Perdidos na selva

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Perdidos na selva

Mensagem por PR-WJI »

Não foi a maior tragédia aérea brasileira (título infeliz conquistado por um acidente com um Boeing 727 da Vasp que matou 135 pessoas em 1982 no Ceará). Mas foi uma das mais inusitadas.

Passavam poucos minutos das 17h de domingo, 3 de setembro de 1989, quando o Boeing 737-200 da Varig decolou de Marabá, no Pará, com destino a Belém. Havia 54 pessoas a bordo. Momentos antes, o comandante César Augusto Garcez inserira os dados que abasteceriam o piloto automático do avião, mas atrapalhou-se ao digitar a rota do vôo. Em vez de 027, colocou 270.

Depois de decolar, o avião seguiu o rumo programado, perdendo-se sobre a Floresta Amazônica. Atenta ao jogo entre Brasil e Chile no Maracanã, pelas eliminatória da Copa de 1990 (do famoso incidente com um foguete disparado por uma torcedora), a tripulação só percebeu o erro quando já era tarde demais para corrigi-lo. Quase sem combustível, Garcez anunciou aos passageiros que faria um pouso forçado em plena selva.

- Vamos pedir a Deus que dê tudo certo - disse.

Doze pessoas morreram. Garcez e o co-piloto tiveram suas licenças de vôo suspensas.

Fonte: Jornal ZH
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Mensagens: 1170
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 14:47
Localização: Cabo Frio - RJ
Contato:

Mensagem por Fernando Basto »

Este acidente, dos que aconteceram aqui no Brasil, foi o que mais me deixou P...da vida, pois a arrogância e a prepotência do tal de Garcez, foi algo que contribuiu muito para esta tragédia na selva !

OBS: dentre os acidentes que vc. listou aqui no Fórum, ficou faltando o do 727 da TBA, em Florianópolis e os dos Boeings 707 da 'Pioneira', em Orly (73), em Abdijan e no Pacífico.

Muito bom os tópicos, apesar de tristes lembranças, porém, bastante elucidativos, no que diz respeito a prevenção de novos acidentes !
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
Claudio Paiva de Paula
PP
PP
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Fev 15, 2005 15:13
Localização: São Paulo

Mensagem por Claudio Paiva de Paula »

O insólito deste acidente foi ter entre os passageiros um agrimensor, que não se cansava de insistir com a comissária de que a aeronave seguia rumo diverso do programado, pois ele corretamente achava que o sol deveria estar do lado esquerdo e não do direito, como estava ocorrendo. Ela deve ter comentado com o comandante Garcez que tinha um chato dando palpite na navegação. Não foi levado em consideração e uma tragédia poderia ter sido evitada.

Claudio Paiva
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Este acidente poderia ter sido plenamente evitado também se o Garcez, logo que viu que estava perdido (e ele notou isso a tempo), tivesse pedido ajuda aos orgãos de controle e a outras aeronaves, o que ele não fez, achando que poderia safar-se sozinho....

João Ceccatto
Sapiranga
Marco SBCT
MASTER
MASTER
Mensagens: 2950
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
Localização: Curitiba-PR-BR

Mensagem por Marco SBCT »

Claudio Paiva, v. não se refere ao Epaminondas?
É Engenheiro Civil, escreveu um livro sobre o acidente.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Claudio Paiva de Paula
PP
PP
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Fev 15, 2005 15:13
Localização: São Paulo

Mensagem por Claudio Paiva de Paula »

Exatamente Marco, não me lembrava que ele era engenheiro.
Notícias da época indicaram que o comandante Garcez pediu auxílio sim para achar sua rota: por exemplo, ele tinha convicção que devia estar sobre Carajás, à época um aeroporto privado da Vale do Rio Doce, pedindo para que suas luzes fossem acesas!
Não estava e o destino quiz que a aeronave caisse ao lado de uma razoável pista de pouso de uma fazenda. Tão satisfatória que a VARIG mandou um ELECTRA a esta pista para recolher sobreviventes e dar apio aos trabalhos de remoção das vítimas.

