POUSO SEGURO - Dúvidas de um passageiro
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- PP
- Mensagens: 38
- Registrado em: Ter Fev 15, 2005 15:13
- Localização: São Paulo
POUSO SEGURO - Dúvidas de um passageiro
Prezados colegas:
A notícia a seguir compilada da Reuters mostra que é possível ocorrerem acidentes quase inexplicáveis na aviação. Acho que a afirmação tem uma certa lógica, pois já passei sustos em alguns pousos no passado, de maneira que sempre quando viajo tenho uma cisma de que o pouso não será tranqüilo.
Gostaria que os colegas me ajudassem a superar estes temores. Melhor perguntando: quais são os riscos enfrentados por uma aeronave durante uma aterragem? É possível a aeronave não se estabilizar na reversão? Os freios são suficientes para uma parada segura?
Muito agradeceria sua atenção.
Saudações
Claudio Paiva
Segue a reportagem da REUTERS referente ao acidente de agosto passado com a AF em Toronto:
"The crash of an Air France jet in Toronto on August 2, 2005, does not appear to have been caused by problems with the Airbus A340 itself according earning reports of Canada's Transport Safety Board. Investigators have not detected any problems with the flight controls, spoilers, tires and brakes and the digital flight data recorder data has not revealed any system troubles or malfunctions.
The disaster occurred because after a landing long, the aircraft overran the end of the runway and came to rest in a ravine about 200 metres beyond the end of the tarmac. The Air Line Pilots Association has complained about the ravine, saying obstacle-free safety areas are needed beyond the runway".
A notícia a seguir compilada da Reuters mostra que é possível ocorrerem acidentes quase inexplicáveis na aviação. Acho que a afirmação tem uma certa lógica, pois já passei sustos em alguns pousos no passado, de maneira que sempre quando viajo tenho uma cisma de que o pouso não será tranqüilo.
Gostaria que os colegas me ajudassem a superar estes temores. Melhor perguntando: quais são os riscos enfrentados por uma aeronave durante uma aterragem? É possível a aeronave não se estabilizar na reversão? Os freios são suficientes para uma parada segura?
Muito agradeceria sua atenção.
Saudações
Claudio Paiva
Segue a reportagem da REUTERS referente ao acidente de agosto passado com a AF em Toronto:
"The crash of an Air France jet in Toronto on August 2, 2005, does not appear to have been caused by problems with the Airbus A340 itself according earning reports of Canada's Transport Safety Board. Investigators have not detected any problems with the flight controls, spoilers, tires and brakes and the digital flight data recorder data has not revealed any system troubles or malfunctions.
The disaster occurred because after a landing long, the aircraft overran the end of the runway and came to rest in a ravine about 200 metres beyond the end of the tarmac. The Air Line Pilots Association has complained about the ravine, saying obstacle-free safety areas are needed beyond the runway".
- arthuramaral_CGR
- Moderador
- Mensagens: 5493
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
- Localização: Campo Grande-MS
- Contato:
Numa das últimas Aeromagazine tem uma reportagem sobre isso e citam esse pouso do AF A340, e, segundo dizem lá o toque da aeronave ocorreu muito além da marca ideal, o que fez com que a aeronave não conseguisse parar no restante de pista disponível.
Parece que foi o mesmo que ocorreu com o 737-700 da Southwest em Chicago...
Mau tempo e pouso não estabilizado ou fora do padrão, uma combinação fatal.
Parece que foi o mesmo que ocorreu com o 737-700 da Southwest em Chicago...
Mau tempo e pouso não estabilizado ou fora do padrão, uma combinação fatal.
- Constellation
- Moderador
- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Pouso seguro
Prezado Cláudio,
Os acidentes são mais comuns na aproximação do que no pouso propriamente dito.
Os freios tem total capacidade de frear o avião. Os reversores de empuxo são utilizados mais para poupar pneus e freios, mas não são essenciais.
Os maiores causadores de acidentes no pouso são as pistas contaminadas, além de aproximações mal feitas que ensejariam uma arremetida.
A contaminação por água não é a pior. Pistas contaminadas por chuva congelada ou slush podem ser muito piores.
