF Radioshack PRO-97 (digital, o mais novo da radioshack e tal) e uma antena externa, da Radioshack também. Esta antena externa está fixada aqui no topo do meu prédio (que tem 10 andares, portanto a antena está a uns 50 metros de altura do chão) e o sinal vem desde lá de cima até o meu andar (4º andar) através de um cabo coaxial de 75 ohms (um de TV a cabo normal, da NET que nao tava sendo usado).

Com esta configuração, o alcance que tenho atualmente no meu rádio é excelente (capto os aviões entre 210 e 250 milhas náuticas, dependendo do dia, o que dá a distância POA - FLN), mas fico encucado com uma coisa: como a distância que esse cabo precisa cobrir pra chegar até o meu apartamento é MUITO grande (cerca de 45-50 metros desde lá no topo do prédio até o meu quarto), tenho medo que eu esteja perdendo uma parte significativa do sinal por consequência das perdas inerentes a essa grande distância. Eu sei que o ideal seria colocar um cabo coaxial de 50 ohms, próprio para este tipo de antena e rádio. Só que o preço deste cabo é absurdo, chega quase a 3 reais o metro, multiplicado pela distância seria quase 200 reais em cabo que teria que investir. Então não quero gastar uma quantidade muito grande de dinheiro se o benefício for muito pequeno, e como o cabo da NET não estava sendo usado resolvi usar ele e estou tendo ótimos resultados até agora.

O que vcs acham? Um cabo de 75 ohms dá uma perda muito significativa de sinal em relação ao de 50 ohms, em relação apenas a rádio escuta (não para tranmitir)? Um cabo de 50 ohms faria bastante diferença na recepção?
Outra coisa: A antena que tenho é excelente mas acho ela um pouco pequeninha (ela tem o volume aproximado de uma TV de 20"), se eu botar uma antena maior a tendência é aumentar o alcance do sinal captado ou não vai melhorar muito por causa do problema da curvatura da Terra? Se puder haver uma melhora, qual antena específica para VHF-Air os Srs. sugerem?

Link do meu rádio:
http://www.radioshack.com/product/index ... age=family

Link da antena:
http://www.radioshack.com/product/index ... age=family

Muito obrigado pela atenção e desculpe se fui um pouco extenso hehehe :twisted:

Abraços!
Stephan Klos Pugatch
Fotos no Airliners.net = http://www.airliners.net/search/photo.s ... %20Pugatch
PR-WJI
MASTER
MASTER

Re: Dúvidas sobre escuta e antenas VHF

Mensagem por PR-WJI »

Stephan K.P. escreveu:Ontem estava ouvindo a fonia que o Afonso gentilmente disponibiliza a nós via www.liveatc.net, e fiquei absolutamente maravilhado com o alcance do rádio dele, que consegue captar em Curitiba os aviões solicitando descida aqui em Porto Alegre.
SKP, bom dia!
O fato de Curitiba estar próximo dos 3000 pés de altitude pode ser considerado também um fator importante para o maior alcance do rádio do Afonso?

Abraços!
CESAR NOVAES
PC
PC
Contato:

VHF

Mensagem por CESAR NOVAES »

SKP, as distâncias que vc reportou de 210 a 250 estão ótimas! Está no padrão! Não vale a pena gastar com cabo coaxial caro! Mantenha o cabo que vc já usa. Você está sofrendo de muita interferência? Caso negativo, não compensa.
Não sei que antena externa vc usa mas uma boa antena –que já usei e recomendo- é uma simples e barata da AQUARIO ¼ de onda para VHF – tipo plano-terra!
Conforme o everton_cwb reportou, caso tenha alguém que possa falar mais tecnicamente, manda pau!
"Construction Time Again"
CESAR NOVAES
PC
PC
Contato:

Re: VHF

CESAR NOVAES escreveu:SKP, as distâncias que vc reportou de 210 a 250 estão ótimas! Está no padrão! Não vale a pena gastar com cabo coaxial caro! Mantenha o cabo que vc já usa. Você está sofrendo de muita interferência? Caso negativo, não compensa.
Não sei que antena externa vc usa mas uma boa antena –que já usei e recomendo- é uma simples e barata da AQUARIO ¼ de onda para VHF – tipo plano-terra!
Conforme o everton_cwb reportou, caso tenha alguém que possa falar mais tecnicamente, manda pau!
P.S. SKP, com relação à sua antena, esqueça a que recomendei, vc já está muito bem servido! relaxe que vc está no padrão :wink:
Stephan K.P.
CMTE.
CMTE.
Contato:

Po valeu pelas respostas Cesar e Everton!

