Mais um que circula na BRA
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Mais um que circula na BRA
Mais um email que circula na BRA , triste e surpreendente. Financeiramente a empresa vai bem , mas há uma crise emplantada por lá , uma crise administrativa que afeta todos os funcionários e pode perigosamente estar afetando a segurança de vôo , uma pena !
Crise na BRA linhas Aéreas.
Nós, o grupo de vôo formado pelos pilotos e comissários de bordo assim como todos os mecânicos, gostaríamos em nome da dignidade do trabalho e da SEGURANÇA DE VÔO, fazer um desabafo e um pedido de ajuda a todos aqueles envolvidos direta ou indiretamente com o transporte aéreo. Endereçamos esta mensagem a todos os USUÁRIOS, EMPRESÁRIOS e representantes da MÍDIA. Gostaríamos de em primeiro lugar fazer um breve relato de como se surgiu a BRA e depois seguir com as denúncias e irregularidades.
No início de 2002, a BRA era uma empresa que tentava se erguer depois de uma trágica parceria que quase culminou no encerramento das atividades. Graças à dedicação e ao empenho de todos os seus funcionários, logo começou a surgir das cinzas uma nova concepção de transporte aéreo que tinha como publico a classe “C” da população. Logo em seguida começou a vinda de outras aeronaves. Cada vez mais crescia o número de passageiros e também o interesse de empresas de turismo estrangeiras em trazer para o Brasil seus clientes a um preço competitivo, o qual culminou com a vinda de um Boeing 767 com capacidade para 280 passageiros. Devido ao sucesso comercial que teve ao longo destes anos, a BRA pertencente ao grupo PNX, adquiriu vários hotéis, aviões (total de nove Boeing 737 e um Boeing 767) e inúmeras lojas para vendas de suas passagens e pacotes.
Ao longo destes anos, através do trabalho dedicado de todo o grupo, a BRA consolidou uma equipe de funcionários muito competente, graças à maioria possuírem uma grande experiência e que acima de tudo vestia a camisa da empresa em todos os aspectos.
Até inicio de 2005, a grande maioria de nós funcionários sabíamos que a empresa pertencia a dois irmãos, Walter Folegati e Humberto Folegati. O primeiro (Walter) era muito conhecido, pois trabalhava diretamente na sede (Av. Ipiranga), e tinha um estilo de trabalho que não interferia nas áreas específicas. Já o segundo (Humberto), praticamente não o conhecíamos devido o seu trabalho ser voltado para a área comercial. Com o crescimento da empresa, Humberto resolveu atuar no setor operacional, trazendo seu “estilo pessoal de administração”. No começo, ele freqüentava a cabine de comando para ficar assuntando os pilotos e comissários e também para “fumar”. Como ele era o dono da empresa, fazíamos concessões em nome da preservação de nosso emprego. No inicio de 2005, chegou a empresa para fazer a acessória e coordenação de bases, o Sr. Waldomiro, que pertenceu ao grupo Varig durante muito tempo.
Assim que o Sr. Humberto chegou juntamente com seu conselheiro Sr. Waldomiro, a primeira atitude foi de suspender os pagamentos de horas extras de todos os mecânicos e inspetores da manutenção. Em seguida foi suspenso o pagamento das horas extras de todos os funcionários administrativos. Eles alegavam que estavam sendo roubados e que as horas extras trabalhadas deveriam ir para um banco de horas. Este absurdo, chegou a um ponto onde houveram alguns funcionários que compensaram as horas extras com mais de dois meses de férias.
Ainda não satisfeito com as reduções salariais, o Sr. Humberto começou uma campanha de terrorismo com o grupo de vôo que consistia em ameaças de redução salarial, demissões, acomodação dupla, não pagamento de diárias recebidas a bordo, etc. A grande maioria das ameaças de corte, são benefícios garantidos na CLT e nossa Convenção Coletiva dos Aeronautas. Além das ameaças, tínhamos que escutar coisas do tipo : - A legislação de vocês, é uma legislação de macacos.! E tudo isso em pleno vôo! Estas promessas aos poucos estão sendo cumpridas.
