Confirmado! Nova pista de BSB será inaugurada dia 22!

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Confirmado! Nova pista de BSB será inaugurada dia 22!

Mensagem por RockboyDF »

Trago boas novas para o meu povo!! :D

Na coluna do jornalista Gilberto Amaral de ontem, no Jornal do Brasil (www.jb.com.br), há a informação de que o Presidente Lula pousará com o ACJ na nova pista do Aeroporto Internacional de Brasília no próximo dia 22/12. E a partir daí, estará liberada para o tráfego regular.
Na coluna, Amaral também afirma que no dia seguinte será inaugurada a nova etapa do Aeroporto de Congonhas, ocasião em que serão anunciadas pelo Presidente a ligação ferroviária (metrô) entre a estação da Barra Funda e o Aeroporto de Guarulhos, além de (rufem os tambores) o novo Satélite do Aeroporto de Brasília!

Como essas notícias estão dispersas na coluna do JB, colei o que nos interessava, fazendo essa breve introdução para poder abrir o tópico aqui e não em "Aeronotícias". Segue a transcrição do texto:

"...Na quinta 22, finalmente Brasília vai ganhar a segunda pista do seu aeroporto internacional. Lula pousa com o seu avião, por volta das 9 horas, e imediatamente o equipamento será disponibilizado para a operação do aeroporto.

Na sexta, 23, Lula e Carlos Wilson estarão lado a lado com Geraldo Alckmin e José Serra no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Lá também, depois de quase 10 anos, a Infraero entregará as obras do edifício-garagem e mais quatro pontes de embarque no conector de passageiros.

Brasília vai se surpreender com o anúncio do edital das obras do novo satélite do aeroporto internacional, que vai aumentar a sua capacidade para 16 milhões de passageiros/ano. E em São Paulo, Lula dirá que o governo federal vê com bons olhos a parceria com o governo do Estado para a implantação do aerotrem, que ligará Campinas à estação Barra Funda do Metrô, em São Paulo, e depois até o Aeroporto Internacional de Guarulhos..."
Leonardo Vasconcelos- SBBR
GuinhoBSB
PC
PC
Contato:

Mensagem por GuinhoBSB »

Legal!

Mas até agora só fizeram um viaduto sobre a estrada que leva à BABR. Será que vai ter só um mesmo?
Rodrigo Conte
Brasilia - DF

Minhas Fotos: JetPhotos.net - PlanePictures.net - MyAviation.net
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Será que já tem ILS e tal instalado na 11R/29L ou vão inaugurar sem nada ??? Porque carta publicada até agora nada !!!
CHARLES SBBR
MASTER
MASTER

Mensagem por CHARLES SBBR »

Beleza!!! Viajo dia 30 e espero decolar da nova rwy ou pousar na volta.

Quanto as cartas no wwwscreenair.com já estão disponiveis, mas as pra uso em simulação.
Um abraço!!!
LMC
PP
PP

Mensagem por LMC »

Troy escreveu:Será que já tem ILS e tal instalado na 11R/29L ou vão inaugurar sem nada ??? Porque carta publicada até agora nada !!!
provavelmente ela sera usada prioritariamente para as decolagens
Rafael_BSB
PP
PP

Mensagem por Rafael_BSB »

Sinceramente? Eu acho uma pena por um lado e ótimo pelo outro

O lado ruim vai ser que as filas que nos acostumamos a observar no PE da 11 estarão com os dias contados... O lado bom vai ser que quando estivermos dentro dos aviões os vôos não vão atrasar tanto como hoje....

Abraço
GuinhoBSB
PC
PC
Contato:

Mensagem por GuinhoBSB »

A segunda pista pode atrair alguma estrangeira. TAP ou American, por exemplo. :wink:
Rodrigo Conte
Brasilia - DF

RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por RockboyDF »

GuinhoBSB escreveu:A segunda pista pode atrair alguma estrangeira. TAP ou American, por exemplo. :wink:
E também poderá ter pousos e decolagens simultâneas, ou não?
GuinhoBSB
PC
PC
Contato:

Mensagem por GuinhoBSB »

^^
Eu acho que pode, porque estão separadas mais de 750 metros.
Rodrigo Conte
Brasilia - DF

RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por RockboyDF »

Apenas para atualizar;

Fui agora à noite ao aeroporto e o balizamento da nova pista daqui de BSB estava acionado, além das placas indicativas das cabeceiras e taxyways estarem devidamente instaladas e acesas. Creio que esteja tudo pronto pra inauguração depois de amanhã.
O ponto negativo: a pista é praticamente escondida pelo terminal de cargas; dificultando demais as fotos a partir do terminal de passageiros.
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

Pois é RockboyDF, a Infraero começou com esta coisa de fechar os terraços, agora está escondendo as pistas.... he, he!
Mas que é ruim é ruim.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Phenom
MASTER
MASTER

Mensagem por Phenom »

Apesar desses quebra cabeças anti spoting, eu acho que BSB vai ficar ainda melhor. Tive por aí em 2004 e pude observar que o terraço oferece uma visão muito ampla, mais de 180º. Com esse nova pista eu acho que vai fechar esse esquema. Vai ficar muito bom, pelo menos pra se observar.