A preocupação que eu tenho é sobre essa distância, que realmente é bem acima de 25 metros, além do que não estou usando o cabo correto. Tudo bem que ele é blindado e tal, mas acredito que possa perder um pouco mesmo!

Cesar, aqui em POA não tem muita interferência durante as transmissões dos aviões, nada que chegue a atrapalhar... Somente quando não tem ninguém falando que abro o Squelch totalmente, aí sim é uma mistura de interferências de várias rádios FM ao mesmo tempo, é engraçado de ouvir... hehehehe

O que o Zé falou realmente faz muito sentido, nunca tinha parado pra pensar nisso. Como lá é muito mais alto o alcance deve melhorar também! É a mesma coisa que estar num prédio de 1.000 metros ou 300 andares :D

Essa da repetidora do Centro na casa do Afonso foi boa... hehehe

Abraços a todos!
Stephan Klos Pugatch
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Cesar, Everton, Stephan e demais.

Do chao até a parte mais alta da minha casa, são apenas 4,50 metros. Ao lado da minha casa, tem um predio pequeno de 3 andares e alem desse, não há nenhum obstáculo significativo (só casas em volta).
Haverá uma melhora significativa caso eu instale uma antena externa com pedestal de 1,5m, ficando esta a 6m do chão?

Abraços!
CESAR NOVAES
PC
PC
Contato:

VHF

Zé, acredite no que eu te digo, em se tratando de VHF, QUANTO MAIS ALTO MELHOR! :wink: faça o máximo para instalar o mais alto possível! :D Se for o caso, monte uma torre bem alta! :wink:

O VHF funciona no detalhe da "linha de visada" - onda direta entre antena transmissora e antena receptora captou?
Stephan K.P.
CMTE.
CMTE.
Contato:

Zé, melhora com certeza vai ter! Ainda mais que vc mora em casa, aí vc pode investir em um cabo bom para eliminar todas as perdas e interferências, já que o comprimento desse cabo não vai ser mto grande e portanto não vai interferir muito no seu orçamento. E o benefício vai ser muito grande. :)

Agora quanto à quantidade de melhora que vai ter, acho que o Cesar e o Everton, que são muito mais experientes podem te responder muito melhor q eu! ---> Update - o Cesar ja respondeu antes de mim :)
Stephan Klos Pugatch
CESAR NOVAES
PC
PC
Contato:

VHF

Stephan K.P. escreveu:Zé, melhora com certeza vai ter! Ainda mais que vc mora em casa, aí vc pode investir em um cabo bom para eliminar todas as perdas e interferências, já que o comprimento desse cabo não vai ser mto grande e portanto não vai interferir muito no seu orçamento. E o benefício vai ser muito grande. :)

Agora quanto à quantidade de melhora que vai ter, acho que o Cesar e o Everton, que são muito mais experientes podem te responder muito melhor q eu! ---> Update - o Cesar ja respondeu antes de mim :)
O cabo não precisa ser dos mais caros! vê um mais em conta, já que não vai ser tão comprido! preocupe-se com mais altura e conforme já falei,tem uma da AQUARIO (M100A Antena Base 1/4 VHF 2metros) que é muito boa!

http://www.aquario.com.br/prod_fotos/g/81.jpg
:wink:
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Gente,

Se eu instalar a antena no topo do predio, tem como deixa-la a 10m. É o maximo de altura que consigo coloca-la!!!
CESAR NOVAES
PC
PC
Contato:

VHF

AAAHHHHHHH, aí já é outra história! :) se a instalação for no topo de um edifício, vai ser edifácil! :lol:
Pode ser um mastro de apenas 2metros, pronto! :wink:
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

SKP:
Também ouço os pedidos de início de descida dos tráfegos que chegam a POA, como eles estão no nível de cruzeiro, mesmo a 200NM de Curitiba recebemos os reportes pois os FL são 390, 330, 300. Com isso, tem altitude suficiente. Escuto também os pedidos de início de descida para Foz.
Como o VHF é propagado na linha de visada podemos ouvir transmissões de muito longe, depende do FL da ANV.
Estes pedidos são em torno de 80/90 NM do destino, ou em distâncias próximas disto.
Tenho uma plano-terra 1/4 de onda no telhado o que dá uns 11 m do solo, com cabo de 50 Ohms, e um HT TH-29B Kenwood véio de guerra.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Stephan K.P.
CMTE.
CMTE.
Contato:

