Informação teórica: PLU->CNF

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
PR-WJI
MASTER
MASTER

Informação teórica: PLU->CNF

Mensagem por PR-WJI »

Preciso de uma ajuda e peço aos amigos:

De maneira de fácil compreensão, poderiam explicar o motivo da transferência dos vôos de PLU para CNF e por que apenas mantiveram a ponte PLU-CGH, PLU-SDU, PLU-BSB?
Preciso passar essa informação na faculdade e queria me informar aqui, com o pessoal!
Conto com a ajuda e paciencia de voces!
Desde já, agradecido!!!
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por RockboyDF »

Simples

CNF havia se tornado um grande elefante branco devido à sua distância para o centro de BH, coisa que PLU resolve muito bem. O governo estadual e a INFRAERO resolveram unir forças a fim de dinamizar a região do Aeroporto Internacional, que se não me engano está no município de Lagoa Santa, obrigando as empresas a operarem majoritariamente por lá e melhorando os acessos a Confins, para reduzir o tempo de traslado de e para BH.

O Diego pode explicar melhor, mas acho que resumidamente é isso.
Leonardo Vasconcelos- SBBR
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Phfleite, GRU, pelo menos prá mim é complicado.
Distância, trânsito pesadíssimo, risco de enchentes com chuvas fortes e etc...
Porém, CGH já está mais que saturado
Abraços
Irineu
Phenom
MASTER
MASTER

Mensagem por Phenom »

Em PLU hoje estão os seguintes vôos:

PLU-CGH 2x por dia com a TAM
PLU-CGH 1x por dia com a Varig
PLU-GRU 1x por dia com a Varig
PLU-GIG 1x por dia com a Gol
PLU-BSB 1x por dia com a Gol
E todos os vôos de passageiros da Total

Esses vôos ficaram graças a um acordo discutido entre Infraero, Prefeitura, FIEMG e demais interessados. Ficou definido que ficariam em PLU até a conclusão da Linha Verde, que vai transformar o acesso à CNF a partir do centro. O prazo terminaria em Novembro/2005 mas como as obras começaram nesse prazo, o mesmo foi prorrogado. Todos os demais vôos foram transferidos para CNF e novos vôos só são autorizados lá. A rotina mudou completamente e acabaram as confusões de gente andando pelo saguão, tropeçando em mala, etc.

Abraço
DanielVS
PC
PC

Mensagem por DanielVS »

NINGUEM RECLAMA DE GUARULHOS, GALEÃO, SALVADOR
Ninguém reclama de GRU porque ele dista 25 km do centro, e não 45 km como CNF.
Ninguém reclama de GIG porque ele dista 20 km do centro, e não 45 km como CNF.
Ninguém reclama de SSA porque ele dista 28 km do centro, e não 45 km como CNF.
Acho simplesmente incrível a população de Belo Horizonte aprovar sem restrições essa transferência de vôos.
Mas eu não moro em Belo Horizonte e não posso emitir opiniões, já que eu nunca usei CNF.

Fonte das distâncias dos aeroportos até o centro: Ministério dos Transportes.
DanielVS
PC
PC

Mensagem por DanielVS »

José Arthur, o Diego deu uma explicação detalhada sobre CNF no seguinte tópico:
http://www.aeroentusiasta.com.br/phpBB2 ... php?t=5519
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

DanielVS escreveu:
Acho simplesmente incrível a população de Belo Horizonte aprovar sem restrições essa transferência de vôos.
Para os que não acompanharam o fato:
Aconteceu que, em 2004, fizeram uma articulação de Governo Federal + Infraero + DAC + Governo Estadual + Prefeitura de BH + Passividade do povo de BH e conseguiram, assim facilmente, transferir mais de 95% dos vôos de PLU para CNF.
E havia, na época pronto, o projeto básico de ampliação das instalações de PLU (porque estavam incompatíveis com o crescimento da demanda) para ser executado, inclusive com dotação orçamentária. Eu vi a foto da maquete em um jornal local. As obras seriam do outro lado da pista (construção de outro terminal), além de contemplarem novos acessos viários diretos ao corredores Antônio Carlos e Cristiano Machado. De repente não se falou mais nisso e os projetos onde estão ? Arquivados, talvez para sempre.
Queria só saber se resolvessem fazer em CGH e/ou SDU o mesmo que fizeram em PLU. O que aconteceria ? Os usuários responderiam: AQUI NÃO...E ponto final.