Abraço
CHARLES SBBR
MASTER
MASTER

Quando ou Si inaugurarem o satélite sul do JK ai vai ficar muito bom, com opções para quem quer ver pousos e quem quer ver decolagens. Pra quem quer os dois ainda vai tem um ótimo espaço para caminhada de um satélite a outro. O coração agradece!!!
Um abraço!!!
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Mensagem por RockboyDF »

Bom, fui ontem à noite ao aero e o que pude notar foi:

*O Terminal de Cargas realmente não permite que observemos as aeronaves taxiando e rolando na nova pista.
*Em compensação, o desfile das aeronaves taxiando para a nova pista bem diante dos nossos narizes (em frente ao TPS) é demais, especialmente o espetáculo do 777 (ontem o VRA) que dá a verdadeira dimensão do seu tamanho ao passar tão perto.
*A nova pista está sendo utilizada exclusivamente para decolagens e a antiga para pousos. Mas acredito que em alguns casos sejam autorizadas decolagens da pista antiga.
*As pessoas estão se amontoando no vidro da praça de alimentação, para tentar observar as aeronaves na nova pista; ou seja, o vidro tem impressões digitais pra todos os gostos e, se houver espaço pra se aproximar, as fotos serão prejudicadas.

Em compensação, com a construção do novo Satélite Sul, o Terminal de Cargas terá que ser demolido, então poderemos enxergar com maior facilidade. O problema é que o vidro não ocupará toda a lateral como no outro extremo do prédio, então haverá disputas homéricas por espaço por ali, ehehehe.
CHARLES SBBR
MASTER
MASTER

A "ponteway" para a nova pista (que por baixo vai até a BABR) ficou legal! Possibilitará fotos ótimas de muito perto. Nas horas de menor movimento os pousos e decolagens continuam como antigamente na pista velha.
Um abraço!!!
GuinhoBSB
PC
PC
Contato:

Re: PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Mensagem por GuinhoBSB »

RockboyDF escreveu:o espetáculo do 777 (ontem o VRA) que dá a verdadeira dimensão do seu tamanho ao passar tão perto.
Ótimo ver um widebody nacional taxiando na frente do TPS de novo. Vai dar belas fotos! :wink:
Rodrigo Conte
Brasilia - DF

md11
PC
PC

Mensagem por md11 »

Realmente, ver os gigantes "pássaros" passarem pelo viaduto é muito massa.
Cleidson Pereira

Brasília - DF
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por RockboyDF »

Mais uma curiosidade sobre as operações na nova pista:

Hoje as operações no final da tarde estavam ocorrendo de ambas as cabeceiras 29 de SBBR, tanto para pouso (pista antiga) como para decolagem (nova pista), devido à forte chuva. Para decolagens da nova cabeceira 29 (nunca sei qual é R, qual é L :oops: ) é necessário um back-track rápido (ridículo, mas enfim...). Daí o PP-VRA encaminhou-se para a decolagem e em dado momento parou, antes de ingressar na taxyway paralela à pista. Creio que tenha pedido informações à torre sobre o vento e outras condições, pois mudou seu trajeto e decolou da 11, enquanto as operações das aeronaves menores continuaram na 29. Portanto, creio que tenha decolado com vento de través, coisa que acho que nunca tinha visto.

Abraços!
md11
PC
PC

Mensagem por md11 »

Mais uma pra eu aprender. O que é back-track?? :lol: :lol: :lol:

Abração
Cleidson Pereira

Brasília - DF
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por RockboyDF »

md11 escreveu:Mais uma pra eu aprender. O que é back-track?? :lol: :lol: :lol:

Abração
Se eu não usei a expressão errada, é quando não há uma pista auxiliar para que o avião chegue até a cabeceira de onde vai decolar; ou seja, o avião precisa chegar até lá utilizando a própria pista de decolagem, fazendo uma volta de 180° para se posicionar e decolar.

Quem souber explicar melhor, agradeço!
Responder