Pessoal, bom dia.
A dificuldade não é exclusiva dos AeroEntusiastas! Vejam este exemplo pessoal.
Sábado passado (13/AGO) fui na Rodoviária de Porto Alegre buscar uma pessoa, e aproveitei que estava com a câmera fotográfica para fazer umas imagens do ambiente. Minha primeira foto foi de um interessante viaduto interno, onde os ônibus passam sobre as pessoas que transitam num corredor.
Me aproximei de um segurança terceirizado para ter aquela falsa sensação de proteção devido a exposição do equipamento fotográfico em local público e de grande circulação.
Primeira foto....
Segunda foto, e: " - Não pode fotografar aqui, senhor."
Logo veio minha réplica: " - Porque motivo ? "
Tréplica: " - Aqui só pode fotografar com autorização do DAER. " (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do RS)
Olhei para ele com semblante perdido, fiz mais uma foto e saí de perto. Continuei fotografando, meio escondido e quando me dei por satisfeito, guardei a máquina, e fui na sala do DAER ver como funciona a tal autorização.
Cheguei lá, um balcão da década de 70 de fórmica marrom rajada, uma máquina de escrever Olivetti sobre o mesmo e um sofá vermelho escuro de mesma idade com dois sujeitos literalmente atirados (deitados) com crachás do DAER papeando. Fiquei de pé diante deles em silêncio, aguardando alguma reação após a chegada. Eles terminaram de papear e um deles me olhou, abriu a boca com meia dúzia de dentes faltantes, perguntou o que eu queria. A minha pergunta pergunta:
" - Queria informar que estou esperando um parente e fazendo algumas fotos aqui na rodoviaria, ok? "
Claro que ele me perguntou o que eu estava fotografando. Expliquei que gostava de ônibus e estava fazendo algumas fotos para coleção particular. Ele prontamente largou:
" - Bom o senhor pode fotografar o seu parente, mas a rodoviária não! Aí o senhor tem que ter 'otorização' da 'Doutoura' Fulana (não vou citar nomes) do DAER, que 'baterá' um ofício 'otorizando' o senhor a tirar uma fotinhos aqui."
Embasbacado e estonteado me veio uma pergunta idiota na cabeça que logo, saiu da minha boca diretamente para os ouvidos dele:
" - Doutoura Fulana? Hum... o que ela é no DAER? "
E seguiu um diálogo disconexo:
Fiscal: " - Ela é engenheira"
Fábio: " - Mas porque o senhor chama ela de 'Doutoura'? Ela tem pós-graduação em que? "
(silêncio)
Fiscal: " - ué senhor.. ela é engenheira.. e a gente chama ela assim por.. ué, por burocracia e todo mundo trata ela
assim! E aqui é um lugar particular, uma concessão do DAER e a 'Dotora'... ops... Dona Fulana é que 'otoriza' as fotos."
Fábio: " - Bom, aqui é um local público e até onde sei não há impedimentos legais para fotografias, mas tudo bem, deixa assim. Muito obrigado e tenha um bom dia."
Sinceramente desconheço a legislação, mas este é um exemplo da "nóia" que tomou conta de algumas "otoridades" que tornaram-se donos de locais públicos e que delegam orientações através de ofícios, despachos e carimbos ao deus dará para funcionários, muitas vezes, destreinados até mesmo para o trato pessoal.
Eita brasilzão.....
FATO: dificuldades na terra e no ar!
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
AeroEntusiasta
- Fundador

- Contato:
Prezado Fábio,
Em primeiro lugar queria parabeniza-lo pelo retorno do Aerofórum e espero que esse espaço JAMAIS saia do ar novamente. Já tivemos as nossas diferenças, mas te reconheço um cara pró aviação acima de tudo. Admiro quem não é da área (profissionalmente falando), mas que dedica o seu tempo pela paixão da aviação.
