
Ajuda com pistas
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Ajuda com pistas
Amigos, sou novato em aviação, gostaria de saber se os numeros das pistas influenciam comprimento , altura , largura..ou são apenas para diferenciar?Acredito que não seja apaenas para diferenciar pq se não seria cabeceira 1 e cabeceira 2 por exemplo,alguem pode tirar minha duvida?Obrigado! 

Eduaborg, a numeração das pistas é dada de acordo com a direção para onde ela "aponta". Por exemplo, aqui em Brasília, temos a pista 11/29. 11 porque ela aponta pra 106 graus na bússola magnética (arredonda-se para 110 e tem-se o número 11), e 29 porque é o exato oposto (somando 180 graus). Para pistas paralelas usa-se L (left), R (Right)...
Simples assim. mas com certeza alguém vai lhe dar uma explicação mais cheia de tequiniquês.
Abraço
Simples assim. mas com certeza alguém vai lhe dar uma explicação mais cheia de tequiniquês.
Abraço
Eduborg, boa tarde.
Hehe, vou tentar te explicar didaticamente, no modo "Zé Arthur!"
Se voce pegar uma bussola e sentar sobre a pista, ela indicará uma numeração em graus. (Lembre-se Sul é 180°, Este é 90°, etc...). Vejamos o exemplo de POA. Suponhamos que eu sentei no inicio da pista, peguei a bussola e vi que indicava 105° (e realmente indica isso). Como a cabecerira nao pode ser 105, arredonda-se para 110. Sempre corta-se o ultimo zero da centena. Temos então, "11". PRONTO!!!!
Alguns detalhes:
- O rumo da pista sempre é referida ao Norte Magnético (Bussola)
- A numeração é feita de 10 em 10 graus, nao utilizando o ultimo zero.
- Quando der um numero igual ou maior que 5, arredonda-se para cima
- Quando der um numero menor quen 5, arredenonda-se para baixo.
Como a outra cabeceira está lá no outro lado (assim como o Norte está do outro lado do Sul), para descobrir a outra numeração, basta somarmos 180°. No caso de POA, daria 290, cortando o zero final, fica 29.
Ficou meio confuso, mas espero te-lo ajudado!
Hehe, vou tentar te explicar didaticamente, no modo "Zé Arthur!"
Se voce pegar uma bussola e sentar sobre a pista, ela indicará uma numeração em graus. (Lembre-se Sul é 180°, Este é 90°, etc...). Vejamos o exemplo de POA. Suponhamos que eu sentei no inicio da pista, peguei a bussola e vi que indicava 105° (e realmente indica isso). Como a cabecerira nao pode ser 105, arredonda-se para 110. Sempre corta-se o ultimo zero da centena. Temos então, "11". PRONTO!!!!
Alguns detalhes:
- O rumo da pista sempre é referida ao Norte Magnético (Bussola)
- A numeração é feita de 10 em 10 graus, nao utilizando o ultimo zero.
- Quando der um numero igual ou maior que 5, arredonda-se para cima
- Quando der um numero menor quen 5, arredenonda-se para baixo.
Como a outra cabeceira está lá no outro lado (assim como o Norte está do outro lado do Sul), para descobrir a outra numeração, basta somarmos 180°. No caso de POA, daria 290, cortando o zero final, fica 29.
Ficou meio confuso, mas espero te-lo ajudado!
Editado pela última vez por PR-WJI em Qui Jan 06, 2005 17:44, em um total de 2 vezes.
Edu,
Os números sobre as pistas indicam a "direção da bússola", ou seja:
Pista 36 = Norte (ou seja 0º)
Pista 09 = Leste
Pista 18 = Sul
Pista 27 = Oeste
Os demais números de pista além dos pontos cardeais mencionados acima (17, 10, 32, 28, etc) também indicam a direção que o avião deve tomar para aproximação. A exemplo de Congonhas-SP onde as pistas são 17 e 35, se a pista em uso for a 17, os aviões farão aproximação final com proa para o Sudeste, se eles estiverem voando para o Nordeste por exemplo, passarão perpendicular a pista.
Espero ter ajudado...
Os números sobre as pistas indicam a "direção da bússola", ou seja:
Pista 36 = Norte (ou seja 0º)
Pista 09 = Leste
Pista 18 = Sul
Pista 27 = Oeste
Os demais números de pista além dos pontos cardeais mencionados acima (17, 10, 32, 28, etc) também indicam a direção que o avião deve tomar para aproximação. A exemplo de Congonhas-SP onde as pistas são 17 e 35, se a pista em uso for a 17, os aviões farão aproximação final com proa para o Sudeste, se eles estiverem voando para o Nordeste por exemplo, passarão perpendicular a pista.
Espero ter ajudado...
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- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:38
Re: Ajuda com pistas
eduborg escreveu:Amigos, sou novato em aviação, gostaria de saber se os numeros das pistas influenciam comprimento , altura , largura..ou são apenas para diferenciar?Acredito que não seja apaenas para diferenciar pq se não seria cabeceira 1 e cabeceira 2 por exemplo,alguem pode tirar minha duvida?Obrigado!