Claudio Paiva
stratocaster
PC
PC
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Dez 22, 2004 17:33

Mensagem por stratocaster »

Vale notar que esse acidente, como não podia ser diferente, ocorreu em função de uma sucessão de erros... porém:
Os pilotos, e não o Garcez, isoladamente, perderam-se no trecho MAB-BEL.
Quando foi levada em consideração a posição do sol ou de outras referências, já era o início da noite e a visibilidade externa estava ficando reduzida rapidamente, que também era prejudicada pela fumaça das queimadas.
Ao configurar o painel para a aproximação e pouso, que era rotina na época, o HSI foi ajustado para essa fase do vôo, desfazendo-se, portanto, o ajuste errado de 270 graus, que acabou sendo “apagado” da memória dos dois pilotos.
Os pilotos não estavam ouvindo o jogo do Brasil, mas, sim, tentando identificar uma estação de rádio, que, por sinal, transmitia a partida do Maracanã, para tentar auxilia-los na navegação.
Nenhum Electra pousou na fazenda, mas, sim, na Base Aérea de Cachimbo.
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 1963
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Maurício »

Claudio Paiva de Paula escreveu:Tão satisfatória que a VARIG mandou um ELECTRA a esta pista para recolher sobreviventes e dar apio aos trabalhos de remoção das vítimas.

Claudio Paiva
Electra, não. Foi o B727-100 prefixo PP-VLH.

Maurício.
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Mensagens: 1170
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 14:47
Localização: Cabo Frio - RJ
Contato:

Mensagem por Fernando Basto »

Que eu saiba, foi um ELECTRA, sim, pois tenho uma fita de vídeo, gravada na época (Jornal da Manchete - TV), que mostra qdo. um ELECTRA da VARIG, pousa em SDU, trazendo alguns feridos e a tripulação técnica e de cabine, daquele fatídico vôo ! Até pancadaria rolou na pista do SDU (entre os seguranças que protegiam o Garcez e os repórteres/fotógrafos, ávidos por uma 'palhinha' do arrogante comandante) !
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 672
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:05
Localização: Brasília-DF
Contato:

...

Mensagem por RockboyDF »

Também lembro de ver o Electra na TV. Inclusive fez escala em Brasília, se não tô enganado.

A aeronave acidentada foi o PP-VMK; aliás, alguns dos piores acidentes ocorridos no Brasil envolviam a letra "K" no prefixo das aeronaves (PP-VMK, PP-SRK, PT-MRK)...coincidência? Sei lá....
Leonardo Vasconcelos- SBBR
Tupolev
PC
PC
Mensagens: 188
Registrado em: Ter Fev 15, 2005 14:49
Localização: Brasil - RJ

Mensagem por Tupolev »

Tambem o 707 PP-VJK, na Costa do Marfim.
Raphael
PC
PC
Mensagens: 171
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 22:48
Localização: Curitiba
Contato:

Mensagem por Raphael »

Muito bom esse tópico... Os amigos sabem onde posso achar mais detalhes sobre esse acidente, e outros mais, em território nacional???
Um abráááço e saudações Alvi-Verdes
Raphael Eduardo da Costa e Couto CTBA-PR
Na alegria ou na tristeza, Coxa, com certeza!!!
NA ALEGRIA, OU NA TRISTEZA, COXA, COM CERTEZA!!!!!
Email:tousemideiadenick@yahoo.com.br
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Raphael escreveu:Muito bom esse tópico... Os amigos sabem onde posso achar mais detalhes sobre esse acidente, e outros mais, em território nacional???
Amigo:

Eu recomendo fortemente o livro Caixa Preta, até empresto ele se prometer me devolver :)
Raphael
PC
PC
Mensagens: 171
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 22:48
Localização: Curitiba
Contato:

Mensagem por Raphael »

ppjr escreveu:
Raphael escreveu:Muito bom esse tópico... Os amigos sabem onde posso achar mais detalhes sobre esse acidente, e outros mais, em território nacional???
Amigo:

Eu recomendo fortemente o livro Caixa Preta, até empresto ele se prometer me devolver :)
Eu juro que devolvo, me empresta, ein, ein, ein???
Um abráááço e saudações Alvi-Verdes
Raphael Eduardo da Costa e Couto CTBA-PR
Na alegria ou na tristeza, Coxa, com certeza!!!
NA ALEGRIA, OU NA TRISTEZA, COXA, COM CERTEZA!!!!!
Email:tousemideiadenick@yahoo.com.br
Responder