Qual o segredo da Pantanal?

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
DanielVS
PC
PC

Qual o segredo da Pantanal?

Mensagem por DanielVS »

Parece que, em meio a toda a turbulência vivida pela aviação civil nos últimos anos, a Pantanal tem conseguido manter seus vôos e a qualidade dos serviços.
Seus vôos não são nada baratos, a Pantanal não faz propaganda e, mesmo assim, aí está, voando com seus ATR-42. Não cortou vôos, pessoal, nem devolveu aviões, que eu saiba.
Afinal, o segredo da Pantanal é simplesmente uma boa administração?

Abraços!
Rafael_BSB
PP
PP

Mensagem por Rafael_BSB »

Que engraçado!
Eu pensei nisso esses dias também... Depois que eu fiquei sabendo que a BRA tá quase parada e a outras como a Webjet não duraram muito.

Enquanto isso a Pantanal segue passando todo dia aqui em cima do meu bairro com os seus lindos ATR´s

Qual será a fórmula do sucesso??

Um abraço
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Spetsnaz »

Mágica... só mágica deixa a Pantanal sobreviver..

deve ser a famosa mágica da lavagem de dinheiro..
Electra
MASTER
MASTER

Mensagem por Electra »

Mas, pera aí! A PTN tem concorrência nas suas rotas? Além disso, volta e meia está com um acordo com a TAM. O que eu acho estranho é a falta de mobilidade da empresa, é raro aparecer notícia sobre alguma inovação.
Grato desde já!
Abraços!!!
marcato
CMTE.
CMTE.
Contato:

Re: Qual o segredo da Pantanal?

Mensagem por marcato »

DanielVS escreveu:Parece que, em meio a toda a turbulência vivida pela aviação civil nos últimos anos, a Pantanal tem conseguido manter seus vôos e a qualidade dos serviços.
Seus vôos não são nada baratos, a Pantanal não faz propaganda e, mesmo assim, aí está, voando com seus ATR-42. Não cortou vôos, pessoal, nem devolveu aviões, que eu saiba.
Afinal, o segredo da Pantanal é simplesmente uma boa administração?
Olha até onde eu sei, as coisas nao estavam lá muito bem na Pantanal.
Não sei se utimamente estao um pouco melhores agora nesse periodo de aquecimento.
De fato a Pantanal não tem concorrentes pq opera rotas que as grandes não querem operar e pq de certa forma as Regionais meio que seguem um "convenção" de não se meter no espaço das outras.
Fernando Marcato

Imagem
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Spetsnaz »

Eu tinha até ouvido que a trip da Patananal não estava ganhando o salário em dia...
DanielVS
PC
PC

Mensagem por DanielVS »

Eu concordo que a PTN não tem concorrência nas suas rotas, mas isso por si só não justifica que ela tenha se dado bem. A Helisul e a Taba, por exemplo, também não tinham concorrência nas rotas que operavam e não tiveram o mesmo "sucesso".
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Boa tarde.

Tb deve-se levar em consideração que apesar de estar no Brasil, o interior paulista é muito forte, com indústrias e cidades bem estruturadas, diferente do interior de outras regiões. Prova disto é que a PTN praticamente abandonou o "pantanal" e voou em busca dos pax em SP.

Abraços.
B767
MASTER
MASTER

Mensagem por B767 »

Um papo estava rolando uns 2-3 anos atras de que por tras da PTN seria a TAM, que tinha alguma especia de controle acionaria indireto.
Nao sei se procede.
Electra
MASTER
MASTER

Mensagem por Electra »

AeroEntusiasta escreveu:Boa tarde.

Tb deve-se levar em consideração que apesar de estar no Brasil, o interior paulista é muito forte, com indústrias e cidades bem estruturadas, diferente do interior de outras regiões. Prova disto é que a PTN praticamente abandonou o "pantanal" e voou em busca dos pax em SP.

