SONAIR compra Boeing 767

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SONAIR compra Boeing 767

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(Expresso Africa - Gustavo Costa/Luanda - 13/12/2005)

Sonair compra Boeing 767

A Sonair - companhia aérea da Sonangol - perante a perspectiva de alargar a sua actividade ao Extremo Oriente aposta agora na aquisição, em sistema de leasing, de um Boeing 767 tendo em atenção o filão de negócios que está a emergir a um ritmo impressionante com a nova cooperação entre Angola e a China. Numa primeira fase, está a ser analisada a realização de um vôo semanal para uma das principais praças económicas e financeiras chinesas - Hong Kong ou Shangai - com extensão a Pequim.

Com a cooperação entre os dois países a conhecer níveis crescentes de desenvolvimento, a Sonair pretende assegurar o transporte de trabalhadores e carga chinesas provenientes do gigante asiático destinadas as grandes obras de investimento público em curso em Angola, no âmbito do bilionário empréstimo chinês de 2 mil milhões de dólares.

A China está agora também transformada no novo pólo de atracção de pequenos empresários e vendedores ambulantes, que ali se deslocam com cada vez mais freqüência para adquirir, a baixo custo, mercadoria diversa, que é depois comercializada em Angola a preços especulativos.

A abertura de uma freqüência para o Extremo Oriente poderá vir a ser uma réplica do que vem sendo feito, desde Novembro de 2000, com o serviço «Houston Express», assegurado duas vezes por semana pela Sonair que garante o transporte nos dois sentidos de empregados de empresas petrolíferas e de serviços de apoio a esta indústria entre Luanda e Houston.

Perante a perspectiva de alargar em África a sua actividade, a Sonair deverá adquirir ainda dois Boeings 767 cuja entrega deverá ser feita no primeiro trimestre do próximo ano.Com esta encomenda, a companhia aérea da Sonangol pretende dotar-se de maior competividade para enfrentar a concorrência no segmento de mercado dos vôos regionais virados para os países vizinhos de Angola.Assegurando a ligação entre Luanda e várias cidades do país com vôos regulares, a Sonair, criada em 1998 e proprietária de 37 aeronaves - 12 helicópteros e 25 aviões - acaba de criar ainda a Heli Malongo, um serviço de helicópteros, sedeado em Cabinda, de apoio à indústria petrolífera no enclave.

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(Fonte: Sapo.pt)

SONAIR

A melhoria do posicionamento competitivo nos mercados, com o reforço das competências diferenciais e o aproveitamento de factores intangíveis, como informação, integração e sinergias, criando valor contínuo para os accionistas e tendo sempre em conta a valorização e a motivação do capital humano, constitui a visão, a curto prazo, do Conselho de Administrarão da SONAIR, integrado por António dos Santos Domingos (presidente) e Ana Celeste Webba e António Domingos Júnior (administradores).

Todas estas “receitas” visam alcançar maior agressividade comercial e estar à altura de concorrer como provedores externos (europeus a americanos), melhorando também a cada dia a qualidade do serviço, de modo a se manterem “As Asas da Tranquilidade”.

A SONAIR Serviço Aéreo, S.A.R.L., com sede em Luanda, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, é uma empresa de aviação, subsidiária da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola -SONAN-GOL E.P, constituída por escritura pública a 16 de Fevereiro de 1998 com a extinção da então Direcção de Aeronáutica do Grupo Sonangol. 0 seu objecto social é a exploração comercial de serviços de Transporte Aéreo Regional e Internacional, não regular, de passageiros, carga e correios para apoio preferenciaI ao sector petrolífero.

Criada em 1978 enquanto Sonan-gol Aeronáutica, a SONAIR começou a sua actividade em 1980 quando recebeu as suas primeiras aeronaves que compunham naquela altura urna frota de dois helicópteros do tipo Alouette III e um Avião Dakota DC-3. O seu Conselho de Administração é composto por gestores dinâmicos, como António dos Santos Domingos, presidente do Conselho de Administração, Ana Celeste Webba Dias dos Santos, administradora, e António Domingos Júnior, administrador.

Missão

A SONAIR tem como objectivo primário dentro do seu “Core Business” a satisfação plena dos seus principais clientes (externo e interno), ou seja, a maximização de lucros e o atendimento das necessidades do mercado. Constitui sua visão, a curto prazo, a melhoria do seu posicionamento competitivo nos mercados onde opera - o que passa pelo reforço das suas competências diferenciais e aproveitamento de factores intangíveis como sendo (informação, integração e sinergias) -, mas também a criação de valor acrescentado contínuo para os accionistas tendo sempre em conta a valorização e motivação do capital humano.

