Bié: Trabalhos de reabilitação do Aeroporto do Kuito

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9547
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Bié: Trabalhos de reabilitação do Aeroporto do Kuito

Mensagem por AeroEntusiasta »

(Fonte: ANGOP)

Bié: Trabalhos de reabilitação do Aeroporto do Kuito arrancam segunda-feira

Kuito, 26/08 - Os trabalhos de reabilitação da pista do aeroporto do Kuito "Joaquim Kapango" arrancam na próxima segunda feira, segundo informou hoje, no Kuito (Bié), o engenheiro João André da empresa Paviterra, encarregue pelas as obras.

João André sublinhou que as condições técnicas, materiais e humanas estão todas criadas para que na próxima semana a Paviterra arranque com os trabalhos de reabilitação.

"Uma vez que o instituto nacional de desminagem concluiu com os trabalhos de desminagem das bermas da pista, estamos em altura de iniciar a empreitada com melhor segurança", salientou.

O responsável disse ainda que a reparação vai basear-se na substituição do tapete asfáltico e ampliação da placa, bem como em trabalhos de drenagem e terão a duração de 12 meses.

Enquanto decorrer os trabalhos de reabilitação, assegurou que a pista do Kuito "Joaquim Kapango" terá disponível mil 500 metros para aterragem de aeronaves de pequeno porte.

João André garantiu que a Paviterra vai envidar esforços para que dentro do prazo estabelecido se conclua com a reparação, com vista a permitir o tráfego aéreo normal e possibilitar a operação de aviões de grande porte.

A pista do Aeroporto do Kuito "Joaquim Kapango" possui dois mil 500 metros de comprimento e cerca de 200 metros de largura. A reabilitação está orçada em mais de 14 milhões de dólares americanos.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9547
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

(Fonte: ANGOP)

Reabilitação do aeroporto do Kuito avaliado em USD 14 milhões

Luanda, 16/09 - Catorze milhões de Dólares americanos foram Investidos pelo Governo na recuperação da pista do aeroporto "Joaquim Kapango", na cidade do Kuito (Bié), disse hoje, o director nacional de infra-estruturas do Ministério das Obras Públicas, Joanes André.

Falando hoje a imprensa, no final da apresentação do projecto ao conselho provincial do Bié, afirmou que os trabalhos de reabilitação do aeroporto tiveram início no princípio do mês em curso.

As obras que estão a cargo da construtora Paviterra, têm uma duração de 12 meses. O projecto compreende a recuperação do asfalto, o aumento do pavimento com mais 12 centímetros de espessura, a iluminação da pista e a construção de bermas laterais com dez metros de comprimento por cada lado.

"A pista do aeroporto do Kuito possui dois mil e 500 metros de comprimento e 30 de largura, e enquanto decorre os trabalhos de reabilitação, tem disponível mil e 500 metros para aterragem de aeronaves de pequeno porte", referiu.

Para Joanes André, algumas situações não contempladas no projecto estão a ser acauteladas para sua posterior implementação, designadamente os sistemas de apoio à navegação, combate de incêndio, alternativas de fornecimento de energia, a ampliação do aerogare, criação de infra-estruturas de abastecimento de aeronaves, vedação da área do aeroporto, entre outras.

Fez saber que a partir do próximo ano, o "Joaquim Kapango" vai contar ainda com a construção de um novo aerogar, para além do já existente.

Por seu turno, o governador provincial do Bié, Amaro Tati, disse que o arranque da empreitada constitui uma peça indispensável para aquilo que se pretende no desenvolvimento da circunscrição.

Disse acreditar numa reabilitação profunda, bastante séria e espera ver resolvido da melhor forma o problema da transportação aérea da província, de forma a corresponder os anseios da população local.

A anteceder o encontro, a comitiva do Ministério das Obras Públicas, visitou a pista para se inteirar do andamento dos trabalhos.
Responder