Aeronave da Varig ainda está na selva ?

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

Aeronave da Varig ainda está na selva ?

Mensagem por Anonymous »

Há alguns anos , ví na televisão uma reportagem onde faziam uma "expedição" até a aeronave da Varig que caiu na selva Amazônica em 1989. Será que aeronave ainda está lá ? Se estiver , seria interessante alguma revistas dessas de aviação fazer uma reportagem por lá.
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Deve estar sim, pois não compensa tirar ela de lá (se é que tem como...)
Tiraram toda a instrumentação e largaram a carcaça lá.
osmair
MASTER
MASTER

Mensagem por osmair »

Próximo de onde o avião fez o pouso de emergência existem alguns vilarejos onde podem ser encontradas até poltronas do avião. É mole???
Um abraço do gordo!!!!
osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
md11
PC
PC

Re: Aeronave da Varig ainda está na selva ?

Mensagem por md11 »

Troy escreveu:Há alguns anos , ví na televisão uma reportagem onde faziam uma "expedição" até a aeronave da Varig que caiu na selva Amazônica em 1989. Será que aeronave ainda está lá ? Se estiver , seria interessante alguma revistas dessas de aviação fazer uma reportagem por lá.
Caros colegas, td bem?
Caro Troy, interessante sua indagação. Vira e mexe eu pergunto se o PP-VMK, encontra-se na Selva. É uma grande dúvida minha. Eu acho que está, pq deve ser impossível e inviável tirá-la de lá. É como o amigo aí de cima disse, ficou só a carcaça, os avionicos devem ter sido retirados.

Abraço
Cleidson Pereira

Brasília - DF
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

É que ví que um DC-8 que estava no "cemitério" de GRU foi literalmente desmanchado no machado e o mesmo poderia acontecer com o VMK , mas a citada reportagem foi um grande tempo depois do acidente e a carcaça tava lá , intacta , então tbm acredito que ainda deva estar , e uma reportagem com fotos seria bastante interessante !
Afonso
Moderador
Moderador

Mensagem por Afonso »

No globo reporter, apareceu já sem os avionicos.
A carcaça está lá servindo de abrigo para vários animais.

o VMK está descansando eternamente na selva. :wink:
PC

Mensagem por md11 »

Sinceramente, gostaria de poder ver fotos dele atualmente.
Ótima idéia esta da reportagem.
Cleidson Pereira

Brasília - DF
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Pessoal, minha cunhada e o marido tem uma fazenda em "não sei o que lá do Xingu", local bem proximo ao lugar que se encontra esta aeronave. O cunhado até conta sobre o dia do acontecido que eles acharam muito estranho ter um avião daquele tamanho passando tão baixo por ali. Outra coisa que ele conta é que muita coisa foi levada, principalmente as pequenas mas o corpo mesmo ainda está por lá sim e pode ser visitada.
Ainda não fomos pra lá pq nunca deu certo de tirar férias junto com a mulher, mas acho que este ano sai a viagem.

Abraços

Daniel Nitzsche
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

nitzsche escreveu:Ainda não fomos pra lá pq nunca deu certo de tirar férias junto com a mulher, mas acho que este ano sai a viagem.

Abraços

Daniel Nitzsche
Não esquece de trazer fotos e uns souvenirs...eheh
Anonymous

Sobre o VMK...

Mensagem por Anonymous »

Eu voei um PA-34, que tinha um "segredo"das bombas de combustível, composto de peças retiradas do VMK...rsrsrsr.., de conexões entre cabos de comunicação.
Outra.., em São Félix do ARAGUAIA(SNFX) na estação, há alguns instrumentos da Aeronave, altimetro, climb, etc...
Mais uma..!, um amigo meu que foi em São João do Xingú.., disse que o que restou do VMK foi enterrado. Nao tenho como precisar a informação com 100% de certeza, afinal, me foi passada por ele há uns 4 anos atrás.

Abraço
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por RockboyDF »

nitzsche escreveu:Pessoal, minha cunhada e o marido tem uma fazenda em "não sei o que lá do Xingu"
É o município de São José do Xingú, no Norte/Nordeste de Mato Grosso, quase divisa com o Amazonas.

