Aeronave da Varig ainda está na selva ?
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
Anonymous
Aeronave da Varig ainda está na selva ?
Há alguns anos , ví na televisão uma reportagem onde faziam uma "expedição" até a aeronave da Varig que caiu na selva Amazônica em 1989. Será que aeronave ainda está lá ? Se estiver , seria interessante alguma revistas dessas de aviação fazer uma reportagem por lá.
- arthuramaral_CGR
- Moderador

- Contato:
Próximo de onde o avião fez o pouso de emergência existem alguns vilarejos onde podem ser encontradas até poltronas do avião. É mole???
Um abraço do gordo!!!!
osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
Re: Aeronave da Varig ainda está na selva ?
Caros colegas, td bem?Troy escreveu:Há alguns anos , ví na televisão uma reportagem onde faziam uma "expedição" até a aeronave da Varig que caiu na selva Amazônica em 1989. Será que aeronave ainda está lá ? Se estiver , seria interessante alguma revistas dessas de aviação fazer uma reportagem por lá.
Caro Troy, interessante sua indagação. Vira e mexe eu pergunto se o PP-VMK, encontra-se na Selva. É uma grande dúvida minha. Eu acho que está, pq deve ser impossível e inviável tirá-la de lá. É como o amigo aí de cima disse, ficou só a carcaça, os avionicos devem ter sido retirados.
Abraço
Cleidson Pereira
Brasília - DF
Brasília - DF
-
Anonymous
É que ví que um DC-8 que estava no "cemitério" de GRU foi literalmente desmanchado no machado e o mesmo poderia acontecer com o VMK , mas a citada reportagem foi um grande tempo depois do acidente e a carcaça tava lá , intacta , então tbm acredito que ainda deva estar , e uma reportagem com fotos seria bastante interessante !
-
Anonymous
Pessoal, minha cunhada e o marido tem uma fazenda em "não sei o que lá do Xingu", local bem proximo ao lugar que se encontra esta aeronave. O cunhado até conta sobre o dia do acontecido que eles acharam muito estranho ter um avião daquele tamanho passando tão baixo por ali. Outra coisa que ele conta é que muita coisa foi levada, principalmente as pequenas mas o corpo mesmo ainda está por lá sim e pode ser visitada.
Ainda não fomos pra lá pq nunca deu certo de tirar férias junto com a mulher, mas acho que este ano sai a viagem.
Abraços
Daniel Nitzsche
Ainda não fomos pra lá pq nunca deu certo de tirar férias junto com a mulher, mas acho que este ano sai a viagem.
Abraços
Daniel Nitzsche
- arthuramaral_CGR
- Moderador

- Contato:
-
Anonymous
Sobre o VMK...
Eu voei um PA-34, que tinha um "segredo"das bombas de combustível, composto de peças retiradas do VMK...rsrsrsr.., de conexões entre cabos de comunicação.
Outra.., em São Félix do ARAGUAIA(SNFX) na estação, há alguns instrumentos da Aeronave, altimetro, climb, etc...
Mais uma..!, um amigo meu que foi em São João do Xingú.., disse que o que restou do VMK foi enterrado. Nao tenho como precisar a informação com 100% de certeza, afinal, me foi passada por ele há uns 4 anos atrás.
Abraço
Outra.., em São Félix do ARAGUAIA(SNFX) na estação, há alguns instrumentos da Aeronave, altimetro, climb, etc...
Mais uma..!, um amigo meu que foi em São João do Xingú.., disse que o que restou do VMK foi enterrado. Nao tenho como precisar a informação com 100% de certeza, afinal, me foi passada por ele há uns 4 anos atrás.
Abraço
-
RockboyDF
- CMTE.

- Contato:
É o município de São José do Xingú, no Norte/Nordeste de Mato Grosso, quase divisa com o Amazonas.nitzsche escreveu:Pessoal, minha cunhada e o marido tem uma fazenda em "não sei o que lá do Xingu"
Até pouco tempo atrás tinha uma revista "Manchete" aqui em casa da semana do acidente, mostrando em detalhes o que e como havia acontecido, inclusive com fotos.
Nunca saiu da minha cabeça uma imagem que mostrava o interior do avião, com as poltronas dianteiras amontoadas como um dominó (fato que causou a morte das pessoas que estavam nas primeiras fileiras)
Também lembro dos Electra que foram buscar os passageiros e os tripulantes (com exceção do co-piloto, que faleceu e teve o corpo transportado em avião da FAB) e fizeram escala aqui em BSB.
O vôo em questão era o RG254, que fazia São Paulo-Brasília-Marabá-Belém.
Leonardo Vasconcelos- SBBR
- arthuramaral_CGR
- Moderador

- Contato:
-
Anonymous
-
Dirty_wings
- PC

Amigos;
No livro "Caixa preta" do escritor Ivan Sant'anna, tem o relato e várias fotos do acidente, inclusive essa das poltronas que o RockBoy mencionou... sinistro. Esse livro é muito massa, eu recomendo a quem não leu ainda. Quando eu o adquiri (por sugestão de algum colega aqui do fórum), não desgrudei do livro enquanto não vi o fim! A história foi escrita com uma riqueza de detalhes tão grande que dá para se sentir no avião com os motores calados despencando para a floresta. Vale muito à pena.

