Credores da Varig aprovam premissas de plano do BNDES

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Credores da Varig aprovam premissas de plano do BNDES

Mensagem por arthuramaral_CGR »

26/10/2005 - 14h41
Credores da Varig aprovam premissas de plano do BNDES
Publicidade
JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

Os representantes dos credores da Varig aprovaram hoje em assembléia três premissas para que o plano de salvação apresentado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) possa ser implementado.

Após muito discussão, os credores autorizaram a criação de um sociedade de propósito específico que vai reunir as subsidiárias Varig Log (de transporte de carga) e VEM (de engenharia).

Além disso, a assembléia decidiu autorizar a venda dessas duas empresas. A idéia do BNDES é financiar até dois terços do valor de compra das subsidiárias para possíveis interessados.

Outro premissa aprovada hoje prevê que o dinheiro obtido com a venda da VEM e da Varig Log será utilizado pela Varig para pagar empresas de leasing. A Justiça de Nova York deu cerca de três semanas para a empresa voltar a pagar dívidas com credores --ou então terá que devolver aviões a seus donos.

Plano emergencial

O plano apresentado pelo BNDES prevê em uma primeira etapa a criação a criação de um fundo de investimentos e participações, dono de uma sociedade de propósito específico, que compraria as ações da Varig Log e da VEM.

O dinheiro injetado por essa sociedade seria usado unicamente para o pagamento das empresas de leasing. Os recursos aportados serão depositados em uma conta vinculada, com destinação específica para o pagamento dessas dívidas.

A sociedade seria responsável pela administração da Varig Log e da VEM. Ela terá uma opção de compra irretratável e irrevogável para a aquisição da Varig Log tão logo a operação fosse aprovada pelo DAC (Departamento de Aviação Civil).

Dentro desta sociedade, estariam inseridos BNDES, TAP e outros investidores. O BNDES vê como outros potenciais interessados a Ocean Air, o fundo norte-americano Mattlin Patterson e a empresa francesa ATS.

No futuro, numa terceira etapa, seria criado um novo fundo de investimentos e participações que se tornaria o novo dono da própria Varig.
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Credores da Varig aprovam proposta do BNDES/Tap

Reunidos em assembléia no Rio de Janeiro, os credores da Varig acabam de aprovar a proposta de o BNDES financiar a injeção de capital de investidores interessados na empresa aérea. A melhor proposta é a da Tap e o aporte inicial seria de US$ 62 milhões para pagar os credores. Desse montante, dois terços seriam financiados pelo BNDES.

A Tap tem propostas d einvestidores interessados em investir na Varig, e fala-se em investimentos de US$ 500 milhões.

Fonte: PANROTAS
Responder