Sem clientes, WebJet não voa há três dias

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Frg_DF
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Sem clientes, WebJet não voa há três dias

Mensagem por Frg_DF »

Folha de São Paulo

Sem clientes, WebJet não voa há três dias
Com promessa de retomar atividades hoje, aérea cancela vôos em 26 trechos por baixa ocupação, a fim de evitar prejuízos

BRUNO LIMA
DA REPORTAGEM LOCAL

A companhia aérea de baixas tarifas WebJet, que opera regularmente desde 12 de julho deste ano, não voou nenhum de seus 26 trechos nos últimos três dias.

Segundo a empresa, não houve imprevistos nem problemas operacionais com o único avião que possui. A decisão de parar de voar de terça até ontem foi tomada pela própria aérea, para evitar prejuízos pela baixa ocupação.

"Não faria sentido fazer os vôos, não compensaria sair do chão", revelou Rogério Ottoni, diretor-presidente da WebJet. "Foi uma ação preventiva. Teríamos menos de 40% de ocupação."

A companhia afirma que voará normalmente a partir de hoje, mas não descarta novas paralisações. "Não vou dizer que não vou fazer, mas não temos previsão de outros cancelamentos."

Os passageiros que haviam comprado passagens para os últimos três dias, segundo Ottoni, tiveram seu embarque garantido pela empresa nas concorrentes, seguindo os regulamentos do setor. O executivo diz que as vendas foram interrompidas quando havia "poucas" compras efetivadas.

A empresa, que começou registrando ocupação de 59% em julho, segundo dados do DAC (Departamento de Aviação Civil), fechou setembro com apenas 34% dos assentos vendidos. O número é problemático e dificulta a sobrevivência da novata, que, apesar de começar só com uma aeronave, provocou reações das grandes.

TAM, Varig e Gol reduziram tarifas logo após o lançamento da WebJet. Nos trechos e horários atendidos pela nova rival, as tarifas caíram substancialmente.

Para analistas do setor, houve reação das grandes companhias para impedir que mais um jogador se estabeleça no mercado.

Escaldado pelo "efeito Gol" de redução de tarifas, iniciado em janeiro de 2001, o mercado teria intenção de cortar o novo "problema" pela raiz, sem dar tempo para que a WebJet cresça.

As empresas negam e dizem que só praticam a livre concorrência. Não há controle prévio de tarifas no país. Eventuais denúncias de concorrência desleal são avaliadas posteriormente.

Apelo

Como a oferta de vôos é maior na concorrência, a WebJet pode não resistir até o fim do ano, quando, com a alta temporada, cresce o número de passageiros mais sensíveis a preços.

Asfixiada, a empresa tenta, a todo custo, formar uma rede de agentes de viagens para comercializar seus bilhetes, mas enfrenta dificuldades. A saga começou há um mês, quando, para potencializar as vendas, a aérea abandonou a estratégia inicial de vender apenas pela internet e pelo telefone.

A outra tática é tentar sensibilizar os consumidores. "Em todos os países do mundo, quanto menor o número de empresas, maior o preço da passagem. Nosso modelo é vender barato. Para isso, precisamos ter o passageiro do nosso lado", afirma Ottoni. "A construção de uma empresa nesse setor passa pelo passageiro. Pode ser utópico, mas convocamos a sociedade para fazermos isso."

Com tarifas baixas, a companhia necessita de mais escala para ser viável. Para os especialistas, o grande erro foi começar com apenas um avião, sem previsão para receber o segundo. Para brigar bem, dizem os analistas, seria preciso entre quatro e seis aviões.

A WebJet voa diariamente para quatro cidades -Rio (Galeão), Brasília, São Paulo (Guarulhos) e Porto Alegre- e, desde o dia 1º, três vezes por semana para Belo Horizonte e Florianópolis
B767
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Mensagem por B767 »

Para uma empresa aerea de ambito regular, isso pode ser sinal de que o Capital de giro que tem, ou tá minguando, ou o processo de tomar decisoes comerciais acertadas ainda nao foi refinada.

Para uma empresa aerea começar com o maior grau de apoio, nao se pode jogar fora os agentes de turismo. Grande erro por parte do Dr. Ottoni. de ignorar uma das pilastras fundamentais comerciais.
luiz40
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Mensagem por luiz40 »

O grande erro também da WebJet foi não ter começado seus vôos de GRU/GRU para o nordeste , concordam??

abraços
Luiz40
B767
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Mensagem por B767 »

Indo para o Sul/Sudeste com 01 aeronave, ela fica extremamente limitada. GRU ou GIG para POA - a RG tem 05 ou mais voos por dia- a TAM tem mais de 05, e o desafio continua. A vantagem é que as rotas transportam muito pessoal viajando a negocios, portanto a rentabilidade tarifária seria bem melhor - desde que voce consegue atingir o "break even".

Indo para o nordeste, voce fica limitada em relacao aos seus voos - horarios e frequencias boas.

saindo de manhazinha............GIG-FOR /3horas/ FOR-GRU /3,5 horas/ GRU-FOR /3,5horas/ e FOR-GIG /3 horas/
Agora, acresenta o tempo de solo/escala e voce vai ver que "o buraco está mais embaixo".

De qualquer forma, a Webjet tinha que começar. A questao ;é de conhecer bem o seu mercado e de antemao saber como tranformar seu ponto fraco em vantagem, a por ultimo saber como trabalhar dentro dos seus limites.
jambock
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Webjet: começar como a BRA começou

Mensagem por jambock »

Meus prezados:
Na minha modesta opinião, smj, a Web deveria ter começado como a BRA começou, fazendo um charter (meia-boca). Com esta estratégia, por uns três ou quatro anos, a BRA formou uma frota de 8 737 e, agora, tem até 767 voando para a Europa. Só entrou como regular devido à pressão das "grandes" junto ao DAC.
Concordo com o B767. A Web não poderia, ao mesnos nesta fase inicial, desprezar os agentes de viagem. Ao contrário, teria que usar os seus serviços e até oferecer uma missão maior que a concorrência, para angariar mais pax.
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambock@brturbo.com.br
goncalves
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Mensagem por goncalves »

Hoje foi visto operando em GRU...

Abraços
Daniel Gonçalves
pstair - Diretor de operações
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