Abraços.
Era o que eu ia dizer. O único estado que tem seu interior comparável ao interior de SP é MG onde também tem alguem voando praticamente sozinha sendo que, neste caso, é bem claro que este alguem está se dando muito bem.
No caso da TABA, a não ser que eu esteja me confundindo, era sabidamente uma empresa mal administrada.
Marcato escreveu:De fato a Pantanal não tem concorrentes pq opera rotas que as grandes não querem operar e pq de certa forma as Regionais meio que seguem um "convenção" de não se meter no espaço das outras.
Marcato, acho que a questão não é uma convenção entre as regionais mas sim, o fato da concessão não ser dada a mais de uma empresa pelo simples motivo de não haver mercado para mais de uma empresa nessas rotas.
Grato desde já!
Abraços!!!
B767
MASTER
MASTER

Mensagem por B767 »

Normalmente as rotas com caracteristica "regional" tem a natureza de ter "baixa densidade" de procura. Me lembro desse termo exaurado nas antigas reunioes da C.L.A.(DAC) toda quinta feira de tarde.
AB3
MASTER
MASTER

Mensagem por AB3 »

Olha, boatos sobre a PANTANAL

- Seria dona de Hotéis na Bahia! 8)
- O Rolim seria dono da PTN quando vivo e era o testa de ferro da American Airlines na TAM :shock:
- A casa não ia bem, mas tão arrumando!

Verdade seja dita ela opera um belo monopólio, além disso faz rotas em favor de algumas empresas privadas como a CGH-MUCURÍ na Bahia que é para a BAHIA SUL CELULOSE!
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
mmx
PP
PP

Mensagem por mmx »

Olha nao desejo mal a nenhuma empresa aerea, que fique bem claro, principalmente porque sou piloto da comercial e sei o quanto vale nosso emprego.
Mas o que a Pantanal faz é uma VERGONHA ! Seus preços sao altissimos, justamente por ter esse monolopio de operar em cidades em que as grandes Ainda NAO operam.
Há tres semanas atras liguei pra fazer uma reserva no 0800 da Pantana pára o trecho Sao Paulo - Bauru e sabem quanto era a tarifa ??? 751,00!!!! Só ida pra Bauru ! Mesmo as tarifas mais baixas é no valor de 380 reais, para apenas pouquissimos assentos
E ainda tem gente que defende as regionais ..................................

Olhá só nao sei como esta a situaçao da Pantanal, mas só sei que ela vai perder um bom mercado quando a GOl começar a operar no aeroporto novo de Bauru e tambem em Presidente prudente e mais tarde Araçatuba.

Quero ver a Pantanal concorrer com a GOL, nao vejo a hora !!!
Falo essas coisas para o bem do consumidor que por enquanto esta sujeito a pagar tarifas absurdas em trechos como SP-Bauru

Abraço
MARR
CMTE.
CMTE.

Mensagem por MARR »

Sou um freguês assiduo da Cia.
O preço realmente é um pouco salgado, mas a cia é bastante séria.
Voa no horário e tem o melhor serviço de bordo do Brasil. Não é aquela miseria que temos visto, quando voamos por outras cias.
Mesmo em um vôo matinal, se voce pedir um whisky eles te servem.

O dono da Pantanal é o antigo dono da Bombril, que esta reassumindo a Bombril de novo. Deve estar mais preocupado em recuperar de vez a Bombril do que em expandir a Pantanal neste momento.
AB3
MASTER
MASTER

Mensagem por AB3 »

mmx escreveu:Olha nao desejo mal a nenhuma empresa aerea, que fique bem claro, principalmente porque sou piloto da comercial e sei o quanto vale nosso emprego.
Mas o que a Pantanal faz é uma VERGONHA ! Seus preços sao altissimos, justamente por ter esse monolopio de operar em cidades em que as grandes Ainda NAO operam.
Há tres semanas atras liguei pra fazer uma reserva no 0800 da Pantana pára o trecho Sao Paulo - Bauru e sabem quanto era a tarifa ??? 751,00!!!! Só ida pra Bauru ! Mesmo as tarifas mais baixas é no valor de 380 reais, para apenas pouquissimos assentos
E ainda tem gente que defende as regionais ..................................

Olhá só nao sei como esta a situaçao da Pantanal, mas só sei que ela vai perder um bom mercado quando a GOl começar a operar no aeroporto novo de Bauru e tambem em Presidente prudente e mais tarde Araçatuba.

