POA: Quando essa novela vai acabar?

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

POA: Quando essa novela vai acabar?

Mensagem por PR-WJI »

Sem prazo para ampliação de pista do aeroporto
Aumento depende de remoção de 2,5 mil famílias que moram em vilas localizadas próximas ao Salgado Filho

Imagem

A demora na remoção de cerca de 2,5 mil famílias das vilas Dique e Nazaré, na Zona Norte, impossibilita a ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.

Uma das conseqüências práticas é o aproveitamento inadequado de aviões de carga em um dos aeroportos mais modernos do país.

Se dependesse exclusivamente da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), a pista do Salgado Filho já teria a grandeza que o terminal recém construído impõe: 3,3 mil metros de extensão.

Mas como os milhares de casebres de duas vilas permanecem em uma das cabeceiras da pista, o Salgado Filho permanece com os seus diminutos 2,3 quilômetros.

De acordo com o superintendente-adjunto da Infraero na Região Sul, Marco Aurélio Franceschi, o convênio assinado para a ampliação do aeroporto com o governo do Estado e a prefeitura não determina o prazo para a expansão da pista. Por isso, define Franceschi, não chega a existir uma atraso nas obras.

- O projeto está pronto. Se a área estivesse desocupada em 1º de janeiro, em maio as obras estariam em andamento - exemplifica Franceschi, salientando que o investimento da Infraero com a pista será de R$ 60 milhões.

Mas a área não estará liberada no início do ano. E nem no meio do ano. Na melhor das hipóteses, detalha o diretor de Regularização Fundiária e Reassentamento da Secretaria da Habitação do Estado, Carlos Alexandre Ávila, as famílias começarão a ser removidas a partir do segundo semestre de 2006. Como são mais de 10 mil pessoas, é incerto o tempo que irá levar a operação - se é que ela vai se iniciar na data estimada.

- Existe uma área em estudo, na Zona Norte, para onde as famílias poderiam ser removidas - revela Ávila, que integra um grupo composto ainda por representantes da Casa Civil, da Secretaria dos Transportes e do Planejamento.

Ávila explica que a falta de recursos - serão necessários cerca de R$ 120 milhões para aquisição de terreno, construção de casas, obras de infra-estrutura, entre outras ações - foi o principal motivo da demora. A perspectiva, agora, é que o dinheiro seja obtido por meio de emendas ao orçamento da União ou com alienação de bens próprios do Estado.

A demora obriga empresas que operam no transporte de cargas a vôos abaixo da sua capacidade.

- A aeronave sai como menos carga que a sua capacidade. Um DC10, que tem capacidade para 70 toneladas, viaja com 55 toneladas. Um MD11, que pode levar 86 toneladas, leva 60 toneladas. Isso aumenta o custo da operação - detalha o gerente operacional VarigLog/Sul, Paulo Weber.

Fonte: Zero Hora - Carlos Etchichury[/img]
maverick
PP
PP
Mensagens: 19
Registrado em: Qui Mar 10, 2005 16:16

Mensagem por maverick »

quem sabe no dia que o sargento garcia prender o zorro a gente vê essa pista ampliada...até lá, só resta torcer e esperar...

abraços,

mav
Marco SBCT
MASTER
MASTER
Mensagens: 2950
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
Localização: Curitiba-PR-BR

Mensagem por Marco SBCT »

Presados José Arthur e Maverick:
Agora a novela de POA está igual, mesmo enredo, que a daqui de CWB, ou seja, já dividiram a ampliação da pista em duas etapas, a primeira colocaria a 2600m, a segunda iria até uns 3000/3300, igualzinho!
Ocorre que uns desvalidos e descuidados sem-teto foram se chegando na cabeceira 33( 29 em POA) e agora demanda longas negociações pois a Associação do Moradores não aceita ir p/ qualquer lugar. Dinheiros para a mudança é em milhões, e orçamento e ....
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
jambock
MASTER
MASTER
Mensagens: 2461
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

A ironia da coisa...

