Economia
Avião Cargueiro transporta 30 toneladas de frutas do Vale do São Francisco
Um avião cargueiro com capacidade para transportar 110 toneladas pousou, às 4h desta quarta-feira, no Aeroporto Internacional de Petrolina para ser carregado com frutas do Vale do São Francisco com destino a países europeus. Antes de chegar à Petrolina, o boeing 747 400, um dos maiores cargueiros em operação, fez escala em Campinas, São Paulo e em Curitiba, no Paraná.
Após mais de duas horas na pista, a aeronave foi carregada com 30 toneladas de mangas e uvas. Esta é a primeira vez que um avião deste porte é utilizado para exportação de frutas do São Francisco, região que é líder brasileiro na exportação de mangas e 5ª na de uva. Antes, o transporte era feito com embarcações e aviões pequenos.
Segundo o diretor comercial da Infraero, Fernando Almeida, o vôo vai estimular ainda mais a produção no local. “Com isso podemos incrementar as frutas que são exportadas, como caju, figo, pinha, caqui. Produtos que necessitam de frete aéreo”, atestou.
Apesar do custo com o frete ser o dobro, o produtor ganha no prazo de entrega, que pode ser eduzido em até 14 dias. E no caso de frutas frescas é fundamental.
Marcio escreveu:quarta-feira, 11 de maio de 2005 - 20h30
Economia
Avião Cargueiro transporta 30 toneladas de frutas do Vale do São Francisco
. Esta é a primeira vez que um avião deste porte é utilizado para exportação de frutas do São Francisco, Da Redação do pe360graus.com
Tudo bem que essa reportagem deve ter sido feita por um leigo em aviação, que com certeza não tem a menor idéia da diferença entre um 747 200/300/400.
Mas posso garantir que essa não foi a primeira vez que um 747 pousou em PNZ e decolou para a Europa levando frutas, tanto que em 2003 passou uma reportagem no Rede Bahia Revista, da Rede Bahia sobre a região de Juazeiro, e foi até mostrado um 747 (todo branco com a calda azul) sendo carregado com frutas da região para serem exportadas para a Europa no aeroporto de Petrolina, que atende tb à região de Juazeiro.
PS: Notem nas fotos que estava chuvendo na região, ótima notícia!
Sem dúvidas nenhuma a Cargolux é um show a parte em qualquer aeroporto que opera... Ver ele aqui em Cwb, sempre é um grande prazer... Ver que ele tbm opera em outros aeroportos menos movimentados, como o de Petrolina, é algo q me deixa mto feliz!!! É a Cargolux, minha empresa aerea internacional preferida... E vamos ser justos, 742 e 744, é mto diferente!!!!!! não dá pra falar q é tudo 747....
Um abráááço e saudações Alvi-Verdes
Raphael Eduardo da Costa e Couto CTBA-PR
Na alegria ou na tristeza, Coxa, com certeza!!!
NA ALEGRIA, OU NA TRISTEZA, COXA, COM CERTEZA!!!!!
Email:tousemideiadenick@yahoo.com.br
Sim!
Veja a especificação da pista de Petrolina: SBPL: 3245 x 43 m / PCN: 053FAXT
Apenas para podermos comparar com os outros aeroportos em que o B747 também esteve: SBKP: 3240 x 45 m / PCN: 056FBXT SBCT: 2215 x 45 m / PCN: 042FAXT SBRF: 3315 x 45 m / PCN: 072RBXT ELLX: 4000 x 60 m / PCN: 065FAWU
*PCN: Numero de Classificação de Pavimentos: Indica a resistência de um pavimento para operações sem restrições.