Quanto ao seu caso, da "otoridade", a uns 8 anos atrás, eu levei o meu rádio ICOM para o aeroporto e fui literalmente cercado por funcionários da INFRAERO que me abordaram de maneira constrangedora me dizendo que eu não poderia utilizar o rádio, que era frequencia fechada etc...patati patatá.....deixei eles falarem a vontade e ao final eu dei a minha CARTEIRADA. Possuo a licensa da FCC, dos EUA, desde o tempo em que me formei piloto nos EUA. Eles ficaram sem graça e sairam de perto. Eles cobram, mas não conhecem as leis direito, sem falar que educação é primordial.
Em primeiro lugar queria parabeniza-lo pelo retorno do Aerofórum e espero que esse espaço JAMAIS saia do ar novamente. Já tivemos as nossas diferenças, mas te reconheço um cara pró aviação acima de tudo. Admiro quem não é da área (profissionalmente falando), mas que dedica o seu tempo pela paixão da aviação.
Quanto ao seu caso, da "otoridade", a uns 8 anos atrás, eu levei o meu rádio ICOM para o aeroporto e fui literalmente cercado por funcionários da INFRAERO que me abordaram de maneira constrangedora me dizendo que eu não poderia utilizar o rádio, que era frequencia fechada etc...patati patatá.....deixei eles falarem a vontade e ao final eu dei a minha CARTEIRADA. Possuo a licensa da FCC, dos EUA, desde o tempo em que me formei piloto nos EUA. Eles ficaram sem graça e sairam de perto. Eles cobram, mas não conhecem as leis direito, sem falar que educação é primordial.
-
Anonymous
Amigo Fábio. Beleza??
Você também possui fotos de ônibus??
Se tiver, entre em contato comigo:
ecrj2000@gmail.com.
Abraços.
Você também possui fotos de ônibus??
Se tiver, entre em contato comigo:
ecrj2000@gmail.com.
Abraços.
-
Dirty_wings
- PC

-
Anonymous
Tentem então pedir autorização para tirar fotos no pátio ou em algum lugar que não seja das vidraças do aeroporto de CUMBICA aqui em SP !!
Simsplesmente beira o IMPOSSÍVEL !!!!!!
Siimmm..tentei isso a uns 4 meses atrás....liguei para a Administração do aeroporto.....
A Burocracia é tamanha que até o resumo do que me mandaram fazer se torna um livro:
1- Tenho que passar pela Policia Federal
2- Tenho que passar pela Receita Federal
3- Tenho que pedir AUTORIZAÇÃO para alguma compania aérea específica para tirar fotos de seus aviões!!!!!!!!!!!!!!!
4- Autorização da INFRAERO!!!!
TUDO ISSO SÓ PODE SER FEITO DE DIA DE SEMANA !!
Perguntei então, se poderia obter autorização para fotografar na Cabeceira do aeroporto, dentro da dita "AREA DE SEGURANÇA" !!
Ao final de tudo isso, a própria atendende (com voz daquelas VELHAS de repartição que deve ter uns 20 anos de carreira) me disse:
"É melhor o senhor tirar fotos escondido LÁ NA CABECEIRA, ATÉ QUE ALGUM SEGURANÇA VENHA TIRAR O SENHOR DE LÁ"
ISSO É BRASIL !!
Simsplesmente beira o IMPOSSÍVEL !!!!!!
Siimmm..tentei isso a uns 4 meses atrás....liguei para a Administração do aeroporto.....
A Burocracia é tamanha que até o resumo do que me mandaram fazer se torna um livro:
1- Tenho que passar pela Policia Federal
2- Tenho que passar pela Receita Federal
3- Tenho que pedir AUTORIZAÇÃO para alguma compania aérea específica para tirar fotos de seus aviões!!!!!!!!!!!!!!!
4- Autorização da INFRAERO!!!!
TUDO ISSO SÓ PODE SER FEITO DE DIA DE SEMANA !!
Perguntei então, se poderia obter autorização para fotografar na Cabeceira do aeroporto, dentro da dita "AREA DE SEGURANÇA" !!
Ao final de tudo isso, a própria atendende (com voz daquelas VELHAS de repartição que deve ter uns 20 anos de carreira) me disse:
"É melhor o senhor tirar fotos escondido LÁ NA CABECEIRA, ATÉ QUE ALGUM SEGURANÇA VENHA TIRAR O SENHOR DE LÁ"
ISSO É BRASIL !!