Marco:

Acho que o que o Zé falou (sobre a altitude da estação receptora) tem a ver sim, pois aqui em porto alegre apesar de estar com a cobertura boa não ouço os tráfegos pedindo descida para CWB (deveria ser recíproco e deveria dar pra ouvir aqui também, já que a distância POA - CWB para CWB - POA é a mesma e os níveis de vôo são os mesmos hehe).

Estou começando a achar que a qualidade do rádio também faz uma diferença significativa. Tenho um amigo que tem um rádio Icom IC-A22 (excelente rádio!!!), muito mais caro e profissional que os Radioshack porém de mão também, e já fizemos a experiência, com os 2 rádios lado a lado, pode ser com a mesma antena, o Icom pega incrivelmente melhor que ambos Radioshack PRO-97 e PRO-83. Tão melhor que quando o avião tá longe no Icom se ouve 5/5 e no Radioshack ele nem pega, de tão fraco que tá. Isso com exatamente a mesma antena!

Alguma explicação? hehehehe só pode ser a qualidade do receptor mesmo!

Abraços!
Stephan Klos Pugatch
CESAR NOVAES
PC
PC
Contato:

VHF

Stephan K.P. escreveu:Marco:

Acho que o que o Zé falou (sobre a altitude da estação receptora) tem a ver sim, pois aqui em porto alegre apesar de estar com a cobertura boa não ouço os tráfegos pedindo descida para CWB (deveria ser recíproco e deveria dar pra ouvir aqui também, já que a distância POA - CWB para CWB - POA é a mesma e os níveis de vôo são os mesmos hehe).

Estou começando a achar que a qualidade do rádio também faz uma diferença significativa. Tenho um amigo que tem um rádio Icom IC-A22 (excelente rádio!!!), muito mais caro e profissional que os Radioshack porém de mão também, e já fizemos a experiência, com os 2 rádios lado a lado, pode ser com a mesma antena, o Icom pega incrivelmente melhor que ambos Radioshack PRO-97 e PRO-83. Tão melhor que quando o avião tá longe no Icom se ouve 5/5 e no Radioshack ele nem pega, de tão fraco que tá. Isso com exatamente a mesma antena!

Alguma explicação? hehehehe só pode ser a qualidade do receptor mesmo!

Abraços!
STEPHAN, o que vc reportou é muito válido sim! o IC-A22 além de ser um ICOM -qualidade bem superior aos Radioshacks da vida, é um transceptor! :roll: foram feitos para pilotos,pessoal de terra e nem todo mundo deve operá-lo :(
Eles definitivamente tem melhor seletividade do que o meu surrado UNIDEN "bearcat" por exemplo, :wink: apesar de eu ter um ICOM IC-R10 também! quanto a este último, apesar de ter uma ótima recepção em VHF, não pode ser considerado um scanner :roll: como o nome diz ,é um receptor de banda larga :!:

p.s. MARCO, gostei do seu texto, é isso aí!
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Não tenho dúvidas que a qualidade do receptor é fator limitante na recepção.
Como já tive diversos receptores, desde kits Unitac de 2m modificado, radinho AM/FM Philips, receptor de portátil Mark japonês multifaixas, até chegar aos HT Kenwood que considero até melhores que os Icon, como o IC-R10. com a minha plano-terra no telhado estou curtindo muito bem nosso hobbie.
É claro que quanto melhor o receptor possui um projeto dos circuitos mais elaborado e complexo, tornando seu preço um tanto salgado p/ hobistas, sendo que os receivers profissionais são o top , mas seu peso em verdinhas correponde ao que entrega aos nossos ouvidos , he! he!
Abs.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
CESAR NOVAES
PC
PC
Contato:

