Acidente com 737 mata 121 pessoas na Grécia
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Acidente com 737 mata 121 pessoas na Grécia
Há algumas horas ocorreu um grave acidente nas proximidades de Atenas, envolvendo um 737 da compania cipriota Helios, que chocou-se contra uma montanha, aparentemente matando todos os seus ocupantes. As circunstâncias são bastante nebulosas; aventa-se a hipótese de sequestro e a de que o sistema de refrigeração do avião entrou em pane, congelando piloto e co-piloto, além dos passageiros e tripulação. Mais informações na seção "Aeronotícias".
Leonardo Vasconcelos- SBBR
Prezado Rockboy,
Tambem vi a noticia do acidente agora na CNN, e arrisco meu palpite (vamos comecar com o achometro!).
Esse tipo de acidente ja ocorreu pelo menos 2 vezes com aeronaves LearJet. Despressurizacao, ocasionando o desmaio dos pilotos. Nos Lear, todos a bordo desmaiaram. Neste caso do 737 parece que so os pilotos desmaiaram. No caso de uma despressurizacao rapida, o aviao fica extremamente gelado, e o tempo de consciencia util emuito curto (questao de segundos, dependendo da altitude). Se o aviao despressurizou e os pilotos nao perceberam, as mascaras cairam e eles foram os unicos no aviao a nao usar. Como eles deixariam de perceber a despressurizacao eu nao sei. Estavam lendo, ou dormiram, ou algo mais aconteceu.
Senhores, este nao e um relatorio final de investigacao, e apenas um "papo de bar".
Abraco,
Tupolev
Tambem vi a noticia do acidente agora na CNN, e arrisco meu palpite (vamos comecar com o achometro!).
Esse tipo de acidente ja ocorreu pelo menos 2 vezes com aeronaves LearJet. Despressurizacao, ocasionando o desmaio dos pilotos. Nos Lear, todos a bordo desmaiaram. Neste caso do 737 parece que so os pilotos desmaiaram. No caso de uma despressurizacao rapida, o aviao fica extremamente gelado, e o tempo de consciencia util emuito curto (questao de segundos, dependendo da altitude). Se o aviao despressurizou e os pilotos nao perceberam, as mascaras cairam e eles foram os unicos no aviao a nao usar. Como eles deixariam de perceber a despressurizacao eu nao sei. Estavam lendo, ou dormiram, ou algo mais aconteceu.
Senhores, este nao e um relatorio final de investigacao, e apenas um "papo de bar".
Abraco,
Tupolev
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- CMTE.
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Tupolev,
Puxando uma cadeira e sentando na mesa do bar, algumas outras considerações:
- Será que o O2 dos tripulantes estava aberto? Pelo que li em outros forums, parece ser, em algumas empresas, procedimento da manutenção,fechar a válvula na garrafa de O2 dos tripulantes, antes de um pernoite. O check pelos pilotos, antes da partida poderia nem demonstrar isso, pois ainda haveria pressão na linha.
- Eventualmente nem houve uma despressuriação em altitude, mas desde o início do vôo já haveria um problema no sistema de pressurização? Causando uma hipoxia lenta e não detectada pela tripulação e quando detectada, deparou-se com as mascaras sem fornecimento de oxigênio?
- Teriam os pilotos demorado tempo demais para perceber o alerta de cabin altitude? O aviso aural parece ser o mesmo que o que toca para sinalizar um configuration alert e portanto acaba se tornando uma "pegadinha" para a tripulação.
Alguem que voa/opera o B733 se habilita a sentar na mesa do bar?
Bom domingo e parabéns aos pais da lista..
[]´s
Puxando uma cadeira e sentando na mesa do bar, algumas outras considerações:
- Será que o O2 dos tripulantes estava aberto? Pelo que li em outros forums, parece ser, em algumas empresas, procedimento da manutenção,fechar a válvula na garrafa de O2 dos tripulantes, antes de um pernoite. O check pelos pilotos, antes da partida poderia nem demonstrar isso, pois ainda haveria pressão na linha.