Mensagem por jambock »

Meus prezados:
Preliminarmente, meu cumprimentos ao José Arthur - SBPA pelo detalhamento do tópico, enriquecido com fotos e ilustrações, tornando-o muito esclarecedor. Nota DEZ :!:
Vejam a ironia da coisa...
Suponhamos que todos os residentes no prolongamento da cabeceira da pista 29, fossem proprietários. Terrenos devidamente adquiridos, casas registradas no cartório de registro de imóveis e na prefeitura, pagamento de iptu, água e luz. Enfim, tudo bonitinho. O que aconteceria? O governo desapropriaria as casas, pagando indenização sobre o valor venal declarado, os moradores seriam obrigados a deixarem suas casas e, se quizessem, reivindicariam maior indenização junto ao Poder Judiciário, só. Nada mais poderiam fazer. Agora, vejamos o quadro atual. Os moradores, por serem invasores, não detém a posse dos imóveis, por se situarem em área pública. Então, o govêrno não pode desapropriar quem não detém a propriedade, mas sòmente o uso irregular (diga-se de passagem) de um terreno invadido. Aqueles (os desapropriados) irão se mudar para qualquer lugar, finalizando relações de vizinhança, mas estes (os invasores) querem escolher o lugar para onde todos irão se mudar, permanecendo as relações de vizinhança, com água e luz (ambos, taxa de carente), rua calçada e ônibus à porta! É ruim, heim!? O govêrno paga pela sua omissão de ter evitado esses aglomerados, quando eram somente meia dúzia de casas irregulares. Esta realidade não se aplica só à Vila Dique. Está aí, para quem conhece, a Vila Cruzeiro que nasceu e foi crescendo sob os olhares complacentes do govêrno e, face a sua precária urbanização (bequinhos, vielinhas tortuosas) tornou-se uma zona extremamente perigosa, com tráfico de drogas, assaltos e todas as mazelas existentes em uma favela.
Esta nossa classe política tem se revelado, desde tempos atrás, um desastre :!: :x
Enfim... um abraço e até mais...aqui no Aeroforum :!:
Cláudio Severino da Silva
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
Avatar do usuário
tatsch
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 823
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:23
Localização: Florianópolis/SC

Mensagem por tatsch »

É uma vergonha para o nosso estado não ter um aeroporto industrial para o eixo caxias-porto alegre. A grande porto alegre concentra grandes fábricas variadas na região metropolitna. Caxias do sul então é a meca do setor metal mecânico no país. Existe o projeto do aeroporto da região das ortências para a serra gaucha que teria capacidade industrial de carga. Mas esses governos !!!!
TATSCH
Marco SBCT
MASTER
MASTER
Mensagens: 2950
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
Localização: Curitiba-PR-BR

Mensagem por Marco SBCT »

Se v. partir para o força aí emperra , porque vai depositar em juízo o valor das "casinhas" pois os caras se dizem proprietários, então pertem para o convencimento, negociação, onde rolam os maiores absurdos, daí você acha uma área convence o proprietário a vender p/ a Prefeitura ou Estado, os moradores devem ver e aprovar, votado para aceite pela maioria, e lá vai ter ruas abertas com meio-fio, calçadas, água, luz esgotos, ônibus, salão comunitário, etc, etc. Nesso ponto tomar um grande terreno é mais fácil que despejar invasores como esse aí. Com o terreno você acaba dobrando os líderes da vila e leva o povo todo para lá.
Uma coisa eu vi de perto como é dificil lidar c/ invasores, tanto em terras da minha familia como na Cia. q trabalhei, onde as Hidroelétricas desalojavam o povo, e os caras reprovavam os materias usados, que era de primeira.
Aqqui em Curtiba a coisa tá pior pois a Prefeitura de São José dos Pinhais onde fica o Afonso Pena autorizou uns loteamentos bem na área de expansão das pistas.
Viva o Brasil!!
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Responder