Decolagem de capota

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
maverick
PP
PP

Mensagem por maverick »

oi pp!

decolagem de capota significa decolar...com uma cobertura no parabrisa da aeronave! seria uma simulação de decolagem com visibilidade zero,eu mesmo fiz umas três destas com um Tupi durante o curso de IFR,dá uma agonia!!!!!! Ao alinhar na pista, o instrutor colocava a capota(que podia ser até um cobertor) e ao aferir o giro direcional com o rumo da pista, iniciava-se a decolagem.por exemplo. a pista de porto alegre é a 11,ajustava-se 110 graus no giro e na corrida ficávamos com um olho no giro e outro no velocímetro.se o giro aumentava os graus,corrigia para a esquerda e vice-versa,parecia que levava uma eternidade para chegar na velocidade de decolagem...Ah!!!!!!!!!mas o instrutor por via das dúvidas ficava espiando pelo cantinho da capota só pra garantir! :mrgreen:
como isto foi em 1988, não sei se ainda é exigido hoje decolagem sob capota.espero que eu tenha te esclarescido.

abraços

mav
maverick
PP
PP

Mensagem por maverick »

ô everton, desculpe não vi seu nick no topo, tava aparecendo só o pp...
sorry!!!

abraços

mav
stratocaster
PC
PC

Mensagem por stratocaster »

maverick escreveu:oi pp!

decolagem de capota significa decolar...com uma cobertura no parabrisa da aeronave! seria uma simulação de decolagem com visibilidade zero,eu mesmo fiz umas três destas com um Tupi durante o curso de IFR,dá uma agonia!!!!!! Ao alinhar na pista, o instrutor colocava a capota(que podia ser até um cobertor) e ao aferir o giro direcional com o rumo da pista, iniciava-se a decolagem.por exemplo. a pista de porto alegre é a 11,ajustava-se 110 graus no giro e na corrida ficávamos com um olho no giro e outro no velocímetro.se o giro aumentava os graus,corrigia para a esquerda e vice-versa,parecia que levava uma eternidade para chegar na velocidade de decolagem...Ah!!!!!!!!!mas o instrutor por via das dúvidas ficava espiando pelo cantinho da capota só pra garantir! :mrgreen:
como isto foi em 1988, não sei se ainda é exigido hoje decolagem sob capota.espero que eu tenha te esclarescido.

abraços

mav

Aprecio ler as mensagens colocadas nesse fórum. Sempre surgem assuntos interessantes, entre eles, muitos pitorescos. Lendo esse esclarecimento, fiquei com algumas dúvidas a respeito do treinamento IFR aplicado:
- Por que foi necessário treinar - na verdade se expor a um risco de um acidente sério, e o pior, três vezes - restringindo a visibilidade frontal durante a decolagem, já que não existe decolagem com visibilidade zero, ainda mais utilizando uma aeronave com instrumentos de bordo inadequados?
- Como pode um instrutor se colocar numa condição de vôo na qual nem ele tem certeza que será possível recuperar o controle da aeronave, no caso do aluno perder o rumo?
- Como era feita a compensação do vento, no caso da existência, mesmo que pequena, de um componente lateral, já que, pelo que entendi, a única correção era de giro para manter o rumo (que já começou errado, pois o rumo da pista nunca foi 110 graus :shock: ), desprezando, pelo visto, qualquer deriva lateral?
Tupolev
PC
PC

Mensagem por Tupolev »

Esse tipo de treinamento (sob capota) e muito valido em se tratando de aproximacao, pois o mesmo evita que o aluno "cole", ou seja, mesmo aproximando por instrumentos ele pode dar uma olhadinha pra fora, so pra se localizar (no inicio a vontade de olhar pra fora e muito forte). Pra evitar isso, utiliza-se a capota, ou a viseira (muito desconfortavel, diga-se de passagem). Mas para decolagem tenho que concordar com o Stratocaster, nao se faz decolagem com visibilidade zero, pouso ate vai no CAT III-C, mas dep nao. Creio que o EMB queria outra coisa, so nao faco ideia do que.
Abraco,
Tupolev
maverick
PP
PP

Mensagem por maverick »

bom, esclarescendo...

quanto a perder o controle do avião, trata-se de treinamento de pilotos com mais de 150 horas, o que pode acontecer é o piloto perder o eixo da pista, que em caso de desvio excessivo entra a correção do instrutor. além do mais, o tupi é um avião triciclo e como chamam por aí, avião de "alejado"
de tão fácil que é de voar e a pista tem uma largura média de 45 metros ou
seja, pra performance do tupi existe margem de segurança. não quer dizer
com isso que aprovo o procedimento, acho sem finalidade mas se estava no programa de curso IFR do aeroclube...vamos lá. em se tratando de manobra de risco, de arrepiar os cabelos é decolagem de aluno PP com vento cruzado em aerobuero...isso sim, a chance de parar na grama é alta!

abraços

mav
Tupolev
PC
PC

Mensagem por Tupolev »

E a ponta da asa do AB115 pendurada depois de rodar e bater no chao? Cheguei a ver 3 Boeros parados com a asa pendurada. Rodavam e la ia aquela ponta vermelha riscar a pista. Na minha epoca de aeroclube, se o vento estivesse mais de 10 nos de traves, so voava se vc tivesse mais de 100 horas no aviao. Que medo!!
Abraco,
Tupolev.
Responder