Maurício.
Phenom
MASTER
MASTER

Mensagem por Phenom »

Ainda bem que somos passivos. Defender uma ampliação daquele porte em PLU é um absurdo. Eu não vou citar os problemas porque já estou cansado de dizer e o pessoal cansado de ouvir. Pra muitos é difícil aceitar isso, mas a transferência só trouxe benefícios. O fator contrário é apenas a distância, que deve ser com bom senso colocado numa balança junto com os ganhos que BHZ, Lagoa Santa, Confins, Vespasiano tiveram. Mas não, o que vale é ficar repetindo diariamente que CNF está a 45KM do centro.

Absurdo pra mim é morar numa cidade com um aeroporto com uma pistinha de 2500m (não há pra onde amplia-la), sem ILS (PLU nunca vai ter isso, já foi demonstrado a inviabilidade), um trânsito nos arredores que faria qualquer adiantado perder seu vôo (ou já se esqueceram da zona que era o trânsito ali ? Meia dúzia de obras não vão suprir a demanda ali jamais) e que só serviria pra amarrar o desenvolvimento aéreo de BHZ.

Falar mal de CNF dessa forma é olhar apenas pro próprio umbigo. Uma cidade parada no tempo só porque uma parcela dos usuários não pode se dar ao luxo de deslocar 1 hora do centro até o aeroporto. Isso sim deve ser pensar no coletivo.

Abraço
DanielVS
PC
PC

Mensagem por DanielVS »

Diego, em outubro do ano passado vc disse que a concessão para as rotas para CGH, GRU, GIG e BSB acabariam no final do ano. Entretanto, parece que isso não ocorreu, considerando que até hoje existem vôos para essas localidades partindo de PLU. Vc sabe o motivo da extensão do prazo? Ou agora não há mais prazo?
Qual o motivo de deixarem PLU, como vc mesmo disse no tópico do ano passado, aquém da capacidade?
DanielVS
PC
PC

Mensagem por DanielVS »

Queria só saber se resolvessem fazer em CGH e/ou SDU o mesmo que fizeram em PLU. O que aconteceria ? Os usuários responderiam: AQUI NÃO...E ponto final.
Infelizmente, Maurício, isso já aconteceu e os usuários não responderam o que você previu. Deixaram CGH às moscas, operando apenas com turboélices.
O mesmo vale para SDU, que atualmente só opera a ponte aérea e vôos regionais no estado do RJ.
Portanto, não se preocupe. Paulistanos e cariocas também são passivos.
DanielVS
PC
PC

Mensagem por DanielVS »

...só porque uma parcela dos usuários não pode se dar ao luxo de deslocar 1 hora do centro até o aeroporto. Isso sim deve ser pensar no coletivo.
Discordo. A maioria dos usuários do transporte aéreo não é gente que não tem nada o que fazer ou turistas. A maioria dos usuários é de homens/mulheres de negócios que têm horários a cumprir. Portanto, o tempo é mesmo um luxo e essas pessoas não têm tempo de sobra para gastar. Essas pessoas não são "uma parcela", e sim a maioria.
Pensar no coletivo, para mim, seria levar o metrô de BH até PLU e até CNF.
Reduzir os vôos? Concordo plenamente. Deixar PLU às moscas? Alguém deve estar ganhando muito $$$$ com isso.
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

DanielVS escreveu:
Deixaram CGH às moscas, operando apenas com turboélices.
O mesmo vale para SDU, que atualmente só opera a ponte aérea e vôos regionais no estado do RJ.
DanielVS, atualmente partem vôos (jatos) de CGH para várias cidades do Brasil, como Porto Velho, Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, etc.
Ninguém os leva para GRU. Além de existir essa opção também.
Quanto ao SDU, realmente só opera a ponte e regionais.

Maurício.
Phenom
MASTER
MASTER

Mensagem por Phenom »

DanielVS escreveu:Diego, em outubro do ano passado vc disse que a concessão para as rotas para CGH, GRU, GIG e BSB acabariam no final do ano. Entretanto, parece que isso não ocorreu, considerando que até hoje existem vôos para essas localidades partindo de PLU. Vc sabe o motivo da extensão do prazo? Ou agora não há mais prazo?
Qual o motivo de deixarem PLU, como vc mesmo disse no tópico do ano passado, aquém da capacidade?
O prazo foi prorrogado porque as obras que deviam terminar em novembro, começaram nessa data. E por mim poderiam deixar esses vôos em PLU.

