Meus prezados:
Desde a redação das leis que deram origem à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) há contradições e lacunas graves, que desacreditam a eficácia da nova autoridade aeronáutica brasileira.
Vejamos o que temos de respostas do Govêrno aos anseios das nossas comunidades de aviação civil.
A tão sonhada ANAC foi sacramentada e o que assistimos é um "samba de criolo doido". Em lei complementar que criou a própria Agência e que estabelece até uma tabela de prêços para os serviços prestados, o imbroglio começa com a definição da própria Agência, no artigo 4º do seu decreto de criação:"A natureza da autarquia especial conferida à ANAC é caracterizada por independência administrativa, autonomia financeira, ausência de subordinação hierárquica e mandato fixo de seus dirigentes". No seu art. 8º, inciso 2º, o mesmo decreto determina: "A ANAC observará as prerrogativas específicas da autoridade aeronáutica, atribuídas ao Comandante da Aeronáutica, devendo ser previamente consultado sobre...". No art. 8º determina que a autoridade é o Comandante da Aeronáutica? Não entendí e acho que os inspetores da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional) também não entenderão quando vierem checar o nosso sistema quanto ao cumprimento das normas e acordo internacionais. Neste caso, como ocorreu em 2000 e 2005, quando o Brasil estiver na iminência de ser rebaixado para a categoria 2, quem será o responsável? O presidente da ANAC ou o Comandante da Aeronáutica? Esta é uma pequena amostra do "balaio-de-gatos" em que acabamos nos metendo, atropelando o processo. Existem problemas muito mais graves nas qüestões de orçamento, transferência de fundos, contratação de pessoal e por aí segue. No seu artigo 12 vamos encontrar uma pérola da burocracia brasileira: "Os diretores serão brasileiros, de "reputação ilibada", formação universitária e "elevado conceito" no campo de especialidade dos cargos a que serão nomeados pelo Presidente da República, após serem aprovados pelo Senado Federal". E ainda submetem o Presidente e os Senadores ao constrangimento de aprovar a nomeação de universitários de reputação ilibada.
Transcrição parcial, devidamente autorizada, de um artigo do Cmte. Décio Corrêa, ex-presidente da APPA (Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves) publicada em revista do setor
O sr. Zuanazzi parece ser uma pessoa de "elevado conceito" no campo do Turismo. Se-lo-á, também no de Aviação Civil?
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambock@brturbo.com.br
ANAC: sonho pode virar desilusão
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Pelo decreto emitido, havera um periodo de transicao de 120dias para que o DAC e seus arquivos e processos/pessoal sejam incorporados dentro da ANAC.
Eu posso estar enganado, mas eu acho que ha possibilidade desses 120dias passarem e talvez forcosamente serem prorrogados porque a ANAC possivelemente estaria faltando estrutura e credibilidade para andar sozinha.
Nao se esquecem - 2006 - ano eleitoral.
Eu posso estar enganado, mas eu acho que ha possibilidade desses 120dias passarem e talvez forcosamente serem prorrogados porque a ANAC possivelemente estaria faltando estrutura e credibilidade para andar sozinha.
Nao se esquecem - 2006 - ano eleitoral.