Marco SBCT escreveu:Não tenho dúvidas que a qualidade do receptor é fator limitante na recepção.
Como já tive diversos receptores, desde kits Unitac de 2m modificado, radinho AM/FM Philips, receptor de portátil Mark japonês multifaixas, até chegar aos HT Kenwood que considero até melhores que os Icon, como o IC-R10. com a minha plano-terra no telhado estou curtindo muito bem nosso hobbie.
É claro que quanto melhor o receptor possui um projeto dos circuitos mais elaborado e complexo, tornando seu preço um tanto salgado p/ hobistas, sendo que os receivers profissionais são o top , mas seu peso em verdinhas correponde ao que entrega aos nossos ouvidos , he! he!
Abs.
Marcão,esse teu Kenwood -presumo- recebe a faixa aérea em AM não é?
Eu estou querendo comprar um rádio de 2M que receba a banda aérea -acho que é bem fácil hoje em dia não?- eu lembro que tem um da ADI- dizem que não é lá grande marca :( - que é rádio base e que recebe a "airband".
Conheces alguns bons exemplos?

obrigado.
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Esses Kenwood possuem uma plaquinha extra no ciruito pra receber em AM , caso contrário fica bloqueada ou muito prejudicada a recepção.
Nos radinhos que mexi a recepção não era boa devido a ser FM.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Amigos,

Segunda-feira pela manhã, o stephan e eu instalamos aqui em casa, uma antena Aquario M-100A a aproximadamente 7m do chão. Usei o cabo RG58 50 Ohms. A recepção está com um raio médio de 185nm. Já escutei o OceanAir no través de Passo Fundo, já ouvi o ACC informar à aeronave chamar o ACC Montevideo e recebi a mesma aeronave cotejando, há pouco ouvi o cotejamento da aeronave após recebr instruções do ACC CW para chamar o ACC Resistencia, ouvi também uma aeronave iniciando descida pra Caxias do Sul (proximo a altura de Lajes/SC) e fazendo os afastamentos em CXJ, chamando a rádio, etc.

Antena: R$71,00
Suporte: R$26,00
Cabo: R$34,00
Acessórios extras: R$10.75

Ou seja, tive uma melhora inexplicável...! Simplesmente está perfeito! :)
Editado pela última vez por PR-WJI em Qua Ago 16, 2006 01:17, em um total de 1 vez.
CESAR NOVAES
PC
PC
Contato:

José Arthur - SBPA escreveu:Amigos,

Foi instalado segunda-feira pela manhã aqui em casa, uma antena Aquario M-100A a aproximadamente 7m do chão. Usei o cabo RG58 50 Ohms. A recepção está com um raio médio de 185nm. Já escutei o OceanAir no través de Passo Fundo, já ouvi o ACC informar à aeronave chamar o ACC Montevideo e recebi a mesma aeronave cotejando, há pouco ouvi o cotejamento da aeronave após recebr instruções do ACC CW para chamar o ACC Resistencia, ouvi também uma aeronave iniciando descida pra Caxias do Sul (proximo a altura de Lajes/SC) e fazendo os afastamentos em CXJ, chamando a rádio, etc.

Antena: R$71,00
Suporte: R$26,00
Cabo: R$34,00
Acessórios extras: R$10.75

Ou seja, tive uma melhora inexplicável...! Simplesmente está perfeito! :)
Ôpa, parabéns zé! :wink: não te falei que a M-100A é bem legal? eu já a utilizei quando tinha uma base em Recife, e não era um local alto não hein! copiava tudo!!!
Os pontos altos desta antena são:preço bem em conta,ela é uma antena de fábrica (muito bem feita) é pequena e leve e o detalhe principal, como tem apenas pouco mais de 1DB de ganho ( 1,73 dBi)
, não capta tanta interferência como a outra da AQUARIO (M-200) http://www.aquario.com.br/prod_fotos/g/82.jpg
que é um pouco mais cara e tem muito mais ganho (3,0 dBi) e que inclusive ainda tenho uma dela novinha instalada lá em Recife no 15º andar em um edifício! mas nossa foi uma decepção :( é uma antena de alto ganho então se o teu rádio não for tão sofisticado e não tenha uma boa filtragem contra interferências, já era! o meu não é tão bom,aliás, é uma porcaria neste aspecto (apesar de ter sido caro e de uma boa marca)
Bom, quanto aos gastos, é isso mesmo e faça bom proveito e parabéns mais uma vez! :wink:
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Nossa, e na hora de comprar, fiquei na duvida entre a M-100A e a M-200A mas me baseei pelos amigos do fórum! Ia entrar numa furada!
Realmente, a M100A é excelente.. a recomendo! A apenas 7m do chao, consegui receber 185nm! É um presente de Deus! :D
Responder