Caro Eduborg !
Os números das pistas (cabeceiras) quer dizer : exemplo :
SP Congonhas cabeceiras 17/35, na 17 o rumo de aproximação é 166º
e na 35 é 348º
PORTO ALEGRE SBPA 11 / 29 : na 11 o rumo de aproximação é 105º
já na cabeceira 29 é 285º
Espero ter ajudado,
Sds Carlos Oliveira.
"Vivendo o presente, preparando o futuro"
eduborg,
Esse arredondamento é feito de forma que os rumos terminados a partir de 6 sejam aproximados para a dezena superior, e os terminados em até 5 sejam aproximados para a dezena inferior. Ex:
Rumo 267º - Pista 27
Rumo 156º - Pista 16
Rumo 030º - Pista 03
Rumo 334º - Pista 33
E por aí adiante.
Ainda existem também os designadores de pistas paralelas, quando num aeródromo existe mais de uma pista apontando para o mesmo rumo. Dessa forma, num AD com três pistas paralelas com rumo 173º, teremos por exemplo as numerações 17L, 17C e 17R - left, center e right, respectivamente.
Abração!
Esse arredondamento é feito de forma que os rumos terminados a partir de 6 sejam aproximados para a dezena superior, e os terminados em até 5 sejam aproximados para a dezena inferior. Ex:
Rumo 267º - Pista 27
Rumo 156º - Pista 16
Rumo 030º - Pista 03
Rumo 334º - Pista 33
E por aí adiante.
Ainda existem também os designadores de pistas paralelas, quando num aeródromo existe mais de uma pista apontando para o mesmo rumo. Dessa forma, num AD com três pistas paralelas com rumo 173º, teremos por exemplo as numerações 17L, 17C e 17R - left, center e right, respectivamente.
Abração!
Edu,
Esqueci de dizer que lhe parebenizo por perguntar, é melhor dizer que não sabe do que alguns que se dizem conhecedores e metem o pé na jaca, mas isso não é o caso aqui do Aeroforum, o pessoal aqui sabe muito e assim como eu, você vai aprender muito com eles.
Como você pôde ver nas respostas acima, a comunidade aeroforum gosta de ajudar os recém-chegados nesta maravilhosa arte de voar.
Esqueci de dizer que lhe parebenizo por perguntar, é melhor dizer que não sabe do que alguns que se dizem conhecedores e metem o pé na jaca, mas isso não é o caso aqui do Aeroforum, o pessoal aqui sabe muito e assim como eu, você vai aprender muito com eles.
Como você pôde ver nas respostas acima, a comunidade aeroforum gosta de ajudar os recém-chegados nesta maravilhosa arte de voar.
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- MASTER
- Mensagens: 2950
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
- Localização: Curitiba-PR-BR
Quando uma pista tem orientação para o rumo 360 ou 000 decidiu-se usar o 36, pois se colocassem o 00, poderia vir um engraçadinho e fazer um outro desenho abaixo do 00 e ficaria muito estranho fazer uma aproximação com "aquilo" na proa.... Quem iria gostar seriam os comissários....
Bem, assim disse um professor de regulamentos...
Abraços
Bem, assim disse um professor de regulamentos...
Abraços
navigator,navigator escreveu:Não necessariamente. Nos EUA, alguns aeroportos adotam um padrão diferenciado para identificação de pistas. Los Angeles, por exemplo, tem 4 pistas paralelas com o mesmo rumo. Para evitar confusão, as pistas do complexo norte são designadas como 06/24 (L e R), enquanto que as do complexo sul são identificadas como 07/25 (L e R). Em Miami existem 3 pistas paralelas, sendo que a central está mais próxima da pista do setor norte. Nesse caso, elas são designadas como 09/27, para a pista paralela mais distante, e 08/26 (L e R), para as outras duas. Antes da construção da 3a. pista paralela, as pistas eram designadas como 09/27 (L e R).Forgiven722 escreveu: Ainda existem também os designadores de pistas paralelas, quando num aeródromo existe mais de uma pista apontando para o mesmo rumo. Dessa forma, num AD com três pistas paralelas com rumo 173º, teremos por exemplo as numerações 17L, 17C e 17R - left, center e right, respectivamente.
Não sei se houve uma mudança por causa da dmg, ou se realmente os aeródromos podem ser "manipulados" para que essa organização se faça de uma maneira mas fácil, mas esse é o padrão:
duas pistas paralelas: L (left), R (right) - 27L e 27R
três pistas paralelas: L (left), C (center), R (right) - 10L, 10C, 10R
quatro pistas paralelas: L, R, L, R - 03L, 03R, 03L, 03R
cinco pistas paralelas: L, C, R, L, R - 14L, 14C, 14R, 14L, 14R
seis pistas paralelas: L, C, R, L, C, R - 34L, 34C, 34R, 34L, 34C, 34R
Abração!
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É, eu tenho a impressão de que o professor de regulamentos só pensava "naquilo"
Um abraço e até mais...
Prezado Cmte Seabra:Cmte Seabra escreveu:Quando uma pista tem orientação para o rumo 360 ou 000 decidiu-se usar o 36, pois se colocassem o 00, poderia vir um engraçadinho e fazer um outro desenho abaixo do 00 e ficaria muito estranho fazer uma aproximação com "aquilo" na proa.... Quem iria gostar seriam os comissários....
Bem, assim disse um professor de regulamentos...
Abraços
É, eu tenho a impressão de que o professor de regulamentos só pensava "naquilo"

Um abraço e até mais...
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Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
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