Justiça determina arresto de aviões da Varig

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
vsilva
PP
PP
Mensagens: 58
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 23:56

Justiça determina arresto de aviões da Varig

Mensagem por vsilva »

09/06/2006 -

Justiça dos EUA determina arresto de sete aviões da Varig


COSTA DO SAUÍPE, Bahia (Reuters) - A Justiça norte-americana determinou nesta sexta-feira que a Varig devolva sete aviões à Boeing até a próxima terça-feira, pela falta de pagamento dos aluguéis das aeronaves, informou a assessoria de imprensa da companhia aérea nesta sexta-feira. A decisão judicial em favor da Boeing envolve cinco unidades do jato MD-11 e dois 777, ambos os modelos utilizados para rotas internacionais.


Balcão de check-in da Varig vazio no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
A assessoria da Varig não soube informar em qual esfera judicial dos Estados Unidos a decisão foi tomada, mas explicou que trata-se de ação diferente da que corre na corte de falências de Nova York, nas mãos do juiz Robert Drain, e que também trata do arresto de aeronaves iniciada por diversas empresas de leasing de aeronaves.

No final de maio, Drain decidiu dar mais tempo para a Varig, prorrogando a vigência de uma liminar que evita o arresto de aviões da companhia aérea. Por coincidência, o prazo de validade dessa liminar também é 13 de junho, dia em que está marcada audiência da Varig com o juiz.

Segundo a assessoria, "a Varig não trabalha com a hipótese da devolução dos aviões, porque espera ter caixa para honrar os débitos".

Na quinta-feira, a Varig foi a leilão e houve apenas uma proposta, feita pela NV Participações, que representa os Trabalhadores do Grupo Varig (TGV).

A NV Participações ofereceu o equivalente a 449 milhões de dólares pela Varig Operacional, metade do valor mínimo fixado pela Justiça. Nenhum outro lance foi dado no leilão, apesar de empresas como TAM, Gol e OceanAir estarem cadastradas.

Pelo edital do leilão, o vencedor tem prazo de 72 horas para fazer um depósito inicial de 75 milhões de dólares. A empresa conta com esse dinheiro para evitar o arresto dos aviões.

A Varig, durante muito tempo maior companhia aérea do país, tem dívidas de 7 bilhões de reais. A empresa acumula prejuízo há anos e diversas tentativas de recuperá-la fracassaram. Desde junho de 2005 a Varig encontra-se em processo de recuperação judicial.

(Por Denise Luna)

Fonte: www.uol.com.br





Colaboração
Silva/RBR
Trancado