Abraço
Phenom
MASTER
MASTER

Mensagem por Phenom »

DanielVS escreveu: Discordo. A maioria dos usuários do transporte aéreo não é gente que não tem nada o que fazer ou turistas. A maioria dos usuários é de homens/mulheres de negócios que têm horários a cumprir. Portanto, o tempo é mesmo um luxo e essas pessoas não têm tempo de sobra para gastar. Essas pessoas não são "uma parcela", e sim a maioria.
Pensar no coletivo, para mim, seria levar o metrô de BH até PLU e até CNF.
Reduzir os vôos? Concordo plenamente. Deixar PLU às moscas? Alguém deve estar ganhando muito $$$$ com isso.
1) Acontece que não são todos os executivos que desaprovam CNF. Basta ir até lá e ver a revolta presente no aeroporto (só falta pássaro cantando). A opinião geral é, o aeroporto é longe ? Sim, muito. Está ruim ? Não, está melhor do que em PLU apesar da distância.

2) PLU não está as moscas. Acontece que ele despachava 3,5 milhões de pax num terminal pra 1,5 milhões. Apenas isso.

3) É claro que seria bom um metrô até lá, mas quem é que vai pagar ? Já que os "do contra" se desgastam tanto pra falar mal de CNF podiam se juntar e pedir uma obra desse tipo. Ajudaria a todos realmente.

Abraço
Constellation
Moderador
Moderador

Falta Metrô...

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

O problema dos nossos aeroportos não é tanto a distância, mas o acesso a eles. A grande maioria dos grandes aeroportos do exterior são servidos por metrô, trem de alta velocidade, etc. etc. E os nossos: NENHUM. Isso seria resolver o problema definitivamente.

Já pensou o sujeito pegar o Metrô no centro de BH, ou de Sampa, e chegar rapidinho, sem engarrafamentos e sem complicações, ao aeroporto? E ainda por cima por um baixo custo (quanto custa o táxi da Afonso Pena até CNF??)

Ninguém iria ficar com saudade da bagunça do Aeroporto da Pampulha super lotado, com trânsito infernal, tropeçando em mala dos outros. Acho que Pampulha fica bem com pequenos aviões regionais.

Confins tem uma ótima estrutura, bonito, espaçoso, boa pista, e era uma pena ficar às moscas como estava.

Um abraço a todos.
Imagem
DanielVS
PC
PC

Mensagem por DanielVS »

Acontece que não são todos os executivos que desaprovam CNF. Basta ir até lá e ver a revolta presente no aeroporto (só falta pássaro cantando). A opinião geral é, o aeroporto é longe ? Sim, muito. Está ruim ? Não, está melhor do que em PLU apesar da distância.
É verdade. E é claro que CNF deve estar melhor que PLU antes da mudança. Eu presenciei o horário de pico de PLU. Pior que rodoviária em véspera de feriado. E sem ar condicionado.
Não estou dizendo que PLU deveria continuar como estava. Só acho que não era necessária uma redução tão drástica no número de vôos.
2) PLU não está as moscas.
Tudo bem, realmente "às moscas" é muito relativo. Quem está acostumado com o tráfego aéreo de Atlanta ou Los Angeles deve achar Guarulhos "às moscas".
Para ser exato, entrei no Sivnet da Infraero e, para amanhã, estão previstas 6 (seis) chegadas de aviões de médio porte (Boeings e Airbus) em PLU. Se comparar com o tráfego aéreo de Itanhaém (SP), PLU estará congestionado.
3) É claro que seria bom um metrô até lá, mas quem é que vai pagar?
Se você paga Imposto de Renda, você deve imaginar. Agora, porque o governo não tem dinheiro para tanto, isso é outra história...
Já que os "do contra" se desgastam tanto pra falar mal de CNF podiam se juntar e pedir uma obra desse tipo. Ajudaria a todos realmente.
Não sei se foi uma indireta a mim (entre outros), mas se foi, foi mal direcionada. Já mandei uma carta para a Infraero e uma para o Governo do Estado de Minas Gerais, manifestando-me a respeito. Dizia que a redução de vôos deveria ser proporcional, e não como foi feita.
Mas depois acabei me arrependendo. Afinal, a população de BH está tão contente com a mudança que se minhas considerações fossem aceitas todos ficariam insatisfeitos.
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

Diego - BHZ escreveu:
DanielVS escreveu:
É claro que seria bom um metrô até lá, mas quem é que vai pagar ? Já que os "do contra" se desgastam tanto pra falar mal de CNF podiam se juntar e pedir uma obra desse tipo. Ajudaria a todos realmente.

