Histórias de aeroporto II

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
jambock
MASTER
MASTER
Contato:

Histórias de aeroporto II

Mensagem por jambock »

Meus prezados:

No tópico Histórias de aeroporto postado pelo colega CESAR NOVAES mencionei uma história de uso deficiente de comunicação em aeroporto. Só que não aconteceu com dois jatos e, sim, com um King Air e um Beech 1900C da United Express. Em novembro de 1996, houve um desatre no Aeroporto de Quincy (Illinois) e as duas aeronaves colidiram no solo, no cruzamento das pistas 13 e 04. De acordo com as investigações, uma informação desnecessária transmitida por um piloto de um Piper Cherokee, teria causado o acidente. O King Air alinhou para decolar da pista 04 enquanto o United se ajustava na final para pouso da cabeceira 13. A tripuçlação do vôo United 5925 indagou ao King Air se eles manteriam posição até que o pouso completo fosse realizado. Não se sabe qual o motivo, mas o King Air não respondeu a esse chamado e o piloto de um Cherokee, que era o número dois para decolagem, acabou transmitindo ao United, dizendo que manteria a posição. O King Air então iniciou a rolagem e colidiu com o Beech 1900C na intersecção das pistas. Após este acidente os cursos americanos de pilotagem passaram a enfatizar as técnicas de tráfego visual (see and avoid, ou veja e evite) para operações em aeroportos sem controle de tráfego aéreo.
Um abraço e até mais...
Editado pela última vez por jambock em Sáb Jan 01, 2005 15:29, em um total de 1 vez.
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
B767
MASTER
MASTER

Mensagem por B767 »

Posso estar enganado, nao sei se é o mesmo relato,
mas por volta de 1995 ou no estado de Nevada ou Arizona, quando um B737-300 da USAirways pousou em cima de um turbohélice.

Alguem se lembra disso?
Responder