Falo essas coisas para o bem do consumidor que por enquanto esta sujeito a pagar tarifas absurdas em trechos como SP-Bauru

Abraço
Amigo MMX,

Entendo sua revolta muito bem! Mas te conto que outro dia fiz SSA-IOS (125nm - 25 min de vôo) pela TAM e paguei 270 + taxas! Caríssimo não? No entanto não foi de regional! O fato é que cidades do interior realmente possuem tarifas altas, até pq são mercados de baixa demana (evidentemente que quem faz a demanda é a tarifa, pois com diferenças de 50 reais, acho que tem gente que troca o onibus leito por avião) e as regionais possuem estruturas que geram custos altos, então EU NÃO CONCORDO com as altas tarifas, mas como eu conheço regionais a fundo SEM ALTAS TARIFAS elas não sobrevivem!
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Electra
MASTER
MASTER

Mensagem por Electra »

Complementando o que disse o AB3, sempre foram característicos da aviação regional, os preços altos pq a aviação regional é feita para cidades que não tem demanda para lotar um vôo no regime concorrencial mas precisam de vôos que são pagos por quem viaja a serviço e, portanto, não tem o preço como principal parâmetro.
Grato desde já!
Abraços!!!
DanielVS
PC
PC

Mensagem por DanielVS »

liguei pra fazer uma reserva no 0800
Pelo menos tem 0800, coisa rara de se ver na grande maioria das empresas hoje em dia...
tem o melhor serviço de bordo do Brasil.
Não sei se é o melhor, mas com certeza é ótimo, principalmente se comparado ao das companhias aéreas de maior porte.

E, realmente, o preço é sal puro.
AB3
MASTER
MASTER

Mensagem por AB3 »

DanielVS escreveu:E, realmente, o preço é sal puro.
Para compensar o doce do serviço de bordo :twisted: :twisted:

desculpe não resisti a piada risos... nada pessoal!
edsmorais

Mensagem por edsmorais »

Olá Pessoal, é minha primeira resposta...

Sobre a Pantanal, viajei por ela quando ainda operava em GVR. Gostei bastante, muito mesmo...

Não sei se é algo formal, mas realmente deve existir um acordo de cavalheiros entre as regionais quanto às rotas... a PTN saiu de GVR, onde fazia CGH-GVR-MVS, sem muita explicação, deixando o aeroporto exclusivo para a Total.

Em MG, o único lugar onde operam o mesmo aeroporto é UBA.

Não tenho conhecimento sobre a saúde da empresa, mas a Total, regional que cobre o interior de MG, vai bem obrigado. Tenho um amigo que trabalha lá e segundo ele os salários estão em dia, o PLR é pago direitinho e o ambiente é muito bom. Recentemente ela começou a operar em RAO, saindo de PLU e pelo que sei o vôo está se consolidando. Quanto ao preço, bota sal nele... PLU-GVR por exemplo sai por incríveis R$207,00 + taxas. Comparativamente, a passagem de ônibus pela Gontijo custa R$50,00 e a de trem pela CVRD custa R$33,00...

Até certo tempo atrás a TOTAL fazia promoção de 50% pra estudantes e maiores de 65 anos... mas não incluía o trecho PLU-GVR. Paguei 50% uma vez entre GVR e VIX, custando R$55,00...

Grande Abraço,
Edsmorais.
LuxuryLiner
PP
PP

Mensagem por LuxuryLiner »

Boa tarde.
mmx escreveu:Olhá só nao sei como esta a situaçao da Pantanal, mas só sei que ela vai perder um bom mercado quando a GOl começar a operar no aeroporto novo de Bauru e tambem em Presidente prudente e mais tarde Araçatuba.

Colega, quando a GOL começar a operar nesses destinos e forçar a concorrência a alterar suas tarifas, vão falar, como de costume, que fazemos 'dumping'.

MARR escreveu:Voa no horário e tem o melhor serviço de bordo do Brasil. Não é aquela miseria que temos visto, quando voamos por outras cias.
Mesmo em um vôo matinal, se voce pedir um whisky eles te servem.
Achei que hoje em dia as pessoas se utilizassem de avião pra viajar. Pelo menos a maioria do mercado ultimamente tem preferido voar com uma tarifa mais baixa e tomar seu bom whisky em um lugar mais agradável, como um bom restaurante. Mais espaçoso, mais confortável e sem turbulência.

Estava conversando outro dia com uma comissária de bordo da Pantanal (que por sinal comentou que estavam atrasando salário) na aeronave da empresa, quando presenciei o embarque do vôo CGH-JDF. Apenas 4 (quatro) passageiros realizaram essa viagem. Não sei quanto à ocupação média de seus vôos (dado interessante pra se colocar aqui caso consigam), mas se a empresa consegue lucrar assim sem fazer lavagem de dinheiro, me expliquem a fórmula que eu peço as contas e abro uma nova companhia.
Atenciosamente
LuxuryLiner
Responder