Kalitta converte 747 cargueiro em configuração pax para operações de evacuação na China

O Boeing 747-400 cargueiro da Kalitta Air, N705CK (c/n 27413), foi fretado pelo Departamento de Estado dos EUA e convertido temporariamente para passageiros afim de evacuar mais de duzentos cidadãos norte-americanos da China, epicentro do surto do coronavírus. Nos hangares de manutenção da companhia em Oscoda, Michigan-EUA (OSC), centenas de assentos foram especialmente instalados sobre paletes e presos nos trilhos do salão de carga do 747.
Em dia 26/JAN o 747-400F "PAX" partiu em voo ferry para Wuhan/China (WUH) com escala técnica em Anchorage/Alasca (ANC) e Seul/Coréia do Sul (ICN), chegando ao destino dois dias depois.
Após embarcar os 201 cidadãos norte-americanos o N705CK "PAX" partiu de WUH no voo de retorno (K4371) para Anchorage/Alasca (ANC) onde os passageiros e tripulantes passaram por avaliação médica. Após reabastecimento o K4371 partiu para o destino final, a Base Aérea da Reserva de Riverside March/Califórnia (RIV).
Durante a operação os passageiros e a tripulação foram totalmente isolados em dois ambientes distintos, a cabine superior (tripulantes) e o salão inferior (passageiros), inclusive com fluxos de ar separados. Durante todo o voo os tripulantes não saíram da parte superior do avião, mesmo durante o embarque dos passageiros na China.
