A aviação experimental, principalmente a americana, vem utilizando cada vez mais os motores automotivos aeronautizados. Vejam como exemplo, os motores Subaru utilizados na maioria dos aviões RV. Aqui no Brasil existem vários "fabricantes' de motores aeronautizados com base nos V mas ainda sem uma aceitação por parte dos aeronautas brasileiros. Seria interessante uma troca de informações a respeito, pois poder voar com segurança e usando uma gasolina que não custe quase 4 reais o litro (em alguns lugares até quase 6 reais) seria uma grande solução.
P.S.: Os motores automotivos são produzidos em grandes quantidades, portanto, são mais baratos, além de contarem com uma boa durabilidade/potência e, em alguns casos com injeção eletrônica . Os problemas com redutores estão sendo resolvidos com as novas correias sincronizadas e engrenagens mais duráveis. Uma boa escolha seria o SXE 3000 que tem uns 270 hp com um peso de apenas 54Kg.
Fonte: Minha comunidade no Orkut: Amigos dos Aviões a Helice
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=275407
Aviação Experimental: Motores Automotivos?
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
Anonymous
A Subaru chegou a colocar um motor inicialmente concebido para avião num carro. Se não me engando, era o Subaru Legance (vendido no Brasil). O motor era um Boxer de 4 cilíndros opostos horizontalmente e refrigerado a ar derivado de uso aeronáutico com as devidas modificações para uso "terrestre".
Abraços
Abraços
Aí vai o resumo do 1º encontro de motorização para aviação experimental.
http://www.abraex.com.br/pdf/encontromotorizacao.doc
http://www.abraex.com.br/pdf/encontromotorizacao.doc
-
Anonymous
O motor a álcool em aviões seria mesmo uma boa. Motores a álcool têm compressão maior o que gera mais potência. O problemas ainda é pq o álcool é um combustível "frio" e também a corrosão criada em carburadores, coletores e outras peças (quem não se lembra dos primeiros carros a álcool?)José Arthur - SBPA escreveu:Teriam que adaptar um motor de carro, utilizando como combustivel o Alcool!! Imagina... o preço do litro está a 1,50 aproximadamente! Ia ser sucesso...
Não sei ao certo, se o Ipanema já está homologado para o uso do álcool, mas tem alguns malucos que usam o combustível. Decolam com AVGAS num tanque e voam com o álcool no outro. Para o pouso, voltam para o AVGAS. Além disso, voam com mistura rica o tempo todo.
Isso tudo, sem falar na gasolina SUPRA que também vem sendo utilizada na aviação, principalmente agrícola, com grande riscos de acidentes.
Que venha o álcool na aviação! Devidamente homologado e seguro.
“Avião a álcool. Você ainda vai voar num! “
Abraços
