HISTÓRIAS DE AEROPORTO

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
CESAR NOVAES
PC
PC
Contato:

HISTÓRIAS DE AEROPORTO

Mensagem por CESAR NOVAES »

HISTÓRIAS DE AEROPORTO

Olá galera, esta aconteceu comigo lá pelos idos de 1997 ou 98 quando ainda trabalhava na manutenção de aviões da VASP em RECIFE e achei interessante compartilhar!
Estava eu no cockpit de um 737-200 (não recordo o prefixo) efetuando os checks finais de inspeção e ao mesmo tempo ouvindo a freqüência da torre Recife, pois estava aguardando a chegada do vp-291, que procedia de NATAL e depois decolava para BRASILIA. Pois bem, nós funcionários (das áreas que trabalhavam geralmente no pátio das aeronaves) tínhamos o costume de assim que avistássemos um “breguinha” “fumaçento” na final para pouso, avisávamos pelo rádio (motorola) “vasp vôo nº tal na final” e com isso todos os setores já iam se preparando para atender o avião!
Bom, conforme mencionei acima, eu estava no cockpit ouvindo a torre e esperando o vôo 291 efetuar a fonia usual em vhf e assim aconteceu, “torre Recife boa tarde este é o vasp 291 na final da pista uno oito com o trem baixado e travado” –reportou o cmte à torre que prontamente respondeu “vasp dois nove uno tráfego avistado livre pouso vento 180 graus com 10knots livre pouso na pista uno oito” - “ciente livre pouso dois nove uno” cotejou o vp-291! Até aí, nada de anormal, só que agora que vem a resenha! Eu, na intenção de avisar o despacho operacional que usa a freqüência de 130.90MHz, peguei o microfone do avião e mandei ver! “Vasp dois nove uno na final” (notem que eu usei a freqüência da companhia) só que o nosso amigo 291 estava também ouvindo em 130.90MHz! Ah, não deu outra, o comandante ouvindo minha transmissão, tomou um baita susto pensando haver outro tráfego com o mesmo nº de vôo na final! E na hora perguntou à torre- “torre confirme se tem algum outro tráfego na final além do nosso?” -com a voz aparentando uma certa aflissão! Daí a torre (obviamente respondeu) “negativo dois nove uno, você é tráfego único” aí o 291 “ciente, é que escutamos uma transmissão de um outro tráfego que também reportou na final!” A torre confirmou livre pouso e que desconhecia outro avião nas proximidades do setor de aproximação da pista 18. Meu amigo, nessa hora “caiu a minha fixa” sou moreno claro e “mudei de cor como um arco-íris!” Tomei também um *** susto! Fiquei com tanto medo que saí imediatamente da cabine do avião e não quis nem saber de chegar perto do 291! (deixei os outros companheiros atendê-lo) coisa que me arrependo até hoje, pois eu gostaria de saber quem foi o cmte daquele vôo! Foi o susto que foi grande (para ambas as partes)
Para terminar, nem sei se este cmte se recorda deste fato! Só DEUS sabe!

ABRAÇOS!
"Construction Time Again"
jambock
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por jambock »

Prezado CESAR NOVAES:
Mas bah tchê :!: Que susto hein! Saiste de fininho, na base do não ouvi, não ví, não sei...
Esta história de tráfego solo já deu muito "pano pra manga". Recordo-me de uma, em que um cessna, no solo, entrou na fonia de dois jatões(um no solo, outro em aproximação). Resultado: um tremendo desastre. (vou pesquisar para postar).
Um abraço e continues nos brindando com "causos" (que não devem ser poucos).
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
Afonso
Moderador
Moderador

Mensagem por Afonso »

Outras historinhas reais podem ser lidas no meu blog.
http://runway15.blogspot.com/

Só histórias reais e engraçadas.
PC
Contato:

HISTÓRIAS DE AEROPORTO!

Mensagem por CESAR NOVAES »

É CAROS , MAS ESTA, GRAÇAS A DEUS SEM CONSEQUÊNCIAS TRÁGICAS! SÓ O SUSTO!

BOAS FESTAS!
"Construction Time Again"
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Não sei mas eu acho que o máximo que poderia acontecer era o avião arremeter.

Abraço e feliz ano 2005
Responder