Infelizmente, a situação continua a piorar, degradando cada vez mais a SEGURANÇA DE VÔO. Aproximadamente á dois meses atrás, tivemos a demissão do Diretor de Operações (Cmte Alonso) que ainda era um dos poucos que fazia frente às reivindicações do Sr. Humberto. Hoje, temos um Diretor de Oper. (Cmte Alirio) que é o responsável direto pela SEGURANCÇA e pelas operações das aeronaves, porém segue a risca as determinações do Sr. Humberto, “fazendo pouco caso” de tudo aquilo que se refere a SEGURANÇA DE VÔO e ameaçando os pilotos caso este se oponha a decolar com uma aeronave com problemas. Vale lembrar que este cmte esteve envolvido em um acidente (Boeing 707 da empresa Skymaster) no qual foi declarado culpado pelo próprio DAC. É uma opinião geral entre todo os pilotos, que a sua competência esta muito abaixo dos mínimos requerido.
Num esforço em conjunto de alguns pilotos, fizemos várias denúncias ao Sindicato dos Aeronautas, DAC e ao Ministério Publico (segue a lista de denúncias abaixo). Já tivemos alguns resultados, porém acreditamos que a melhor resposta será a do próprio usuário quando souber destas inúmeras irregularidades. É muito fácil manter uma empresa sem honrar as obrigações trabalhistas, passando por cima da Convenção Coletiva e ter um número de trabalhadores muito abaixo do mínimo requerido. E´ muito fácil usar o poder da mídia para mascarar os fatos! Para verificar a veracidade dos fatos, basta entrevistar qualquer funcionário não comprometido com as irregularidades para saber no que se tornou a BRA Linhas Aéreas. Uma empresa sem bases morais e éticas onde o lucro esta acima da segurança, das leis, das autoridades, das pessoas. Sugerimos para aqueles profissionais interessados que busquem alternativas, pois temos no mercado empresários sérios que mantém a moral e a ética acima de interesses pessoais. Sugerimos também que, se algum empresário tiver interesse em adquirir a BRA, verifiquem a saúde interna da empresa e fiquem de olho no passivo trabalhista que será muito em breve significativo.
Assim caros USUÀRIOS, EMPRESÀRIOS e representantes da MÌDIA, pedimos aos Srs. que divulguem estas informações e nos ajudem a cobrar uma atitude mais enérgica das autoridades (DAC, Ministério Público e Sindicato dos Aeronautas), nossas forças estão minando e como disse anteriormente a SEGURANÇA DE VÔO esta degradando cada vez mais e, espero estar enganado más, se os fatos assim caminharem, um ACIDENTE logo irá fazer parte de todo este contexto. Todos os bons profissionais estão migrando para as outras empresas, sobrando somente um bando de gente inexperiente ou que devido a “limitações pessoais” é obrigado a tolerar este tipo de emprego. Espero que nem Eu nem ninguém dos Srs. venhamos a fazer parte de estatísticas de ACIDENTE AÈREO.
Em nome de todos os PILOTOS, COMISSÁRIOS DE VÔO E MECÂNICOS, agradecemos sua atenção e colaboração.
Segue abaixo a lista de irregularidades que vem sendo cometidas pela BRA:
1)REDUÇÃO DOS SALARIOS DOS PILOTOS E COMISSÀRIOS
2)EXISTÊNCIA DE FUNÇÕES IGUAIS COM SALÁRIOS DIFERENCIADOS
3)INEXISTÊNCIA DE FOLGAS, RESERVAS, SOBREAVISOS PUBLICADOS E ANTECIPAÇÃO
DA ESCALA MENOR QUE 7 DIAS.
4)PROGRAMAÇÃO QUE EXCEDE A REGULAMENTAÇÃO POR JORNADA DE TRABALHO
5)NÃO CUMPRIMENTO DAS CLAUSULAS E NÃO REMUNERAÇÃO PELA TRANSFERÊNCIA DE
BASE (TRIPULANTES BASE NATAL)
6)NUMERO DE TRIPULANTES PEQUENO PARA O NUMERO DE AERONAVES (MÉDIA DE 3 TRIPULAÇÕES POR ANV. Média mínima de 5)
7)PROIBIÇÂO DE INGRESSO NA CABINE POR TRIPULANTE VIAJANDO PARTICULAR
8)OBRIGATORIEDADE DE ASSINAR NOTA PROMISSORIA PARA FINS DE TREINAMENTO
9)NÃO REEMBOLSO DE CUSTOS COM Certificado de capacidade Física E VISTOS.
10)INVASÃO DA CABINE DE COMANDO POR PESSOA NAO-DETENTORA DE CCF E FUMO A BORDO.(Sr. Humberto)
11)CONSUMO DA REFEIÇÃO DOS TRIPULANTES PELO SR. HUMBERTO E SUA FAMILIA.
