O nosso amigo José Cursio mandou o recorte abaixo, retirado da Revista AERO nº 16 de SET/1978.
Ele mostra o primeiro pouso de um jato no Aeroporto Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro, ocorrido no dia 06/MAR/78.
Na ocasião o Fokker F28-Mk.4000 (cn 11130) demonstrador da fábrica nas cores da companhia sueca Linjeflyg. Cursio chama a atenção para a matrícula PH-JPV aplicada na fuselagem, porém no topo da deriva nota-se o "GN", relativo a matricula sueca SE-DGN.
A história é verdadeira, a foto existe. Porque no SDU é uma boa pergunta.Não sei em que data exata a Cruzeiro "herdou" o Hangar que era da Panair no GIG, se pousou antes disso, é porque o único hangar de manutenção da Cruzeiro no Rio, era o do SDU.
Quem poderá nos esclarecer a respeito?
O primeiro pouso teria sido realizado em JAN 1965 (a confirmar), com o Caravelle SC prefixo PP-CJB, sem pax e combustível mínimo. Aproximação para pista 20 + arremetida + pouso final.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Maurício escreveu:O primeiro pouso teria sido realizado em JAN 1965 (a confirmar), com o Caravelle SC prefixo PP-CJB, sem pax e combustível mínimo. Aproximação para pista 20 + arremetida + pouso final.
Inclusive, a Revista Flap de JUL 1965 cita que os Caravelle SC fazem manutenção no SDU.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Sim, confirmo. Foi em Jan/65 e assisti na época. Veio para o pouso, arremeteu e pousou com pouca pista. Vinha leve, com pouso de combustível e objetivo era a manutenção nos hangares da Cruzeiro, perpendicular ao prédio do aeroporto e de frente para a praça. Foi o PP -CJB e a cauda ficou fora do hangar por semanas.
A foto do Se-210 PP-CJB q aparece na matéria da FLAP foi feita efetivamente no SDU?
SDS
Marcelo Magalhães
Não confirmo, que esta foto tenha sido feita no SDU. Ao fundo, lateral à pista, aparecem vegetações que eu saiba nunca existiram nesse aeroporto. E ainda, a mesma foto acima (Flap nº 214 - DEZ 1989/JAN 1990 - Pág. 22) também saiu publicada na Flap nº 106 - AGO 1980 - Pág. 48, matéria sobre "A história do jato no Brasil", sem mencionar em nenhum momento Caravelle no SDU. Mas nos anos 1960 faziam manutenção, como relatado por nós.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)