Até pouco tempo atrás tinha uma revista "Manchete" aqui em casa da semana do acidente, mostrando em detalhes o que e como havia acontecido, inclusive com fotos.
Nunca saiu da minha cabeça uma imagem que mostrava o interior do avião, com as poltronas dianteiras amontoadas como um dominó (fato que causou a morte das pessoas que estavam nas primeiras fileiras)
Também lembro dos Electra que foram buscar os passageiros e os tripulantes (com exceção do co-piloto, que faleceu e teve o corpo transportado em avião da FAB) e fizeram escala aqui em BSB.
O vôo em questão era o RG254, que fazia São Paulo-Brasília-Marabá-Belém.
Leonardo Vasconcelos- SBBR
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

O co-piloto não faleceu no acidente não.
Era o Zille (não sei se é assim que escreve) e ele, no Fantástico, num dos aniversários daquele fato apareceu acusando o Garcez e contando o que aconteceu na cabine...
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

O amigo Rockyboy confundiu... teve um outro acidente da Varig , não lembro bem onde que a aeronave saiu da pista após um pouso debaixo de muita chuva e nesse sim , apenas o copiloto faleceu.
Dirty_wings
PC
PC

Mensagem por Dirty_wings »

Amigos;

No livro "Caixa preta" do escritor Ivan Sant'anna, tem o relato e várias fotos do acidente, inclusive essa das poltronas que o RockBoy mencionou... sinistro. Esse livro é muito massa, eu recomendo a quem não leu ainda. Quando eu o adquiri (por sugestão de algum colega aqui do fórum), não desgrudei do livro enquanto não vi o fim! A história foi escrita com uma riqueza de detalhes tão grande que dá para se sentir no avião com os motores calados despencando para a floresta. Vale muito à pena.

Imagem

Acredito que atualmente só resta a carcaça depenada do 737 na floresta, cheio de animais e plantas... não acredito que tiveram o trabalho de enterrar a ave sinistrada.

Abraço
Imagem
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

Verdade!
O livro Caixa-Preta é um dos melhores livros que já li (não pelos acontecidos...mas pelo relato).
Recomendo!

Esse outro evento em que faleceu o co-piloto foi em Carajás (PP-CJO), que saiu da pista e colidiu com um árvore, não foi?!

Eu lembro bem da entrevista do Zille, que disse que eles descobriram o problema a tempo de tentar um retorno a Maraba, mas que o Garcez não permitiu, ou algo assim...
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por RockboyDF »

Os amigos me desculpem por "matar" o coitado que já teve o bastante só com o trauma do acidente :oops:

QUanto ao livro 'Caixa Preta', eu passo por ele na livraria, olho pra capa, pego, ameaço folhear, começo a ler os relatos, me dá um calafrio e eu boto depressa na prateleira, ahahahhaa.

Isso já rolou umas 4 vezes; tenho medo de não dormir à noite e nunca mais por os pés em um avião, então não compro. AHUAHAUAA.
Leonardo Vasconcelos- SBBR
md11
PC
PC

Mensagem por md11 »

Oi.

Comprei o mencionado livro em 2000. Já o li, nada menos que, 4 vezes. Sem contar as inumeras vezes que o folheio, e, leio algo.
Muito bom.
Cleidson Pereira

Brasília - DF
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

RockboyDF, bom dia...

O livro é muito bom! Ele tem uma linguagem que não deixa vc querer deixá-lo...
Acho que li ele em um ou dois dias, pq num conseguia parar de ler...
O meu em emprestei e não me devolveram, senão eu mandava para vc...
Abraços
Luciano Cunha
PP
PP
Contato:

Mensagem por Luciano Cunha »

RockboyDF escreveu:
nitzsche escreveu:Pessoal, minha cunhada e o marido tem uma fazenda em "não sei o que lá do Xingu"
É o município de São José do Xingú, no Norte/Nordeste de Mato Grosso, quase divisa com o Amazonas.

Até pouco tempo atrás tinha uma revista "Manchete" aqui em casa da semana do acidente, mostrando em detalhes o que e como havia acontecido, inclusive com fotos.
Nunca saiu da minha cabeça uma imagem que mostrava o interior do avião, com as poltronas dianteiras amontoadas como um dominó (fato que causou a morte das pessoas que estavam nas primeiras fileiras)
Também lembro dos Electra que foram buscar os passageiros e os tripulantes (com exceção do co-piloto, que faleceu e teve o corpo transportado em avião da FAB) e fizeram escala aqui em BSB.
O vôo em questão era o RG254, que fazia São Paulo-Brasília-Marabá-Belém.
Só como complemento, o vôo em questão fazia GRU-UDI-BSB-IMP-MAB-BEL.
Luciano Cunha
SBBR - SBCI
Afonso
Moderador
Moderador

Mensagem por Afonso »

Ao contrario do VMK que ficou na floresta o CJO foi enterrado prox ao local .

Essa noticia me foi passada por um piloto da cia.