12)ARMAZENAMENTO DAS REFEIÇOES DE PASSAGEIROS E TRIPULANTES NOS PORÕES DAS AERONAVES DURANTE VOOS LONGOS QUE EXCEDEM TEMPO LIMITE.
13)FALTA DE INFRA-ESTRUTURA NAS BASES COM FALSAS DECLARAÇÕES DE MATERIAL E FALTA DE PESSOAL.
14)NÃO FORNECIMENTO DE UNIFORMES A MAIS DE DOIS ANOS.
Crise na BRA linhas Aéreas.
Nós, o grupo de vôo formado pelos pilotos e comissários de bordo assim como todos os mecânicos, gostaríamos em nome da dignidade do trabalho e da SEGURANÇA DE VÔO, fazer um desabafo e um pedido de ajuda a todos aqueles envolvidos direta ou indiretamente com o transporte aéreo. Endereçamos esta mensagem a todos os USUÁRIOS, EMPRESÁRIOS e representantes da MÍDIA. Gostaríamos de em primeiro lugar fazer um breve relato de como se surgiu a BRA e depois seguir com as denúncias e irregularidades.
No início de 2002, a BRA era uma empresa que tentava se erguer depois de uma trágica parceria que quase culminou no encerramento das atividades. Graças à dedicação e ao empenho de todos os seus funcionários, logo começou a surgir das cinzas uma nova concepção de transporte aéreo que tinha como publico a classe “C” da população. Logo em seguida começou a vinda de outras aeronaves. Cada vez mais crescia o número de passageiros e também o interesse de empresas de turismo estrangeiras em trazer para o Brasil seus clientes a um preço competitivo, o qual culminou com a vinda de um Boeing 767 com capacidade para 280 passageiros. Devido ao sucesso comercial que teve ao longo destes anos, a BRA pertencente ao grupo PNX, adquiriu vários hotéis, aviões (total de nove Boeing 737 e um Boeing 767) e inúmeras lojas para vendas de suas passagens e pacotes.
Ao longo destes anos, através do trabalho dedicado de todo o grupo, a BRA consolidou uma equipe de funcionários muito competente, graças à maioria possuírem uma grande experiência e que acima de tudo vestia a camisa da empresa em todos os aspectos.
Até inicio de 2005, a grande maioria de nós funcionários sabíamos que a empresa pertencia a dois irmãos, Walter Folegati e Humberto Folegati. O primeiro (Walter) era muito conhecido, pois trabalhava diretamente na sede (Av. Ipiranga), e tinha um estilo de trabalho que não interferia nas áreas específicas. Já o segundo (Humberto), praticamente não o conhecíamos devido o seu trabalho ser voltado para a área comercial. Com o crescimento da empresa, Humberto resolveu atuar no setor operacional, trazendo seu “estilo pessoal de administração”. No começo, ele freqüentava a cabine de comando para ficar assuntando os pilotos e comissários e também para “fumar”. Como ele era o dono da empresa, fazíamos concessões em nome da preservação de nosso emprego. No inicio de 2005, chegou a empresa para fazer a acessória e coordenação de bases, o Sr. Waldomiro, que pertenceu ao grupo Varig durante muito tempo.
Assim que o Sr. Humberto chegou juntamente com seu conselheiro Sr. Waldomiro, a primeira atitude foi de suspender os pagamentos de horas extras de todos os mecânicos e inspetores da manutenção. Em seguida foi suspenso o pagamento das horas extras de todos os funcionários administrativos. Eles alegavam que estavam sendo roubados e que as horas extras trabalhadas deveriam ir para um banco de horas. Este absurdo, chegou a um ponto onde houveram alguns funcionários que compensaram as horas extras com mais de dois meses de férias.
Ainda não satisfeito com as reduções salariais, o Sr. Humberto começou uma campanha de terrorismo com o grupo de vôo que consistia em ameaças de redução salarial, demissões, acomodação dupla, não pagamento de diárias recebidas a bordo, etc. A grande maioria das ameaças de corte, são benefícios garantidos na CLT e nossa Convenção Coletiva dos Aeronautas. Além das ameaças, tínhamos que escutar coisas do tipo : - A legislação de vocês, é uma legislação de macacos.! E tudo isso em pleno vôo! Estas promessas aos poucos estão sendo cumpridas.