Abraço
A questão não é ser contra CNF. É ser a favor também de PLU (dentro da sua capacidade máxima de utilização). E quanto ao Metrô, já foi apresentado publicamente pela CBTU o projeto agora subterrâneo - linha 3 (Pampulha/Savassi) - que irá ter uma estação justamente na entrada da UFMG. Portanto, a menos de 1 km de PLU.
Metrô para CNF é tecnicamente inviável, pois atravessaria grande trecho sem demanda, não compensando o enorme custo de implantação.

Maurício.
Phenom
MASTER
MASTER

Mensagem por Phenom »

Essa questão de metrô até lá já foi comentado pelos órgãos competentes, mas bem por alto. Talvez se houvesse uma parceria com iniciativa privada o projeto poderia ser viabilizado. Uma composição não muito grande poderia de repente ser viável, até porque o bilhete pra um veículo dessa natureza poderia custar um pouco mais. Todo mundo (ou quase todo mundo) paga seus impostos, o problema é vê-los retornar. Mas isso infelizmente é problema do Brasil inteiro. Deixo claro também que não sou contra PLU, mas se o tráfego de BHZ exige a escolha de um aeroporto eu fico com CNF sem pensar duas vezes. Mas o movimento só cresce, não tem jeito. A aviação regional está crescendo muito e PLU tende a ficar cada dia mais movimentado, mesmo que ainda fique longe do que era até 2004.

ABraço
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por RockboyDF »

Acho que ocorre uma inversão da lógica das coisas.

A transferência era necessária, isso é indiscutível. PLU está encravado no meio da cidade, tem condição técnica deficiente, tem pouco espaço para ampliações, etc, etc. O problema é que inverteram a seqüência normal dos fatos, que seria a implantação de um sistema de transporte rápido, melhoria das condições da via de acesso a Confins, acordo com os taxistas, para depois disso haver a transferência. Mas não; primeiro transfere e o usuário se vira enquanto é resolvido o que fazer para tornar o aeroporto internacional mais acessível.

Senão, os mesmos fatores que esvaziaram CNF voltarão a tona, pondo tudo a perder. Ninguém quer levar 55 minutos de Brasília a Confins e mais de uma hora para chegar à Savassi.

Sobre o transporte até CNF, a melhor alternativa é um trem de superfície, estilo VLT ou Monorail, devido aos menores custos de implantação e à possibilidade de algum retorno a longo prazo.

(Apenas como curiosidade: quase nenhum sistema de metrô do mundo paga o investimento feito; poucos são superavitários. No Brasil, o de São Paulo é o único que consegue empatar custos fixos e variáveis com a receita e às vezes, gerar algum lucro. Os outros, inclusive o daqui, prejuízos anuais)
Leonardo Vasconcelos- SBBR
DanielVS
PC
PC

Mensagem por DanielVS »

PLU está encravado no meio da cidade, tem condição técnica deficiente, tem pouco espaço para ampliações, etc, etc.
Espero que em CNF não se repita a mesma história que acontece nos demais aeroportos. O governo não consegue deter a construção de casas, bairros e até edifícios em torno dos aeroportos, e em poucos anos eles ficam isolados no meio de uma cidade que até então não existia. Assim foi com CGH, assim foi com GRU. Até em Viracopos estão tendo que avaliar onde vão colocar a nova pista, já que existem bairros ao redor do aeroporto e, dependendo da orientação da nova pista, seria necessário desapropriação de imóveis e todos os custos envolvidos.
E quando esses aeroportos precisarem crescer? Fácil, joga o povo para outro mais longe, que não está tão congestionado.
Quero ver quando CNF precisar de uma nova pista, novo terminal, ampliação de hangares... Será que ainda vai ter espaço ou vai ficar que nem GRU?
Ao contrário de outros países mais organizados, aqui só se pensa no presente. O futuro? Ah, deixa para amanhã...
Responder