Autor do artigo: JOÃO PILAS
Operador: TAAG
Aeronave: Cessna 172-FR-K
Prefixo:D2-ELH
Data: Luanda década de 1970
Assim começou a TAAG nos anos 70 após a indepedências de Angola. O Cessna 172 além de um Piper PA-23 Aztec, Piper Navajo PA-32-310 e o Islander BN2A/21 (com autonomia de 12 horas), formaram a espinha dorsal da DTA nos primeiros anos e operaram até em SET/2003. O D2-ECF (PA-31-310) fez um pouso de emergência em um campo aberto onde trancou a roda do trem numa toca de coelho, sendo avariado seriamente. Essas aeronaves serviram muito a TAAG para transporte regular, e formação de pilotos, assim como serviço de correio administrativo, etc, e foram o início da subsidiária SAL (Sociedade de Aviação Ligeira).
HISTÓRIA: primórdios da TAAG (foto)
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A independencia de Angola ocorreu em 1975!Assim começou a TAAG nos anos 70 após a independencia de Angola!!!!!
Nessa altura a frota da TAAG (que tinha deixado de ser DTA em 1972 ainda no regime colonial) era a seguinte:
CR-LBL Douglas C-47A-20-DK 12904
CR-LBM Douglas C-47A-65-DL 18979
CR-LCA Douglas C-47A-90-DL 20456
CR-LCB Douglas C-47A-55-DL 10195
CR-LCY Douglas C-47A-90-DL 20592
CR-LCZ Douglas C-47A-15-DK 12711
CR-LEO Fokker F.27 Mk.200 Friendship 10207
CR-LEP Fokker F.27 Mk.200 Friendship 10208
CR-LIJ Fokker F.27 Mk.200 Friendship 10326
CR-LMB Fokker F.27 Mk.600 Friendship 10457
CR-LMU Fokker F.27 Mk.200 Friendship 10358
CR-LMV Fokker F.27 Mk.200 Friendship 10359
Em 1975 chegaram os dois primeiros B737!
Assim sendo a história esta mal contada!
Atribuir à TAAG a frota de aviões ligeiros que proliferaram após independencia esta errado!
Estes aviões foram sim a espinha dorsal da SAL (Sociedade de Aviação Ligeira).
Aviteco
Primordios da TAAG
Sds, Fábio !!
A DTA anunciou que mudaria o nome e ficamos na expectativa. Quando apareceu o "TAAG" ninguém gostou: muito feio
O nome foi mantido depois da independencia.
Ela mantinha uma frota de F.27 por questão de padronização e por que as distancias e a densidade de passageiros indicava uma aeronave desse porte. Aliás, como sabe, estes são alguns dos padrões de escolha do equipamento.
Não me lembro de ver aeronaves de pequeno porte em operação na TAAG antes da independencia.
Viajei no CR-LEO, no CR-LEP e outros, arrisco que todos, nos anos que vivi naquele país.
Lembro que certa vez fui ao WC e não sabia abrir a porta, que era do tipo deslizante, sanfonada, naquela aeronave. A Comissária estava sentada bem perto e só fez rir da minha dificuldade. Mais um ponto para a antipatia das portuguesas 8) Também ficavam de cara feia quando ofereciam bombons antes da decolagem e alguém não aceitava. Parecia que faziam favor...
As coisas só melhoraram quando a TAAG adotou um uniforme que incluia uma micro-saia
Por volta do início de 1974 (?) as linhas aéreas de Moçambique (DETA) cederam um B.737/200 que estava ocioso e voei nele do Huambo para Luanda.
Era de manhã cedo e, como estava praticamente vazio, a decolagem foi uma beleza: tipo foguete, uma aceleração e razão de subida fantásticas
Abraços aeronáuticos !!!
Cherokee
A DTA anunciou que mudaria o nome e ficamos na expectativa. Quando apareceu o "TAAG" ninguém gostou: muito feio
O nome foi mantido depois da independencia.
Ela mantinha uma frota de F.27 por questão de padronização e por que as distancias e a densidade de passageiros indicava uma aeronave desse porte. Aliás, como sabe, estes são alguns dos padrões de escolha do equipamento.
Não me lembro de ver aeronaves de pequeno porte em operação na TAAG antes da independencia.
Viajei no CR-LEO, no CR-LEP e outros, arrisco que todos, nos anos que vivi naquele país.
Lembro que certa vez fui ao WC e não sabia abrir a porta, que era do tipo deslizante, sanfonada, naquela aeronave. A Comissária estava sentada bem perto e só fez rir da minha dificuldade. Mais um ponto para a antipatia das portuguesas 8) Também ficavam de cara feia quando ofereciam bombons antes da decolagem e alguém não aceitava. Parecia que faziam favor...
As coisas só melhoraram quando a TAAG adotou um uniforme que incluia uma micro-saia
Por volta do início de 1974 (?) as linhas aéreas de Moçambique (DETA) cederam um B.737/200 que estava ocioso e voei nele do Huambo para Luanda.
Era de manhã cedo e, como estava praticamente vazio, a decolagem foi uma beleza: tipo foguete, uma aceleração e razão de subida fantásticas
Abraços aeronáuticos !!!
Cherokee
Cessna 172
Sds, Fábio !
A foto do Cessna 172 da TAAG está uma maravilha !
Havia um desses que pertencia ao AeroClube de Luanda. O CR-LJP era pintado de vermelho branco e preto e era a mais bonita aeronave da frota. Quem sabe ...
Um dia assisti a uma discussão do piloto (e instrutor) que acabara de chegar, com o mecânico, por que a porta (lado direito) destrancou em voo e vibrava muito obrigando o piloto a segurá-la e voar ao mesmo tempo 8)
Dizia o mecanico "Mas logo voce que é um piloto experiente, queixar-se de uma bobagem"
E o piloto " Pois é, pimenta... "
Abraços.
CheroK
A foto do Cessna 172 da TAAG está uma maravilha !
Havia um desses que pertencia ao AeroClube de Luanda. O CR-LJP era pintado de vermelho branco e preto e era a mais bonita aeronave da frota. Quem sabe ...
Um dia assisti a uma discussão do piloto (e instrutor) que acabara de chegar, com o mecânico, por que a porta (lado direito) destrancou em voo e vibrava muito obrigando o piloto a segurá-la e voar ao mesmo tempo 8)
Dizia o mecanico "Mas logo voce que é um piloto experiente, queixar-se de uma bobagem"
E o piloto " Pois é, pimenta... "
Abraços.
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Prezado Cherokee, boa tarde.
Muito obrigado por nos brindar com estas belas e lindas histórias da aviação em Angola!
Se tiveres fotos desta época, envie para meu e-mail que publicarei aqui com todo prazer.
Saudações!
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Saudações!
Sem mais.
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
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Foto do CR-LEP da autoria de Pedro Aragão, funcionário da meteorologia no aeroporto de Faro!
http://photos.airliners.net/photos/5/9/0/333095.jpg
Aviteco
José Vilhena
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Foto: JOSÉ VILHENA
TAAG # DC-3 # CR-LCZ
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