Infelizmente, a situação continua a piorar, degradando cada vez mais a SEGURANÇA DE VÔO. Aproximadamente á dois meses atrás, tivemos a demissão do Diretor de Operações (Cmte Alonso) que ainda era um dos poucos que fazia frente às reivindicações do Sr. Humberto. Hoje, temos um Diretor de Oper. (Cmte Alirio) que é o responsável direto pela SEGURANCÇA e pelas operações das aeronaves, porém segue a risca as determinações do Sr. Humberto, “fazendo pouco caso” de tudo aquilo que se refere a SEGURANÇA DE VÔO e ameaçando os pilotos caso este se oponha a decolar com uma aeronave com problemas. Vale lembrar que este cmte esteve envolvido em um acidente (Boeing 707 da empresa Skymaster) no qual foi declarado culpado pelo próprio DAC. É uma opinião geral entre todo os pilotos, que a sua competência esta muito abaixo dos mínimos requerido.
Num esforço em conjunto de alguns pilotos, fizemos várias denúncias ao Sindicato dos Aeronautas, DAC e ao Ministério Publico (segue a lista de denúncias abaixo). Já tivemos alguns resultados, porém acreditamos que a melhor resposta será a do próprio usuário quando souber destas inúmeras irregularidades. É muito fácil manter uma empresa sem honrar as obrigações trabalhistas, passando por cima da Convenção Coletiva e ter um número de trabalhadores muito abaixo do mínimo requerido. E´ muito fácil usar o poder da mídia para mascarar os fatos! Para verificar a veracidade dos fatos, basta entrevistar qualquer funcionário não comprometido com as irregularidades para saber no que se tornou a BRA Linhas Aéreas. Uma empresa sem bases morais e éticas onde o lucro esta acima da segurança, das leis, das autoridades, das pessoas. Sugerimos para aqueles profissionais interessados que busquem alternativas, pois temos no mercado empresários sérios que mantém a moral e a ética acima de interesses pessoais. Sugerimos também que, se algum empresário tiver interesse em adquirir a BRA, verifiquem a saúde interna da empresa e fiquem de olho no passivo trabalhista que será muito em breve significativo.
Assim caros USUÀRIOS, EMPRESÀRIOS e representantes da MÌDIA, pedimos aos Srs. que divulguem estas informações e nos ajudem a cobrar uma atitude mais enérgica das autoridades (DAC, Ministério Público e Sindicato dos Aeronautas), nossas forças estão minando e como disse anteriormente a SEGURANÇA DE VÔO esta degradando cada vez mais e, espero estar enganado más, se os fatos assim caminharem, um ACIDENTE logo irá fazer parte de todo este contexto. Todos os bons profissionais estão migrando para as outras empresas, sobrando somente um bando de gente inexperiente ou que devido a “limitações pessoais” é obrigado a tolerar este tipo de emprego. Espero que nem Eu nem ninguém dos Srs. venhamos a fazer parte de estatísticas de ACIDENTE AÈREO.
Em nome de todos os PILOTOS, COMISSÁRIOS DE VÔO E MECÂNICOS, agradecemos sua atenção e colaboração.
Segue abaixo a lista de irregularidades que vem sendo cometidas pela BRA:
1)REDUÇÃO DOS SALARIOS DOS PILOTOS E COMISSÀRIOS
2)EXISTÊNCIA DE FUNÇÕES IGUAIS COM SALÁRIOS DIFERENCIADOS
3)INEXISTÊNCIA DE FOLGAS, RESERVAS, SOBREAVISOS PUBLICADOS E ANTECIPAÇÃO
DA ESCALA MENOR QUE 7 DIAS.
4)PROGRAMAÇÃO QUE EXCEDE A REGULAMENTAÇÃO POR JORNADA DE TRABALHO
5)NÃO CUMPRIMENTO DAS CLAUSULAS E NÃO REMUNERAÇÃO PELA TRANSFERÊNCIA DE
BASE (TRIPULANTES BASE NATAL)
6)NUMERO DE TRIPULANTES PEQUENO PARA O NUMERO DE AERONAVES (MÉDIA DE 3 TRIPULAÇÕES POR ANV. Média mínima de 5)
7)PROIBIÇÂO DE INGRESSO NA CABINE POR TRIPULANTE VIAJANDO PARTICULAR
8)OBRIGATORIEDADE DE ASSINAR NOTA PROMISSORIA PARA FINS DE TREINAMENTO
9)NÃO REEMBOLSO DE CUSTOS COM Certificado de capacidade Física E VISTOS.
