Os países africanos deverão assegurar que os operadores, por si licenciados, cumpram com as normas e regulamentos internacionais sobre segurança operacional, contra interferência ilícita e prestação de informações estatísticas sobre incidentes e acidentes aéreos.
Essa foi uma das recomendações saídas da reunião dos ministros africanos dos transportes aéreos, terminada, recentemente, na África do Sul, onde Angola fez-se representar pelo titular dos Transportes, André Luís Brandão.
A reunião, que decorreu de 16 a 19 do corrente mês, foi realizada sob a égide da comissão da União Africana (UA).
Segundo uma fonte que integrou a delegação angolana ao evento, os países recomendaram ainda que a UA deve dinamizar a criação e garantir com eficiência o funcionamento dos órgãos executivos encarregues de assegurar a implementação e o monitoramento da decisão de Yamoussoukro (Declaração sobre liberalização do acesso dos mercados do transportes aéreos em África).
A fonte salientou que a UA, em conjunto com os demais órgãos regionais e sub-regionais especializados, deverão envidar esforços para mobilizar recursos com vista a apoiar a implementação da decisão de Yamoussoukro.
Assim, foi constituído um grupo de trabalho, coordenado pela UA, para, até meados de Junho deste ano, apresentar uma proposta à cimeira da UA relativa à elaboração de uma política externa comum de transporte aéreo para África.
Os Estados africanos devem incrementar a cooperação entre si, principalmente, no quadro regional, de modo a racionalizar os recursos e a trocar experiências no domínio legislativo, organizacional, técnico e operacional.
Evitar a introdução de taxas ou quaisquer outro tipo de imposições financeiras à aviação civil, de modo a não aumentar ainda mais o custo do transporte aéreo, constituiu outra recomendação do encontro.
Participaram na reunião mais de 30 países africanos, bem como representantes de várias organizações regionais e internacionais.
Fonte: Jornal de Angola
Africanos devem cumprir regulamentos da aviação
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Africanos devem cumprir regulamentos da aviação
Marco Filipe Jesus do Amaral

Uma especie de "open skies" ou abertura de mercado dentro da Africa é um passo para a profissionalização comercial das empresas aéreas. Porem, na minha opiniao, acho ainda cedo para esta iniciativa, uma vez que muitas(uma grande maioria) empresas aéreas ainda sao estatais e uma grande maioria da população nao tem acesso financeiro de usufruir os meios do transporte aereo.
Nos paises maiores da africa, eu acho que a aviação regional tem um papel vital no desenvolvimento socio economico das regioes mais isoladas.
Nos paises maiores da africa, eu acho que a aviação regional tem um papel vital no desenvolvimento socio economico das regioes mais isoladas.