Paciência para obter bilhetes baratos pela internet

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
jambock
MASTER
MASTER
Contato:

Paciência para obter bilhetes baratos pela internet

Mensagem por jambock »

Meus prezados:

12/10 - 17:49 / Agencia Estado

Com um pouco de paciência e persistência, qualquer pessoa pode fazer negócios da China ao comprar passagens aéreas pela internet. Costuma se dar bem quem está sempre atento às ofertas publicadas nos sites de companhias de aviação brasileiras e internacionais - ainda mais se a viagem estiver programada para a alta temporada.
Comece a planejar com alguns meses de antecedência, visitando com freqüência os sites das empresas aéreas que viajam para o destino desejado. Quando aparecer uma boa oportunidade, feche o negócio. Tudo tem a ver com a famosa lei da oferta e da procura. Os aviões possuem um número limitado de lugares e, quando ainda estão muito vazios , sobram bilhetes com tarifa mais barata.
A mesma coisa ocorre se o vôo estiver programado para um horário pouco procurado ou para um período de baixa temporada. À medida que os assentos se esgotam e a data da decolagem se aproxima, a procura aumenta e o preço, também. Para o gerente de projetos Erick Lima, de 28 anos, que voa de 5 a 10 vezes por mês, pesquisar bem é a alma do negócio. "Escolho sempre a empresa que me apresentar a melhor opção", explica.
Segundo ele, as companhias aéreas internacionais costumam ter mais promoções do que as brasileiras. "Algumas fazem até um leilão. Você diz quanto quer pagar e elas acham o vôo com o valor mais próximo." Outra caçadora de tarifas baixas é a apresentadora da TV Cultura Cuca Lazzarotto, de 36 anos. Ela costuma comprar tíquetes eletrônicos sempre que vai visitar a mãe, em Florianópolis.
"Na primeira vez, a gente sempre fica um pouco assustada", afirma. Passado o receio do primeiro contato, ela não dispensa mais a web para comparar preços e horários. Em geral, os sites das empresas aéreas são simples de se navegar. "Eu, que tenho pouca prática com computadores, consigo usar", diz a apresentadora da TV Cultura Silvia Poppovic, de 50 anos.
A maioria tem um mecanismo de busca de vôos logo na página inicial. Para comprar, basta seguir as orientações e ter um cartão de crédito - que tem de ser internacional se a passagem for de uma empresa do exterior. Boa parte das companhias estrangeiras possui home pages em português e fornece o preço em reais. Pouca gente sabe, mas os consumidores que comprarem o bilhete pela web têm até sete dias para se arrepender e pedir o dinheiro de volta, sem nenhuma multa. "Está na lei e vale para compras feitas fora do estabelecimento comercial, como é o caso da internet", diz o diretor de Atendimento da Fundação Procon-SP, Evandro Zuliani.
Alguns cuidados são importantes na hora de adquirir o tíquete. Evite cibercafés ou micros de outras pessoas: use sempre o seu computador, desde que ele esteja devidamente protegido de vírus e outros programas maliciosos. Além disso, jamais clique em e-mails com promoções inacreditáveis. Eles podem esconder programas que se instalam em seu PC e passam a espioná-lo, com o objetivo de roubar informações como senhas de banco.
Os sites das companhias aéreas costumam ser criptografados, o que garante uma segurança adicional. Para saber se a proteção está ativada, procure o ícone de um cadeado no seu navegador e veja se o endereço começa com "https://". "Já tive problema de um hacker roubar minha senha do banco, mas nunca aconteceu nada ao comprar uma passagem pela rede", diz a analista de suporte Lucilene Garcia de Andrade, de 28 anos. Ainda assim, manter os olhos abertos garante uma viagem tranqüila.
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambock@brturbo.com.br
Responder