10)INVASÃO DA CABINE DE COMANDO POR PESSOA NAO-DETENTORA DE CCF E FUMO A BORDO.(Sr. Humberto)
11)CONSUMO DA REFEIÇÃO DOS TRIPULANTES PELO SR. HUMBERTO E SUA FAMILIA.
12)ARMAZENAMENTO DAS REFEIÇOES DE PASSAGEIROS E TRIPULANTES NOS PORÕES DAS AERONAVES DURANTE VOOS LONGOS QUE EXCEDEM TEMPO LIMITE.
13)FALTA DE INFRA-ESTRUTURA NAS BASES COM FALSAS DECLARAÇÕES DE MATERIAL E FALTA DE PESSOAL.
14)NÃO FORNECIMENTO DE UNIFORMES A MAIS DE DOIS ANOS.
Digo outra vez, INACREDITÁVEL.
Ta faltando um sindicato forte e sério de tripulantes na aviação brasileira no modelo da ALPA americana.
www.alpa.org
Ta faltando um sindicato forte e sério de tripulantes na aviação brasileira no modelo da ALPA americana.
www.alpa.org
Incrível, VASP capítulo 2... só mudou as cores... até a linha 737 usa
... Brasil... cade o DAC hein??????

AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
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- PP
- Mensagens: 35
- Registrado em: Sex Jan 21, 2005 07:43
- Localização: São Paulo
- Contato:
Quem enviou este e-mail???
SERIA MUITO IMPORTANTE PARA TODOS NÓS SABERMOS SE SAIU DE DENTRO DA PRÓPRIA BRA OU É ALGUMA ARMAÇÃO PARA CONTER O CRESCIMENTO DE UMA NOVA EMPRESA!!!
Não estou aqui para proteger ninguém, somente que se apure os verdadeiros fatos. Se o usuário que redigiu este e-mail quer que este se torne público, deveria também tornar-se público.
Somente assim para ter credibilidade nos fatos...
Alexandre Barros
Aviação Brasil
SERIA MUITO IMPORTANTE PARA TODOS NÓS SABERMOS SE SAIU DE DENTRO DA PRÓPRIA BRA OU É ALGUMA ARMAÇÃO PARA CONTER O CRESCIMENTO DE UMA NOVA EMPRESA!!!
Não estou aqui para proteger ninguém, somente que se apure os verdadeiros fatos. Se o usuário que redigiu este e-mail quer que este se torne público, deveria também tornar-se público.
Somente assim para ter credibilidade nos fatos...
Alexandre Barros
Aviação Brasil
Olá sou novo no fórum, mas acompanho bastante a aviação em geral.
Isso me cheira a boatos alaranjados....
Não é possível que nada disso tenha saído com mais força pela mídia, se tratando de fatos terríveis como os citados acima.
Mas, vamos acompanhar com maior afinco este caso, e que se impeça a entrada desses possóveis tiranos na aviação
att
Isso me cheira a boatos alaranjados....
Não é possível que nada disso tenha saído com mais força pela mídia, se tratando de fatos terríveis como os citados acima.
Mas, vamos acompanhar com maior afinco este caso, e que se impeça a entrada desses possóveis tiranos na aviação
att
-
- PP
- Mensagens: 88
- Registrado em: Ter Jan 04, 2005 15:43
- Localização: brasilia/df
isto e verdade msm nao sao boatos.
m funcionario me contou nao vou dizer o seu nome mas ele trabalha em bsb e isto acontece.
nao e inacreditavel pois e verdade e isto acontece.
e uma pena pois fumo a bordo e proibido por normas internacionais e dar cadeia isto.
ps:a uns dias atras estava aqui em bsb uma aeronave da bra com problemas no seu interior acho que era o ar-condicionado que nao estava funcionando e os banheiros lacrados e msmo assim a anv decoou lotada com peso max. de dep
abraços
marcos felipe
m funcionario me contou nao vou dizer o seu nome mas ele trabalha em bsb e isto acontece.
nao e inacreditavel pois e verdade e isto acontece.
e uma pena pois fumo a bordo e proibido por normas internacionais e dar cadeia isto.








ps:a uns dias atras estava aqui em bsb uma aeronave da bra com problemas no seu interior acho que era o ar-condicionado que nao estava funcionando e os banheiros lacrados e msmo assim a anv decoou lotada com peso max. de dep




abraços
marcos felipe