Novo aeroporto da Praia fica operacional em Setembro

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
Marcelo Areias
MASTER
MASTER
Mensagens: 3373
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 08:15
Localização: Jundiaí-SP

Novo aeroporto da Praia fica operacional em Setembro

Mensagem por Marcelo Areias »

Novo aeroporto da Praia fica operacional em Setembro

O presidente da empresa de Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) de Cabo Verde garantiu hoje à Agência Lusa que o novo aeroporto internacional da Cidade da Praia, capital do arquipélago, "vai mesmo" ser inaugurado em Setembro.



Mário Paixão apontou a "sintonia perfeita" entre todas as instituições e entidades ligadas à futura exploração do aeroporto para sustentar a sua convicção de que "a inauguração ocorrerá ainda este mês".

Para o efeito, adiantou ainda Paixão, que preside igualmente ao Grupo de Operacionalização da infra-estrutura, também estão a ser produzidos com celeridade os instrumentos operacionais necessários.

Entre estes "instrumentos operacionais", está o Manual de Transição das operações do aeródromo Francisco Mendes, que serve actualmente a capital cabo-verdiana, para o novo aeroporto.

Segundo Mário Paixão, o documento, que foi submetido à apreciação da autoridade aeronáutica cabo-verdiana, a Agência de Aviação Civil (AAC), prevê "todos os passos necessários" para que a referida transferência aconteça "com a maior rapidez possível e com um mínimo de transtornos".

Assim, na previsão do presidente do Grupo de Operacionalização do Aeroporto Internacional da Praia (GOAIP), a transição "não implicará uma ruptura prolongada das ligações" de e para a cidade da Praia, que ficará isolada durante "apenas cerca de cinco horas".

Segundo aquele responsável, "todos os equipamentos necessários já existem" e todo o "know-how" está disponível, faltando apenas respostas a "alguns pormenores de ordem técnica" para que o novo aeroporto esteja "completamente operacional" e possa entrar em funcionamento.

O GOAIP é integrado, para além da ASA, proprietária e gestora da infra-estrutura, por diversas empresas e instituições que estarão directamente ligadas à futura exploração do novo aeroporto da Praia, o segundo do arquipélago vocacionado para receber voos internacionais.

A TACV, o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, as Forças Armadas, a Guarda Fiscal, as alfândegas, a Polícia Judiciária, a Direcção de Emigração e Fronteiras da Polícia de Ordem Pública e as petrolíferas Shell e Enacol são os outros integrantes do GOAIP.

A nova infra-estrutura já se encontra concluída há vários meses, mas os "pequenos ajustamentos" têm-se sucedido levando a sucessivos adiamentos da inauguração.

A Cidade da Praia e a ilha de Santiago, onde a capital está localizada, são o destino final de mais de 70 por cento dos passageiros oriundos do continente europeu, nomeadamente Portugal, país de acolhimento da maior comunidade cabo-verdiana na Europa.

No entanto, apenas a companhia aérea de Cabo Verde (TACV) vai voar para o novo aeroporto, tendo a TAP Portugal optado pela manutenção dos seus voos diários para o aeroporto do Sal, obrigando os seus passageiros com destino à Cidade da Praia (mais de 70 por cento) a escalas forçadas e demoradas antes de concluída a viagem.

A TAP Portugal justificou a opção pela manutenção dos seus voos para o Sal como "medida estratégica".

Agência LUSA
_________________
Marcelo Areias
Responder