Um abraço.
Os acidentes são mais comuns na aproximação do que no pouso propriamente dito.
Os freios tem total capacidade de frear o avião. Os reversores de empuxo são utilizados mais para poupar pneus e freios, mas não são essenciais.
Os maiores causadores de acidentes no pouso são as pistas contaminadas, além de aproximações mal feitas que ensejariam uma arremetida.
A contaminação por água não é a pior. Pistas contaminadas por chuva congelada ou slush podem ser muito piores.
Um abraço.

-
- Fundador
- Mensagens: 9637
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:
Cláudio e demais, boa noite.
Sua dúvida me lembrou o acidente ocorrido em 1985 com um B747-200 da AFR no Galeão, durante o pouso. Veja os detalhes e fotos.
Fonte: http://aviation-safety.net
Date: 02 DEC 1985
Type: Boeing 747-228B
Operator: Air France
Registration: F-GCBC
Msn / C/n: 22427/485
Year built: 1980
Engines: 4 General Electric CF6-50E
Crew: 0 fatalities / ? on board
Passengers: 0 fatalities / ? on board
Total: 0 fatalities / 273 on board
Airplane damage: Written off
Location: Rio de Janeiro-Galeao International Airport, RJ (GIG) (Brazil)
Phase: Landing (LDG)
Nature: International Scheduled Passenger
Departure airport: Paris-Charles de Gaulle Airport (CDG)
Destination airport: Rio de Janeiro-Galeao International Airport, RJ (GIG)
Narrative:
The aircraft veered off the runway on landing, crossed a ditch and collided with a concrete ramp. It appeared that the no. 1 engine throttle cable had broken, making it impossible for the flight crew to control engine power. The engine had accelerated to an unusually high level of (forward) thrust (above take-off power).
(Fotos: Alberto Bertoni)



Sua dúvida me lembrou o acidente ocorrido em 1985 com um B747-200 da AFR no Galeão, durante o pouso. Veja os detalhes e fotos.
Fonte: http://aviation-safety.net
Date: 02 DEC 1985
Type: Boeing 747-228B
Operator: Air France
Registration: F-GCBC
Msn / C/n: 22427/485
Year built: 1980
Engines: 4 General Electric CF6-50E
Crew: 0 fatalities / ? on board
Passengers: 0 fatalities / ? on board
Total: 0 fatalities / 273 on board
Airplane damage: Written off
Location: Rio de Janeiro-Galeao International Airport, RJ (GIG) (Brazil)
Phase: Landing (LDG)
Nature: International Scheduled Passenger
Departure airport: Paris-Charles de Gaulle Airport (CDG)
Destination airport: Rio de Janeiro-Galeao International Airport, RJ (GIG)
Narrative:
The aircraft veered off the runway on landing, crossed a ditch and collided with a concrete ramp. It appeared that the no. 1 engine throttle cable had broken, making it impossible for the flight crew to control engine power. The engine had accelerated to an unusually high level of (forward) thrust (above take-off power).
(Fotos: Alberto Bertoni)



Sem mais.
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/

Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/

-
- PP
- Mensagens: 38
- Registrado em: Ter Fev 15, 2005 15:13
- Localização: São Paulo
Prezado Fábio:
Você sabe que este acidente da AF me passou pela cabeça há 15 anos atrás aproximadamente. Estava num 734 da Transbrasil indo de CGH para GIG numa manhã com tempo bom (Santos Dumont estava em reformas devido ao incêndio que sofrera). Até hoje não consegui entender o que aconteceu: no pouso, após o toque, naquela imensidão de pista, o comandante não conseguia segurar a aeronave que parecia desgovernada indo de um lado para outro da pista, até a parada total. Depois fomos normalmente para o TPS sem que ninguém explicasse o que acontecera.
Em Lisboa no ano passado aconteceu caso parecido. Muito cedo, ainda escuro e com orvalho na pista, chegando de GRU pelo A340 da TAP, após o toque o comandante deu uma violenta corrigida na trajetória que fez parecer que estávamos na iminência de uma colisão, conseguindo no entanto parar a aeronave com segurança no fim da pista e nada sendo explicado.
