Acidente na Cantareira (bimotor Seneca) !!

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Le
PC
PC

Acidente na Cantareira (bimotor Seneca) !!

Mensagem por Le »

Avião de pequeno porte cai na zona norte de São Paulo
Fonte: Folha Online
Um avião de pequeno porte caiu nesta segunda-feira em uma área da serra da Cantareira, na zona norte de São Paulo. Por volta das 13h, ao menos dois ocupantes já haviam sido localizados com vida.
De acordo com informações preliminares, o avião, um Sêneca, havia saído de Campo Grande (MS). Seriam quatro ou cinco ocupantes.
Os resgatados são um homem e uma criança que teriam caminhado pela mata para pedir ajuda. Ainda não há confirmação sobre o estado de saúde das vítimas.
Os outros ocupantes do avião estariam no local do acidente. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar participam das buscas. As causas da queda serão investigadas.
Fonte: Folha Online (02/01/06)
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

PT-WRT :cry:
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Voei por um tempo no campo de Marte (1 ano) e o aeroporto tem suas peculiaridades. Nada de outro mundo mas quando passamos a operar lá, tivemos alguns problemas. Entre eles estava o problema de quando o aeroporto estava operando em condições "visual especial" e -frequentemente- os corredores que levam até a pista estarem instrumento.
Não me lembro do nome dos corredores mas acho que pelo ponto onde o avião bateu ele havia passado pela vertical da posição PEDÁGIO e deveria reportar no través do pico do Jaraguá a no máximo 3.800ft num vale com o pico à direita e a serra à esquerda, dali prosseguindo para o aeroporto.
O problema é se o piloto não estiver habituado a voar pelos corredores da terminal São Paulo e encontrar essa condição de "VISUMENTO". Com o advento do GPS todos nós achamos que podemos voar para qualquer lugar mesmo sem conhecer o relevo da região, se esquecendo q o mesmo só nos propicia um posicionamento no plano lateral e portanto não separando a aeronave do relevo.
Não sei se foi esse o caso mas é possível que a aeronave tenha passado na vertical do pedágio e seguido direto ao aeroporto não dando conta do relevo mais alto à frente devido às camadas baixas nos corredores. Neste caso o avião não passaria sobre o vale mas sim sobre a serra que fica entre o pedagio e o Campo de Marte, se caso o piloto procurasse descer para fugir da condição de vôos por instrumento, poderia se chocar com o terreno.
É apenas uma hipótese que eu acho muito possível, mas quero deixar claro que não estou julgando ninguem pois como citei logo no início do tópico eu mesmo passei por muitos "apuros" para aprender as peculiaridades da operação no Campo de Marte e corredores da TMA SP.

Abraço
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por RockboyDF »

Asnomalon;

Muito legal sua explicação, bem técnica. Tenho uma dúvida: aviões desse porte têm equipamento (radar) capaz de detectar acidentes geográficos abaixo e adiante?

Abraços!
Leonardo Vasconcelos- SBBR
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Até pouco tempo atras, cerca de 3 ou 4 anos não havia nenhum tipo de equipamento para a aviação geral (mono e multimotores à pistão, turbohélices e alguns jatos de pequeno porte) que pudesse informar o piloto da distância com relação ao solo com antecedência suficiente para evitar o choque. Hoje existem equipamentos de GPS que possuem em seu database o relevo do mundo inteiro e essa informação é muito fácil de ser visualizada e compreendida. Muitos deles já incluem o EGPWS, coisa impensável na AG e só realidade na Comercial. Mas como é uma tecnologia recente atualmente eu diria que mais de 90% da aviação geral ainda não dispõe de tal equipamento. O avião que eu voava possuia um GPS Garmin530, mas sem esse modo de terreno e EGPWS e por isso tínhamos que ter atenção especial.
Com certeza o WRT não tinha o EGPWS.

Aqui tem um exemplo de como o terreno apareceria para um piloto num G530 com TAWS (Terrain Avoidance Warning System):

http://www.garmin.com/aviation/articles/TAWS.pdf

Se você tiver tempo dê uma olhada no site da Garmim pra conhecer mais a respeito:

http://www.garmin.com/aviation/products ... anel-mount

Abraço
Responder