Acredito que atualmente só resta a carcaça depenada do 737 na floresta, cheio de animais e plantas... não acredito que tiveram o trabalho de enterrar a ave sinistrada.
Abraço
No livro "Caixa preta" do escritor Ivan Sant'anna, tem o relato e várias fotos do acidente, inclusive essa das poltronas que o RockBoy mencionou... sinistro. Esse livro é muito massa, eu recomendo a quem não leu ainda. Quando eu o adquiri (por sugestão de algum colega aqui do fórum), não desgrudei do livro enquanto não vi o fim! A história foi escrita com uma riqueza de detalhes tão grande que dá para se sentir no avião com os motores calados despencando para a floresta. Vale muito à pena.

Acredito que atualmente só resta a carcaça depenada do 737 na floresta, cheio de animais e plantas... não acredito que tiveram o trabalho de enterrar a ave sinistrada.
Abraço

- arthuramaral_CGR
- Moderador

- Contato:
Verdade!
O livro Caixa-Preta é um dos melhores livros que já li (não pelos acontecidos...mas pelo relato).
Recomendo!
Esse outro evento em que faleceu o co-piloto foi em Carajás (PP-CJO), que saiu da pista e colidiu com um árvore, não foi?!
Eu lembro bem da entrevista do Zille, que disse que eles descobriram o problema a tempo de tentar um retorno a Maraba, mas que o Garcez não permitiu, ou algo assim...
O livro Caixa-Preta é um dos melhores livros que já li (não pelos acontecidos...mas pelo relato).
Recomendo!
Esse outro evento em que faleceu o co-piloto foi em Carajás (PP-CJO), que saiu da pista e colidiu com um árvore, não foi?!
Eu lembro bem da entrevista do Zille, que disse que eles descobriram o problema a tempo de tentar um retorno a Maraba, mas que o Garcez não permitiu, ou algo assim...
-
RockboyDF
- CMTE.

- Contato:
Os amigos me desculpem por "matar" o coitado que já teve o bastante só com o trauma do acidente
QUanto ao livro 'Caixa Preta', eu passo por ele na livraria, olho pra capa, pego, ameaço folhear, começo a ler os relatos, me dá um calafrio e eu boto depressa na prateleira, ahahahhaa.
Isso já rolou umas 4 vezes; tenho medo de não dormir à noite e nunca mais por os pés em um avião, então não compro. AHUAHAUAA.
QUanto ao livro 'Caixa Preta', eu passo por ele na livraria, olho pra capa, pego, ameaço folhear, começo a ler os relatos, me dá um calafrio e eu boto depressa na prateleira, ahahahhaa.
Isso já rolou umas 4 vezes; tenho medo de não dormir à noite e nunca mais por os pés em um avião, então não compro. AHUAHAUAA.
Leonardo Vasconcelos- SBBR
- arthuramaral_CGR
- Moderador

- Contato:
- Luciano Cunha
- PP

- Contato:
Só como complemento, o vôo em questão fazia GRU-UDI-BSB-IMP-MAB-BEL.RockboyDF escreveu:É o município de São José do Xingú, no Norte/Nordeste de Mato Grosso, quase divisa com o Amazonas.nitzsche escreveu:Pessoal, minha cunhada e o marido tem uma fazenda em "não sei o que lá do Xingu"
Até pouco tempo atrás tinha uma revista "Manchete" aqui em casa da semana do acidente, mostrando em detalhes o que e como havia acontecido, inclusive com fotos.
Nunca saiu da minha cabeça uma imagem que mostrava o interior do avião, com as poltronas dianteiras amontoadas como um dominó (fato que causou a morte das pessoas que estavam nas primeiras fileiras)
Também lembro dos Electra que foram buscar os passageiros e os tripulantes (com exceção do co-piloto, que faleceu e teve o corpo transportado em avião da FAB) e fizeram escala aqui em BSB.
O vôo em questão era o RG254, que fazia São Paulo-Brasília-Marabá-Belém.
Luciano Cunha
SBBR - SBCI
SBBR - SBCI