HISTÓRIAS DE AEROPORTO "JT8 EM CLIMA DE CARNAVAL"

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
CESAR NOVAES
PC
PC
Contato:

HISTÓRIAS DE AEROPORTO "JT8 EM CLIMA DE CARNAVAL"

Mensagem por CESAR NOVAES »

HISTÓRIAS DE AEROPORTO (“JT8 ENGINE EM CLIMA DE CARNAVAL”)
Certa vez enquanto efetuava o horário das 06:00 ao meio dia, eu e um amigo (que hoje já não trabalha na aviação) presenciamos uma cena marcante com um motor JT8 esquerdo de um 737 da VARIG!
Era o horário de pico da parte da manhã e tínhamos acabado de efetuar o push-back/liberação (eu estava na fonia), do VP-951, um vôo relativamente antigo que a VASP tinha, que iniciava em FLZ, fazia escalas em REC-GIG-GRU e acabava em EZEIZA!
Ok, assim que fiz sinal para o comandante mostrando-lhe o pino, comecei a observar o 737-200 da VARIG iniciar o táxi para a cabeceira 36 e fui me afastando muito lentamente do avião da VARIG no entando sem tirar a vista dele! Andando praticamente de costas. Olha, se eu não acreditava na lei de murph, a partir deste dia este camarada virou até santo para mim! Como que do nada, veio um pedaço muito grande de papelão junto com papel (mas uma bola só sendo trazida pelo vento) e adivinhem? Mas não é que o maldito F.O. foi justamente em direção ao motor do 737 variguiano! E nesta hora, já era tarde e perigoso demais para avisar o comandante com gestos. Bom como já não pude fazer nada, bastou assistir a uma das cenas mais impressionantes que já vi! O F.O. inicialmente “girou” com o efeito do vórtice e em seguida ingerido pelo pobre motor que instantaneamente “cuspiu” o papelão literalmente como que confete de carnaval pelo escapamento! Acredito que outras pessoas viram o ocorrido, mas acho que julgaram desnecessário “correr” atrás do avião e avisá-lo, já que o avião continuou seu táxi normal.Mas desconfiei e comentei com esse meu colega que poderia apostar que o avião não decolaria, que iria abortar a DEP!Dito e feito, ao alinhar e começar a acelerar, o avião andou alguns metros e lentamente retornou ao gate! De curioso, fui dar uma olhada na entrada de ar motor e estava com bastante papel colado nas I.G.V’s e fan! Finalizando, o comandante desceu pra conferir o motor e balançou a cabeça com sinal de negação! Soube depois que a abortagem ocorreu realmente por causa desta ingestão do F.O. e que na tentativa da decolagem, o motor apresentou forte vibração! Foi efetuada uma rigorosa limpeza por parte da manutenção da VARIG no motor em questão (evidentemente houve atraso), mas depois o vôo prosseguiu sem nenhuma anormalidade e com toda a segurança!

Até
"Construction Time Again"
vcs
PC
PC

Mensagem por vcs »

Fico imaginando a cena do pepelão entrando e logo depois o motor cuspindo confeti!hehe :D
Abraços,

Vitor Cordeiro Silva
Kleber
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Kleber »

Cesar "congelei" ao ler isso. Graças a Deus o problema foi resolvido.

Continue a nos brindar com as experiências vividas.

Só uma coisa: me fale mais sobre o "tal" pino. Fiquei curioso.

Abs

Kleber
Imagem
jambock
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por jambock »

Kleber escreveu:Cesar "congelei" ao ler isso. Graças a Deus o problema foi resolvido.

Continue a nos brindar com as experiências vividas.

Só uma coisa: me fale mais sobre o "tal" pino. Fiquei curioso.

Abs

Kleber
Prezado Kleber:

Deixa eu dar um palpite furado. Como na aviação as normas de segurança são muito rígidas (quase exacerbadas!) creio que o pino em questão é o que prende a lança do trator à aeronave, para o push-back. Após retirá-lo da lança o operador deve mostrá-lo para o piloto, indicando que está tudo ok e que o procedimento de reboque está concluído.
Será que acertei?
Outra coisa, imagina se ao invés de papelão fosse um parafuso, ou semelhante. Adeus turbina!

Prezado Cesar:

Altamente espirituoso o título deste tópico. Parabéns!
Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
Kleber
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Kleber »

Meu caro (e sempre prestativo) jambock.

Obrigado pela informação. Como nós não estamos de perto prá ver esses procedimentos, a gente só vê de longe o funcionário dando um "tchauzinho" pro comandante. Na próxima vez que voar vou prestar atenção na mão dele prá ver isso. Valeu.

Abs

Kleber
Imagem
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Eu sempre observo o trabalho do pessoal da pista. Quando o operador finaliza a fonia ele retira o pino da perna do trem frontal. É um pino com uma fita vermelha, se não me engano vem escrito "remove before flight", e mostra pro piloto geralmente seguido de um tchauzinho.

Eu não entendo muito. Se estiver errado me corrijam, por favor. :lol:

Abraços.
CESAR NOVAES
PC
PC
Contato:

"O POLÊMICO PINO"

Mensagem por CESAR NOVAES »

Galera,primeiramente um abraço+aperto de mão! deixa eu tentar explicar!

SOBRE O PINO QUE É MOSTRADO À TRIPULAÇÃO: Este pino,que também é chamado de "pino do steering",serve para "neutralizar" a atuação das rodas do trem do nariz por parte do cmte quando no momento do push-back (garfo conectado) pois em condições normais (sem garfo,sem pinos e sistemas hidráulicos potencializados,as rodas do nariz ficam alinhadas com o eixo longitudinal da acft) "a grosso modo" se por acaso eu fizer um push-back e deixar as rodas do nariz desalinhadas,ao remover o pino de steering elas imediatamente alinham-se com o nariz da aeronave e pra terminar esta primeira parte, caso eu efetue o push-back sem este pino (e caso os sistemas hidráulicos estejam "ligados") eu "quebraria" o garfo assim que tentasse "girar" o avião! é uma segurança para o garfo de reboque!

O OUTRO PINO: Há também outro tipo de pino que é utilizado para evitar que os trens de pouso recolham quando o avião em solo! mais uma questão de segurança!

Manda mais!
"Construction Time Again"
Responder