Claro que são casos esporádicos, viajo bastante e participo de pousos maravilhosos. A minha dúvida apenas é esta: é possível ocorrer alguma situação em que a correção de alguma anormalidade pode levar a situações de insegurança?
Grato
Claudio Paiva
Você sabe que este acidente da AF me passou pela cabeça há 15 anos atrás aproximadamente. Estava num 734 da Transbrasil indo de CGH para GIG numa manhã com tempo bom (Santos Dumont estava em reformas devido ao incêndio que sofrera). Até hoje não consegui entender o que aconteceu: no pouso, após o toque, naquela imensidão de pista, o comandante não conseguia segurar a aeronave que parecia desgovernada indo de um lado para outro da pista, até a parada total. Depois fomos normalmente para o TPS sem que ninguém explicasse o que acontecera.
Em Lisboa no ano passado aconteceu caso parecido. Muito cedo, ainda escuro e com orvalho na pista, chegando de GRU pelo A340 da TAP, após o toque o comandante deu uma violenta corrigida na trajetória que fez parecer que estávamos na iminência de uma colisão, conseguindo no entanto parar a aeronave com segurança no fim da pista e nada sendo explicado.
Claro que são casos esporádicos, viajo bastante e participo de pousos maravilhosos. A minha dúvida apenas é esta: é possível ocorrer alguma situação em que a correção de alguma anormalidade pode levar a situações de insegurança?
Grato
Claudio Paiva
Claudio, possível com certeza é... agora as probabilidades são ínfimas.
Para um passageiro é praticamente impossível saber se o pouso vai ou não ser "seguro". São inúmeras variáveis que afetam um pouso e sendo assim cada pouso é um pouso diferente. Os cálculos para a parada de um avião comercial numa pista específica sempre colocam uma margem de segurança para minimizar os riscos de problemas.
Por exemplo, se um avião pousa e pára em 1000mt, há um acréscimo de ~1,6x para pista seca e ~1,9x para pista molhada. Ou seja para um avião que pousa e para em 1000mt a pista mínima que ele opera é uma de 1.600mt. Como disse o Constellation o reverso não entra nesses cálculos de parada.
Abraço
Para um passageiro é praticamente impossível saber se o pouso vai ou não ser "seguro". São inúmeras variáveis que afetam um pouso e sendo assim cada pouso é um pouso diferente. Os cálculos para a parada de um avião comercial numa pista específica sempre colocam uma margem de segurança para minimizar os riscos de problemas.
Por exemplo, se um avião pousa e pára em 1000mt, há um acréscimo de ~1,6x para pista seca e ~1,9x para pista molhada. Ou seja para um avião que pousa e para em 1000mt a pista mínima que ele opera é uma de 1.600mt. Como disse o Constellation o reverso não entra nesses cálculos de parada.
Abraço
-
- PP
- Mensagens: 38
- Registrado em: Ter Fev 15, 2005 15:13
- Localização: São Paulo
FASE MAIS CRITICA
Somente comentando..., a maioria dos Passageiros.., tem medo em relacao ao POUSO.., sendo que a DECOLAGEM e a mais CRITICA das fases do voo!. A Aeronave nao tem Altura NEM velocidade. Ja no pouso e o contrario.
Outra coisa.., Sou piloto, mas tb viajo como extra na cabine de passageiros, logico.., e e comum passageiros e ate COMISSARIOS reclamarem de um pouso mais "DURO" do que o normal. Para os leigos., saibam que um pouso um pouco mais "DURO" ou "DURO MESMO" e muito mais seguro do que um pouso "Lambido"..., pois para "Lamber" o pouso, o Piloto tem que quebrar o Planeio da Aeronave, e vir mais veloz do que o normal..., para obter maior sustentacao!, e assim ter maior fimeza no controle da aeronave. Ocorre que vindo mais rapido e abaixo do perfil de aproximacao.., isso coloca seriamente em risco a operacao da aeronave..!, pois em caso de chuva.., acentua-se muito mais esse problema.
