FAN: nova esquadrilha de helicópteros

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9689
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

FAN: nova esquadrilha de helicópteros

Mensagem por AeroEntusiasta »

(Fonte/Foto: ANGOP)

Luanda, 12/01 - Uma nova esquadrilha de helicópteros do tipo "Bell 212", pertencente à Força Aérea Nacional (FAN), foi apresentada oficialmente hoje, em Luanda, ao ministro da Defesa Nacional, Kundi Paihama, na abertura das jornadas comemorativas do 30º aniversário da criação deste ramo das Forças Armadas Angolanas (FAA), que se assinala a 21 do corrrente mês.

O acto, que decorreu na base do Regimento Aéreo de Transportes da FAN, no aeroporto militar, foi também marcado pela inauguração da nova esquadrilha e pela entrega de diplomas aos respectivos pilotos e técnicos.

De fabrico norte-americano, os aparelhos, oito no total, de utilização média, com dois motores, serão empregues em operações de evacuação de doentes, em seis macas, ou ainda na transportação de passageiros executivos ou militares, num total de 13 pessoas.

A sua autonomia de voo é de até 03 horas e estão equipados com sistemas de compatibilidade de visão nocturna e IFR.

Nove pilotos e 14 técnicos, todos oficiais da Força Aérea Nacional, foram formados em Israel e em Angola, por assessores israelitas, em duas etapas de 06 meses cada.

Ao usar da palavra, na cerimónia, o ministro Kundi Paihama disse que com a entrada em funcionamento da primeira esquadrilha de helicópteros "Bell 212", "deu-se assim início ao reequipamento e modernização da FAN".

"Será a sucessão de passos como estes que ao fim de algum tempo habilitarão a Força Aérea Nacional de uma adequada reorganização, capaz de colocá-la em prontidão, de harmonia com os desafios do momento e do futuro", salientou.

Kundi Paihama mostrou-se convicto de que na medida do possível e em função da capacidade financeira do país, a FAN terá maiores possibilidades de equipar-se e modernizar-se, por forma a atingir os patamares de desenvolvimento desejáveis, de uma força aérea moderna.

"Os desafios do presente exigem a existência de uma Força Aérea Nacional moderna e bem equipada e também a superação técnico-profissional e académica dos seus quadros, uma premissa que deve cada vez mais ser implementada", defendeu o titular da pasta da Defesa.

Assistiram ao acto, que incluiu palestas que abordaram temas ligados ao futuro do poder aéreo em Angola e o controlo do espaço aéreo nacional, membros do Governo, deputados, oficiais-generais e superiores das FAA, representantes do corpo diplomatico e adidos de defesa acreditados no país e outras individualidades convidadas.

A FAN foi fundada a 21 de Janeiro de 1976, com o objectivo de assegurar e defender os espaço aéreo nacional.

Imagem
Responder