Ajuda com pistas

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

Ajuda com pistas

Mensagem por Anonymous »

Amigos, sou novato em aviação, gostaria de saber se os numeros das pistas influenciam comprimento , altura , largura..ou são apenas para diferenciar?Acredito que não seja apaenas para diferenciar pq se não seria cabeceira 1 e cabeceira 2 por exemplo,alguem pode tirar minha duvida?Obrigado! :D
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Eduaborg, a numeração das pistas é dada de acordo com a direção para onde ela "aponta". Por exemplo, aqui em Brasília, temos a pista 11/29. 11 porque ela aponta pra 106 graus na bússola magnética (arredonda-se para 110 e tem-se o número 11), e 29 porque é o exato oposto (somando 180 graus). Para pistas paralelas usa-se L (left), R (Right)...

Simples assim. mas com certeza alguém vai lhe dar uma explicação mais cheia de tequiniquês.

Abraço
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Eduborg, boa tarde.

Hehe, vou tentar te explicar didaticamente, no modo "Zé Arthur!"

Se voce pegar uma bussola e sentar sobre a pista, ela indicará uma numeração em graus. (Lembre-se Sul é 180°, Este é 90°, etc...). Vejamos o exemplo de POA. Suponhamos que eu sentei no inicio da pista, peguei a bussola e vi que indicava 105° (e realmente indica isso). Como a cabecerira nao pode ser 105, arredonda-se para 110. Sempre corta-se o ultimo zero da centena. Temos então, "11". PRONTO!!!!

Alguns detalhes:
- O rumo da pista sempre é referida ao Norte Magnético (Bussola)
- A numeração é feita de 10 em 10 graus, nao utilizando o ultimo zero.
- Quando der um numero igual ou maior que 5, arredonda-se para cima
- Quando der um numero menor quen 5, arredenonda-se para baixo.