Como estratégia principal adopta a integração no seu domínio específico de actividade, com base nos princípios estabelecidos de acordo com a visão do GRUPO SONANGOL.

História

A SONAIR, SARL tem cerca de 23 anos de existência, inicialmente constituída com um capital social de KZr. 1, 000,000,000.00 integralmente subscrito em 99% pela SONANGOL E.P. (Empresa Pública) e 1% pela SONANGOL-Pesquisa e Produção. Com sede em Luanda, possui também delegações nas Províncias de Benguela e Zaire (Soyo) a está organizada conforme o respectivo organigrama. Teve sempre um sistema de gestão Top-Down com uma gestão orçamental por objectivos a nível de direcções.

Detém em termos de negócio, 80% do mercado de serviços aéreos no off-shore angolano, mantendo contratos com as principais empresas petrolíferas a operar no país, (nomeadamente TotaIFinaElf, ESSO Angola, Chevron Texaco, AGIP, BP-Amoco ), o Estado e empresas do Grupo, bem como realizando voos Spot Charter para todo o tipo de clientes. Mantém ainda algumas rotas com carácter semi-regular para os destinos petrolíferos como o Soyo, Cabinda, Ben-guela e Lobito.

Exploração Comercial

Por ter a sua actividade directamente relacionada com a pesquisa, desenvolvimento e produção petrolífera, a SONAIR tem beneficiado com os acontecimentos nesta indústria a nível do país. De momento, a SONAIR opera com 33 aeronaves das quais 22 aviões (4 Boeing 727, 2 Fokker-50, 1 Fokker 27, 1 Falcon 20 e 1 Falcon 900, 1 Beechcraft 350, 3 Beechcraft 1900D e 9 TwinOtters) e 11 Helicópteros (1 Super Puma, 4 Dauphin N2, 1 Dauphin N e 5 Sikorsky C), sendo aeronaves próprias e de terceiros em regime de aluguer temporário. Com esta frota, a empresa espera contribuir para o volume de negócios do Grupo SONANGOL com uma cifra de aproximadamente USD 100,000,000.00 no ano de 2002 e com tendência ascendente nos próximos três anos.

Recursos Humanos

A empresa conta hoje com 524 trabalhadores no seu quadro de pessoal e com a parceria e “know-how” de técnicos estrangeiros para apoio onde ainda não temos domínio e competência. Contudo, reconhece como sempre fez, que o homem é o factor condicionante e a força impulsionadora de qualquer tipo de desenvolvimento. Por esta razão, a formação tem sido uma das apostas contínuas do seu Conselho de Administração no sentido de tornar a empresa auto-suficiente (em termos de força de trabalho nacional), o que contribui para o desenvolvimento das suas actividades.

Desenvolvimento

Na perspectiva da sua interna-cionalização, a SONAIR opera hoje a rota denominada Houston Express, que teve início a 6 de Novembro de 2000, com carácter de charter privado de passageiros e carga para as empresas do sector petrolífero, suas contratadas, e empresas filiadas à Associação de Energia para África e Estados Unidos (United States Africa Energy Association - USAEA). O percurso Houston Texas-Luanda-Houston, em voo directo, é feito com uma aeronave do tipo MD-11 configurada para 140 lugares (98 Executiva e 42 Económica). Este projecto teve também como objectivo a aproximação das relações bilaterais entre os dois países, Angola e Estados Unidos da América. Nesta mesma senda, a 10 de Julho de 2002, foi constituída a SONAGESA, uma empresa de direito Equato-Guineense (Joint-Venture entre a SONAIR e a Transguinea, respectivamente com 52% e 48%), com o propósito de estender a exploração no off-shore petrolífero àquela região, assim como abrir a rota Houston-Malabo-Houston para complementar o circuito já existente.

“Pretendemos alcançar uma maior agressividade comercial de forma a estarmos preparados para concorrer como provedores externos (europeus e americanos), melhorando a cada dia a qualidade do nosso serviço para nos mantermos como as Asas da Tranquilidade”. Este é, pois, um dos grandes desafios dos gestores da SONAIR.
rafa28_alq
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Mensagem por rafa28_alq »

Já há mais informações sobre o 767 para a Sonair?
Rafael Henriques
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