[TimeTable] TABA - Setembro 1999

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AB3_SNL
PC
PC
Mensagens: 339
Registrado em: Ter Fev 12, 2019 17:15

[TimeTable] TABA - Setembro 1999

Mensagem por AB3_SNL »

Podemos considerar este o último timetable publicado pela TABA, rodava com 3 EMB110, nenhum encontrava outro, a empresa sofria concorrência em vários trechos com a PENTA, Nordeste, TAVAJ, RICO e TAM, que utilizavam equipamentos mais competitivos ou melhores como Dash 8-300, EMB120 e diversas situações o Caravan com mais frequências.

Base BEL - um nada para quem nasceu ali no SBJC... destaque para BWN / Baião-PA (desconhecida para mim).

Código: Selecionar todos

T2/102 1-3-5-- E110 BEL 0830 0915 BVS 0930 1005 MCP 1020 1140 OYK
T2/103 1-3-5-- E110 OYK 1210 1330 MCP 1345 1420 BVS 1435 1520 BEL
T2-126 -2-4-6- E110 BEL 0830 0910 BWN 0925 0950 TUR 1005 1040 MAB 1055 1200 RDC
T2-127 -2-4-6- E110 RDC 1230 1335 MAB 1350 1425 TUR 1440 1505 BWN 1520 1600 BEL
T2/130 12345-- E110 BEL 1730 1900 ATM
T2/131 12345-- E110 ATM 1915 2045 BEL
Base MAO - um nada para quem foi rainha na região!

Código: Selecionar todos

T2/138 1-3-5-- E110 MAO 1630 1700 RBB
T2/139 1-3-5-- E110 RBB 1715 1745 MAO
T2/184 1-3-5-- E110 MAO 1330 1445 PIN
T2/185 1-3-5-- E110 PIN 1500 1615 MAO
T2/186 -2-4-67 E110 MAO 1530 1625 MBZ
T2/187 -2-4-67 E110 MBZ 1640 1735 MAO
T2/188 -2-4-67 E110 MAO 1230 1345 PIN
T2/189 -2-4-67 E110 PIN 1400 1515 MAO
Base CGB

Código: Selecionar todos

T2/162 -2-4-6- E110 CGB 0530 0700 JUA 0715 0745 JIA 0800 0830 JRN 0845 0910 ARP
T2/163 -2-4-6- E110 AIR 0925 0955 JIA 1010 1040 JUA 1055 1225 CGB
T2/166 1-3-5-- E110 CGB 1315 1405 CNP 1415 1515 JIA
T2/167 1-3-5-- E110 JIA 1615 1715 CNP 1725 1815 CGB
T2/168 -2-4-6- E110 CGB 1300 1420 OPS
T2-169 -2-4-6- E110 OPS 1435 1555 CGB
T2/170 1-3-5-- E110 CGB 0600 0730 JUA 0745 0815 JIA 0830 0900 JRN
T2/171 1-3-5-- E110 JRN 0915 0940 AIR 0955 1025 JIA 1040 1110 JUA 1125 1255 CGB
Após cair o pano, funcionários tentaram retomar a operação com EMB110C pela AIR AMAZÔNIA, não deu certo, os aviões que se salvaram migraram para RICO ou PENTA, os demais ficaram apodrecendo em Belém até pouco tempo. Seu hangar no Julio Cesar virou um Atacadão, enquanto o hangar em Val de Cães virou Puma Air e posteriormente Piquiatuba, quase foi para MAP mas não vingou.

Um de seus donos, Bruno Gibson, ainda atuou anos e anos com seu vasto conhecimento aeronáutico como consultor, inclusive pela TAF na fase dos 737, depois sendo o responsável direto pela certificação da Fly Allways do Suriname e quase voltou a cena com uma linha aérea regular baseada em Belém e Campinas, que nunca saiu do papel, operaria Dash 8-300. Faleceu em Novembro de 2019, seu pai, Marcilio Jacques Gibson, nome famoso na aviação brasileira e criador da TABA, havia partido para voos mais altos em Janeiro de 2004.

Para mim, aquela pintura das ocas, no E110 e FH227 são atemporais e marcantes nesses quase 100 anos de aviação comercial do BR.
Responder