Mau tempo em Salvador-BA

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AntonioMelo
PC
PC
Contato:

Mau tempo em Salvador-BA

Mensagem por AntonioMelo »

Srs,

Soube que o aeroporto de Salvador-BA fechou alguns dias atrás, por um curto período, devido ao mau tempo - e realmente aqui anda chovendo muito.

Alguém sabe detalhes sobre este fato, que me parece ser inédito? :?: :?: :?:

Abraço,
Antonio Melo
Entusiasta da Aviação
Omykron
PC
PC

Re: Mau tempo em Salvador-BA

Mensagem por Omykron »

AntonioMelo escreveu:Srs,

Soube que o aeroporto de Salvador-BA fechou alguns dias atrás, por um curto período, devido ao mau tempo - e realmente aqui anda chovendo muito.

Alguém sabe detalhes sobre este fato, que me parece ser inédito? :?: :?: :?:

Abraço,
foi no domingo
fechou por volta das 1730 e pernanceu na mesma ate' quase que 1820 - 1830

nao e' um fato inedito (muito menos em salvador).
um aerodromo para ficar fechado (impraticavel devido a condicoes meteorologicas adversas) nao e' muito dificil, ainda mais devido a presenca de frente umida desaguando na regiao.

so para informacao, o AD tinha (e ainda tem) aviso de baixo coeficiente de atrito no primeiro 1/3 da pista 10/28, e no dia, a informaco delta ja avisava que a pista estava encharcada, visibilidade horizontal estimada em 800m e teto de 400' operando radio farol X-ray.

mesmo para operacao ILS, o aerodromo se encontraria fechado por nao cumprir o minimo de RVR de 1200m (cat A/B/C/D), e como estava operando NDB, o minimo de visual seria de 4000m e teto de 600', e como alguns tentaram VOR, o minimo diminui para 2400m (CAT C) de capacidade visual e 500' de teto.
como nao satisfazia os minimos tanto para pouso e decolagem (ndb e vor), assim como o sistema ILS fora, pista encharcada, notam de baixo coef. de atrito, nenhuma alma sensata tentou pousar por mais de 1hora em salvador, inundando os patios de aracaju e maceio.

e nao, nao e' um fato inedito (diga-se de passagem que, quem divulgou tal informacao deveria tar tomando altas dosagens de gardenal...)
AntonioMelo
PC
PC
Contato:

:oops: perdoe-me se não é fato inédito, mas isso foi divulgado dessa forma por uma rádio aqui em Salvador. Falta de informação do locutor e deste que lhe escreve.

Apenas para esclarecer, essas aeronaves que foram desviadas para Aracaju e Maceio eram apenas de pequeno porte ou essas duas capitais tem pistas como a nossa? No caso de um boeing 777 ou airbus 330 não haveria problema?

Abraço,
Antonio Melo
Entusiasta da Aviação
Omykron
PC
PC

Mensagem por Omykron »

AntonioMelo escreveu::oops: perdoe-me se não é fato inédito, mas isso foi divulgado dessa forma por uma rádio aqui em Salvador. Falta de informação do locutor e deste que lhe escreve.

Apenas para esclarecer, essas aeronaves que foram desviadas para Aracaju e Maceio eram apenas de pequeno porte ou essas duas capitais tem pistas como a nossa? No caso de um boeing 777 ou airbus 330 não haveria problema?

Abraço,
o 330 que fazia a rota MIA - SSA - GRU seguiu direto para GRU.

o 330 da TAP teve atraso de 1 hora +\-

as aeronaves que alternaram foi por decisao da tripulacao para nao ficar esperando....
Anonymous

Olá..!

Mensagem por Anonymous »

Caro Amigo.., reiterando o que disseram acima.., realmente Salvador fecha..! E MUITO!!!
Uma das caracteristicas que difere Salvador, é que pode estar TUDO visual, e de repente chove bem na FINAL...!, o tempo muda muito rápido aí..!, e aconteceu comigo há umas 2 semanas, de fazer analise de decolagem pista SECA, e notaxi, começar a Chover só do MEIO PARA O FIM da pista... Conclusao.., nova Análise de decolagem, no ponto de espera..!.
Eu estava de NAT/GRU no Domingo Passado, dia dessa bagunça toda., ouvindo no Centro Recife, os apuros dos outros.., Salvador abaixo dos Minimos.., Aracajú com Patio LOTADO!, e Maceió com poucas vagas disponiveis no patio. Como opção, Ilhéus ou Recife. Complicou aquele dia, muita gente orbitando, e o circo armado.
A Limeitação era inerente ao tipo de aeronave, pois era espaço fisico nos patios das outras cidades.

Abraço
AntonioMelo
PC
PC
Contato:

Re: Olá..!

rogeriouzz escreveu:Caro Amigo.., reiterando o que disseram acima.., realmente Salvador fecha..! E MUITO!!!
Uma das caracteristicas que difere Salvador, é que pode estar TUDO visual, e de repente chove bem na FINAL...!, o tempo muda muito rápido aí..!, e aconteceu comigo há umas 2 semanas, de fazer analise de decolagem pista SECA, e notaxi, começar a Chover só do MEIO PARA O FIM da pista... Conclusao.., nova Análise de decolagem, no ponto de espera..!.
Eu estava de NAT/GRU no Domingo Passado, dia dessa bagunça toda., ouvindo no Centro Recife, os apuros dos outros.., Salvador abaixo dos Minimos.., Aracajú com Patio LOTADO!, e Maceió com poucas vagas disponiveis no patio. Como opção, Ilhéus ou Recife. Complicou aquele dia, muita gente orbitando, e o circo armado.
A Limeitação era inerente ao tipo de aeronave, pois era espaço fisico nos patios das outras cidades.

Abraço
Muito interessante esse relato.

E no caso de passageiros que desembarcam em outras cidades?

Ganham "de presente" uma estadia com direito a pensão completa?

:D :D :D
Antonio Melo
Entusiasta da Aviação
Responder