SPOTTER DAY: PORTO ALEGRE (POA) # 21/11/2015

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9637
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

SPOTTER DAY: PORTO ALEGRE (POA) # 21/11/2015

Mensagem por AeroEntusiasta »

Boa tarde!

Vem aí o 1º SPOTTER DAY POA!

Uma manhã fotografando a movimentação em áreas inéditas!!!

Para maiores informações e inscrição, os interessados em participar do evento deverão entrar em contato com a Comunicação Institucional do Aeroporto Salgado Filho (POA), através do e-mail: spotterdaypoa@gmail.com.

* As vagas são limitadas e as inscrições iniciam-se em 01/11 e encerram-se em 12/11/15.

Apoio: Site AeroEntusiasta

Imagem
joaointhesky
PC
PC
Mensagens: 245
Registrado em: Ter Abr 14, 2015 17:55
Localização: Gravataí - RS
Contato:

Re: SPOTTER DAY: PORTO ALEGRE (POA) # 21/11/2015

Mensagem por joaointhesky »

Finalmente! Espero que menores de 18 também possam ir :)
João
Avatar do usuário
Vinidc8
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 804
Registrado em: Qua Out 03, 2012 19:27
Localização: Porto Alegre - SBPA

Re: SPOTTER DAY: PORTO ALEGRE (POA) # 21/11/2015

Mensagem por Vinidc8 »

Q ótima notícia :yesyes: :yesyes: :yesyes: :clap: :clap: :clap:
Amanha já vou até pedir folga para o dia 21. :cheers:
Vinicius - POA
Juliano_Amoroso
PP
PP
Mensagens: 22
Registrado em: Ter Jan 27, 2015 09:21
Localização: Içara - SC

Re: SPOTTER DAY: PORTO ALEGRE (POA) # 21/11/2015

Mensagem por Juliano_Amoroso »

Estou tentando contato pelo e-mail spotterdaypoa@gmail.com, mas não consigo obter resposta, alguém sabe como fazer a inscrição?
Avatar do usuário
Vinidc8
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 804
Registrado em: Qua Out 03, 2012 19:27
Localização: Porto Alegre - SBPA

Re: SPOTTER DAY: PORTO ALEGRE (POA) # 21/11/2015

Mensagem por Vinidc8 »

Eu entrei em contato na sexta feira e me retornaram no sábado informando q nesta quarta feira ia ser enviado o formulário para inscrição.
Vinicius - POA
Juliano_Amoroso
PP
PP
Mensagens: 22
Registrado em: Ter Jan 27, 2015 09:21
Localização: Içara - SC

Re: SPOTTER DAY: PORTO ALEGRE (POA) # 21/11/2015

Mensagem por Juliano_Amoroso »

Vou aguardar então, enviei o e-mail ontem a noite. Sabe me dizer como funciona o evento?
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9637
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: SPOTTER DAY: PORTO ALEGRE (POA) # 21/11/2015

Mensagem por AeroEntusiasta »

Boa noite Juliano:

Basta enviar e-mail para o endereço spotterdaypoa@gmail.com, que os organizadores da Infraero te informarão mais detalhes.

Abraço.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9637
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: SPOTTER DAY: PORTO ALEGRE (POA) # 21/11/2015

Mensagem por AeroEntusiasta »

Boa tarde:

Está chegando o final do prazo de inscrições para o 1º SPOTTER DAY POA. Assim, sugerimos que os interessados enviem logo as suas fichas de inscrições devidamente preenchidas para o e-mail: spotterdaypoa@gmail.com
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9637
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: SPOTTER DAY: PORTO ALEGRE (POA) # 21/11/2015

Mensagem por AeroEntusiasta »

"Spotters" se reúnem no Salgado Filho para observar e fotografar aviões
Apaixonados por aviação concorrem pelo registro mais raro

Imagem
Apaixonados por aviação colecionam fotos de aeronaves | Foto: Samuel Maciel

Notícias >> Geral21/11/201511:31 Atualização: 12:20

Enquanto alguns colecionam objetos como selos, os “spotters” armazenam fotos de aeronaves e concorrem pelo registro mais raro. Nas proximidades das cabeceiras de pistas de voo, os apaixonados por aviação se reúnem para observar os aviões e também para fotografá-los. O hobby é disseminado no mundo inteiro e as imagens costumam ser compartilhadas na internet. O principal objetivo é enquadrar o prefixo do aparelho. Dessa forma, é possível acompanhar o tempo de vida de cada modelo e onde ele está operando.