- Eventualmente nem houve uma despressuriação em altitude, mas desde o início do vôo já haveria um problema no sistema de pressurização? Causando uma hipoxia lenta e não detectada pela tripulação e quando detectada, deparou-se com as mascaras sem fornecimento de oxigênio?
- Teriam os pilotos demorado tempo demais para perceber o alerta de cabin altitude? O aviso aural parece ser o mesmo que o que toca para sinalizar um configuration alert e portanto acaba se tornando uma "pegadinha" para a tripulação.
Alguem que voa/opera o B733 se habilita a sentar na mesa do bar?
Bom domingo e parabéns aos pais da lista..
[]´s
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R.Salzinger
SBGR/GRU
"You are the doc, Doc"
R.Salzinger
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- PP
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- Registrado em: Ter Fev 15, 2005 11:14
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Salzinger,
A proxima rodada e por minha conta.
Vamos la.
O 737-300 realmente permite o fechamento da valvula do O2 no cockpit e, apesar de fazer parte do "cockpit preparation" abrir ou verificar aberta esta valvula, pode ser esquecido.
O warning ou ALT HORN, que e acionado quando a altitude de cabine passa dos 10 mil pes realmente e igual ao de "unsafe for take-off", mas o ALT HORN nao toca se o aviao esta no chao (claro), e o unsafe for take-off nao toca se o aviao ja decolou.
Se a altitude de cabine chega aos 14 mil pes e nada for feito, as mascaras caem automaticamente, acendendo um aviso de "overhead" na Master Caution, ou seja, uma baita luz amarela na cara dos pilotos, e verificando o overhead veriamos a luz "PAX OXY ON" indicando o release das mascaras.
No caso de uma despressurizacao rapida, parece estranho que os pilotos nao usaram as mascaras, fazemos sempre essa manobra no simulador, mas la ja estamos prontos pra tudo, sempre esperando o pior. Sei que o ideal seria sempre estarmos prontos, mas, as vezes, quando tudo funciona o tempo todo, tendemos a ficar mais "relaxados".
Abraco,
Tupolev
A proxima rodada e por minha conta.
Vamos la.
O 737-300 realmente permite o fechamento da valvula do O2 no cockpit e, apesar de fazer parte do "cockpit preparation" abrir ou verificar aberta esta valvula, pode ser esquecido.
O warning ou ALT HORN, que e acionado quando a altitude de cabine passa dos 10 mil pes realmente e igual ao de "unsafe for take-off", mas o ALT HORN nao toca se o aviao esta no chao (claro), e o unsafe for take-off nao toca se o aviao ja decolou.
Se a altitude de cabine chega aos 14 mil pes e nada for feito, as mascaras caem automaticamente, acendendo um aviso de "overhead" na Master Caution, ou seja, uma baita luz amarela na cara dos pilotos, e verificando o overhead veriamos a luz "PAX OXY ON" indicando o release das mascaras.
No caso de uma despressurizacao rapida, parece estranho que os pilotos nao usaram as mascaras, fazemos sempre essa manobra no simulador, mas la ja estamos prontos pra tudo, sempre esperando o pior. Sei que o ideal seria sempre estarmos prontos, mas, as vezes, quando tudo funciona o tempo todo, tendemos a ficar mais "relaxados".
Abraco,
Tupolev
Segundo o que se comenta há indícios de que o piloto não estava no cockpit no momento em que ocorreram os desmaios...
Se houve uma despressurização súbita, o piloto pode ter tentado voltar e perdeu a consciência no caminho... o 2P pode não ter conseguido colocar a máscara...
Daí a tripulação desmais e mesmo com as máscaras dos pax caídas... quem iria descer a aeronave???
Sds,
Vector
Se houve uma despressurização súbita, o piloto pode ter tentado voltar e perdeu a consciência no caminho... o 2P pode não ter conseguido colocar a máscara...
Daí a tripulação desmais e mesmo com as máscaras dos pax caídas... quem iria descer a aeronave???
Sds,
Vector