Para o Americano, nao existe "Lamber Pouso", o pouso e TECNICO.., pousou com seguranca.., entao foi um otimo pouso!. Infelizmente na cultura do Passageiro, Comandante BOM e aquele que "POUSA LAMBIDO"..., Pobre Passageiro.., Nao sabe a besteira que fala.., e estimula a formacao de novos Top-Guns...kkkkkkkk.
Obs. SOU PILOTO..., E ADORO FAZER UM POUSO LISO.., quem nao gosta...?, S'o queria que esse tipo de informacao a respeito da tecnica do pouso e a cultura de se julgar um voo pelo "TOQUE" fosse difundida.., para nao termos mais que ouvir baboseiras ditas de pessoas que nao entendem, mas sabem julgar!!, E CONDENAR SUMARIAMENTE O CMTE.(Estou meio revoltado pois essa situacao se passou em Curitiba essa semana, apos um reverso que nao entrou no pouso, e a Rwy 15 ENCHARCADA!, o Cmte. foi muito preciso em identificar e corrigir uma situacao que poderia se agravar.., gracas a CONHECIDA pista totalmente ESCORREGADIA de Curitiba, e a uma anormalidade mecanica.., mas que nao gerou maiores problemas..., a nao ser comentarios BESTAS propagados por um senhor no Saguao...!, Ah vontade de ter um Quadro e perder 10 minutos dando aula ao "EXPERT" em Aviacao)
Bom..., tai o recado..., espero que possa ter conseguido transmitir minha informacao a todos., apesar do teclado sem acentos. Me desculpem.
P.S. Claro que.., esporadicamente um "As" da aviacao.., consegue pousar liso sem usar dessas tecnicas acima descritas., seja fazendo uso da HABILIDADE, seja fazendo uso da SORTE.., so quem voa sabe!. Enfim.., vc pode ter 100.000 pousos..., Mas quem voa sabe q nunca 1 e igual ao outro!. Principalmente quem voa ou voou Seneca...!
, Sabem do q eu to falando..!
Abracos...!
Rogeriouzz
Outra coisa.., Sou piloto, mas tb viajo como extra na cabine de passageiros, logico.., e e comum passageiros e ate COMISSARIOS reclamarem de um pouso mais "DURO" do que o normal. Para os leigos., saibam que um pouso um pouco mais "DURO" ou "DURO MESMO" e muito mais seguro do que um pouso "Lambido"..., pois para "Lamber" o pouso, o Piloto tem que quebrar o Planeio da Aeronave, e vir mais veloz do que o normal..., para obter maior sustentacao!, e assim ter maior fimeza no controle da aeronave. Ocorre que vindo mais rapido e abaixo do perfil de aproximacao.., isso coloca seriamente em risco a operacao da aeronave..!, pois em caso de chuva.., acentua-se muito mais esse problema.
Para o Americano, nao existe "Lamber Pouso", o pouso e TECNICO.., pousou com seguranca.., entao foi um otimo pouso!. Infelizmente na cultura do Passageiro, Comandante BOM e aquele que "POUSA LAMBIDO"..., Pobre Passageiro.., Nao sabe a besteira que fala.., e estimula a formacao de novos Top-Guns...kkkkkkkk.
Obs. SOU PILOTO..., E ADORO FAZER UM POUSO LISO.., quem nao gosta...?, S'o queria que esse tipo de informacao a respeito da tecnica do pouso e a cultura de se julgar um voo pelo "TOQUE" fosse difundida.., para nao termos mais que ouvir baboseiras ditas de pessoas que nao entendem, mas sabem julgar!!, E CONDENAR SUMARIAMENTE O CMTE.(Estou meio revoltado pois essa situacao se passou em Curitiba essa semana, apos um reverso que nao entrou no pouso, e a Rwy 15 ENCHARCADA!, o Cmte. foi muito preciso em identificar e corrigir uma situacao que poderia se agravar.., gracas a CONHECIDA pista totalmente ESCORREGADIA de Curitiba, e a uma anormalidade mecanica.., mas que nao gerou maiores problemas..., a nao ser comentarios BESTAS propagados por um senhor no Saguao...!, Ah vontade de ter um Quadro e perder 10 minutos dando aula ao "EXPERT" em Aviacao)
Bom..., tai o recado..., espero que possa ter conseguido transmitir minha informacao a todos., apesar do teclado sem acentos. Me desculpem.
