Embraer obtém certificado para avião de cem passageiros

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
Marcelo Areias
MASTER
MASTER
Mensagens: 3373
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 08:15
Localização: Jundiaí-SP

Embraer obtém certificado para avião de cem passageiros

Mensagem por Marcelo Areias »

Embraer obtém certificado para avião de cem passageiros
da Folha Online

A Embraer anunciou hoje que recebeu do Centro Técnico Aeroespacial dentro do prazo previsto a certificação para vôo do Embraer 190, seu avião para o transporte de cem passageiros.

O certificado foi concedido em cerimônia realizada em sua sede, em São José dos Campos (SP) e, segundo a empresa, "será seguido em breve pela homologação da aeronave pela Federal Aviation Administration [FAA], dos Estados Unidos, abrindo caminho para o começo das entregas (...) na América do Norte".

A certificação é um pré-requisito para o início das vendas de um novo modelo de avião e sua conquista significa que a aeronave tem condições de segurança para voar.

A campanha de certificação utilizou cinco jatos Embraer 190, consumiu em torno de 1.800 horas de testes em vôo e envolveu a produção de mais de 970 relatórios e milhares de documentos . Outros 140 testes foram conduzidos em laboratórios e simuladores em solo.

A família de jatos Embraer 170/190 contava, até o último dia 30 de junho, com 412 encomendas firmes e 373 opções de compra.

A emissão do certificado de tipo pela Transport Canada Civil Aviation, do Canadá, e pela European Aviation Safety Agency, da Europa, também é esperada para breve.
_________________
Marcelo Areias
jambock
MASTER
MASTER
Mensagens: 2461
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

Mensagem por jambock »

Prezado Marcelo Areias:

Só complementando...

Embraer 30 Agosto 2005

AVIÃO EMBRAER 190 RECEBE O CERTIFICADO DE TIPO DO CENTRO TÉCNICO AEROESPACIAL (CTA).

Homologação nos Estados Unidos é esperada para breve, permitindo o início das entregas para a JetBlue.

São José dos Campos, 30 de agosto de 2005 – A Embraer anunciou hoje que recebeu do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), dentro do prazo previsto, a certificação de tipo para o EMBRAER 190, de 100 assentos.

O certificado de tipo foi conferido à Embraer em cerimônia realizada em sua sede, em São José dos Campos. A certificação pelo CTA será seguida em breve pela homologação da aeronave pela Federal Aviation Administration (FAA), dos Estados Unidos, abrindo caminho para o começo das entregas ao cliente-lançador JetBlue na América do Norte.

A campanha de certificação utilizou cinco jatos EMBRAER 190 pré-série, consumindo em torno de 1.800 horas de testes em vôo e envolvendo a produção de mais de 970 relatórios, além de milhares de documentos de desenvolvimento e suporte. Ainda outros 140 testes foram conduzidos em laboratórios e simuladores em solo.

O EMBRAER 190 é o terceiro integrante da nova família Embraer, formada por quatro jatos, a receber o certificado de tipo. O EMBRAER 195, último integrante da família a ser desenvolvido, deverá ser certificado no meio do ano de 2006.

A família EMBRAER 170/190 contava com 412 encomendas firmes e 373 opções até 30 de junho de 2005.

A emissão do certificado de tipo pela Transport Canada Civil Aviation (TCCA), do Canadá, e pela European Aviation Safety Agency (EASA), da Europa, também é esperada para breve.

A FAMÍLIA EMBRAER 170/190

A Embraer desenvolve atualmente uma família inteiramente nova de aeronaves especialmente projetada para o mercado de aviação comercial. A nova linha de produtos é composta pelo EMBRAER 170, EMBRAER 175, EMBRAER 190 e EMBRAER 195 – com capacidade para transportar até 78, 86, 108 e 118 passageiros.

O alto índice de comunalidade entre os quatro membros da família resulta em menor custo com peças de reposição e manutenção para os operadores. Além disto, o treinamento da tripulação é comum dentro dos modelos da família, permitindo uma melhor alocação de recursos sem as restrições normalmente associadas aos vôos realizados com frotas mistas.

Cada um dos modelos da família EMBRAER 170/190 tem dois motores CF34 General Electric montados sob as asas e monitorados continuamente por um sistema computadorizado de gerenciamento chamado Full Authority Digital Engine Control (FADEC). O sistema otimiza a operação do motor durante todas as fases do vôo, assim reduzindo o gasto com combustível e os custos de manutenção.

Outra importante característica do programa EMBRAER 170/190 é o uso da tecnologia fly-by-wire para controle de vôo, similar à utilizada em jatos comerciais de maior porte e aeronaves militares avançadas.

Cada integrante da família EMBRAER 170/190 tem duas portas principais para passageiros e duas portas de serviço, que minimizam o tempo de permanência em solo do avião. Todas as quatro aeronaves podem ser configuradas para acomodar os passageiros em duas classes ou classe única.

Outro ponto forte da família EMBRAER 170/190 é o conforto proporcionado pelo desenho de “dupla-bolha” da fuselagem. Diferentemente das aeronaves com a mesma capacidade de assentos, esta solução de projeto oferece muito mais espaço para o passageiro, principalmente na região dos pés e ombros. As poltronas e os corredores das aeronaves desta família estão entre os mais espaçosos para os aviões da mesma categoria.

A Embraer espera que a sua nova família de jatos comerciais conquiste uma fatia significativa do ainda inexplorado mercado de jatos com capacidade entre 70 e 110 assentos – por sua performance superior, conforto excepcional da cabine e custos operacionais reduzidos.

Os quatro membros da família são projetados para exceder os mais rigorosos requisitos ambientais de ruído e de emissões estabelecidos pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

O EMBRAER 170 recebeu a homologação de tipo em fevereiro de 2004. Já a campanha de certificação do EMBRAER 175 foi concluída no quarto trimestre de 2004.

O EMBRAER 190 fez seu vôo inaugural em março de 2004 obteve a certificação em agosto de 2005.

O primeiro vôo do EMBRAER 195 foi em dezembro de 2004 e sua campanha de certificação deverá estar concluída no meio do ano de 2006.

Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
Responder