P.S. Claro que.., esporadicamente um "As" da aviacao.., consegue pousar liso sem usar dessas tecnicas acima descritas., seja fazendo uso da HABILIDADE, seja fazendo uso da SORTE.., so quem voa sabe!. Enfim.., vc pode ter 100.000 pousos..., Mas quem voa sabe q nunca 1 e igual ao outro!. Principalmente quem voa ou voou Seneca...!

Abracos...!
Rogeriouzz
-
- PP
- Mensagens: 38
- Registrado em: Ter Fev 15, 2005 15:13
- Localização: São Paulo
Prezados amigos:
A notícia do NYT, que junto abaixo, trata das observações do Constellation referente à possibilidade de se parar uma aeronave no pouso apenas com os freios. Após o acidente que o Arthur Amaral relembrou, o de Chicago/Midway, soube-se que os pilotos da Southwest consideravam sim o uso do reverso em seus cálculos, o que pode ocasionar tragédias caso ocorra alguma falha. Segue a notícia:
"After Crash, Safety Board Warns Pilots on Reversers - NYT - January 28, 2006- By MATTHEW L. WALD
Giving a strong indication of why a Southwest Airlines plane ran off the end of a runway at Midway Airport in Chicago on Dec. 8, the National Transportation Safety Board said friday that pilots should never assume the successful use of their thrust reversers, which are routinely used to help save wear on the plane's brakes.
Airline dispatchers, who plan and monitor flights, make sure before departure that planes will be able to land safely at their destinations and are not allowed to assume that the thrust reversers will work. En route, when pilots know the weather at their destination and which runway they will be using, they usually perform a second calculation. Southwest pilots carry laptops that run Boeing software to calculate stopping distance; the software ASSUMES the successful operation of the thrust reversers. The pilots of Flight 1248 from Baltimore used the laptop to determine that despite a small tailwind and snow on the runway at Midway, they could land successfully.
The Board stated that the thrust reversers did not deploy until 18 seconds after touchdown and that the plane was traveling at nearly 60 miles per hour when it reached the end of the runway. The board made an urgent recommendation to the Federal Aviation Administration to forbid pilots to take the thrust reversers into account when calculating stopping distance."
Claudio Paiva
A notícia do NYT, que junto abaixo, trata das observações do Constellation referente à possibilidade de se parar uma aeronave no pouso apenas com os freios. Após o acidente que o Arthur Amaral relembrou, o de Chicago/Midway, soube-se que os pilotos da Southwest consideravam sim o uso do reverso em seus cálculos, o que pode ocasionar tragédias caso ocorra alguma falha. Segue a notícia:
"After Crash, Safety Board Warns Pilots on Reversers - NYT - January 28, 2006- By MATTHEW L. WALD
Giving a strong indication of why a Southwest Airlines plane ran off the end of a runway at Midway Airport in Chicago on Dec. 8, the National Transportation Safety Board said friday that pilots should never assume the successful use of their thrust reversers, which are routinely used to help save wear on the plane's brakes.
Airline dispatchers, who plan and monitor flights, make sure before departure that planes will be able to land safely at their destinations and are not allowed to assume that the thrust reversers will work. En route, when pilots know the weather at their destination and which runway they will be using, they usually perform a second calculation. Southwest pilots carry laptops that run Boeing software to calculate stopping distance; the software ASSUMES the successful operation of the thrust reversers. The pilots of Flight 1248 from Baltimore used the laptop to determine that despite a small tailwind and snow on the runway at Midway, they could land successfully.
The Board stated that the thrust reversers did not deploy until 18 seconds after touchdown and that the plane was traveling at nearly 60 miles per hour when it reached the end of the runway. The board made an urgent recommendation to the Federal Aviation Administration to forbid pilots to take the thrust reversers into account when calculating stopping distance."
Claudio Paiva