Além disso, os adeptos procuram detalhes dos aviões e vão atrás de companhias com adesivagem diferente. No sábado, quando foi realizado o 1º Spotter Day do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, os 32 inscritos aguardavam um voo da Avianca decorado com imagens da Turma da Mônica, por exemplo. O registro dessa aeronave vai para o acervo de mais de 30 mil fotografias que o analista de TI Fábio Fonseca, 44 anos, reuniu ao longo de décadas. Ele começou a frequentar o terminal aéreo da Capital ainda criança, junto com o avô que atuava na Força Aérea Brasileira (FAB). No início, ele só observava os detalhes de cada aeronave. Depois começou a fotografá-las. A primeira foto foi de um Boeing 707 da Transbrasil feita do terraço do Salgado Filho em 1992. Assim como outros spotters, adquiriu equipamentos sofisticados para manter o hobby.

O jornalista Leandro Casella, 43 anos, que começou a fotografar aeronaves em 1998, disse que o arsenal fotográfico usado pelos adeptos é superior, muitas vezes, ao utilizado por profissionais da imprensa. Só uma lente que ele leva na mochila custa mais do que 1,5 mil dólares.

Todos esses recursos foram usados no sábado, quando os spotters tiveram oportunidade de ficar mais perto da pista do aeroporto. O gerente de operações, Odone Bizz, ressaltou que, apesar de o evento não ter afetado a rotina do terminal, foram tomadas medidas adicionais de segurança. O grupo ficou a 300 metros da decolagem e aterrissagem dos aviões. A Anac também acompanhou os procedimentos para evitar riscos, conforme Gessilney Gomes, da gerência de segurança.
João Machado, 14 anos, e Felipe Ferret, 17, dormiram no Salgado Filho para não se atrasarem para a atividade, que iniciou às 5h. Ambos seguem o mesmo modelo dos spotters mais velhos. “Só muda a idade”, observou João. Além de fotografar os aviões, eles puderam conhecer outros departamentos do terminal e também os dois falcões utilizados para o controle de aves. O superintendente do aeroporto, Wilson Brandt Filho, avaliou que o evento teve uma excelente resposta dos participantes.

http://www.correiodopovo.com.br/Noticia ... far-avioes" onclick="window.open(this.href);return false;
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9637
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: SPOTTER DAY: PORTO ALEGRE (POA) # 21/11/2015

Mensagem por AeroEntusiasta »

1º SPOTTER DAY POA: UM SONHO REALIZADO!

Imagem

Neste sábado (21/NOV) a INFRAERO abriu as portas do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre/RS, para receber os spotters que se se inscreveram para o 1º SPOTTER DAY POA.

Foi um dia especial que celebrou a realização de um sonho acalentado por muitos anos. Essa aproximação entre os entusiastas de aviação (atualmente conhecidos como spotters) e a INFRAERO se concretizou fortemente neste ano de 2015, quando mais de uma dezena de aeroportos abriram as portas (ou os pátios) para receber uma legião de fanáticos por aviões!

Falando especialmente no caso de Porto Alegre (POA), esse dia foi imaginado em devaneios por um grupo de entusiastas (hoje velhos amigos) que desde o final da década de 1980 se encontram no terraço do aeroporto gaúcho. Foi com uma boa dose de emoção que todos spotters foram extremamente bem acolhidos pelos atenciosos funcionários da INFRAERO POA, atualmente comandada pelo Superintendente Sr. Wilson Brandt Filho.

Nenhum detalhe passou em branco!

O 1º SPOTTER DAY POA começou às 05:00 com a recepção na Sala VIP do Terminal de Passageiros 2 (TPS 2) pela equipe da Comunicação Social da INFRAERO POA, liderados pelas Sras. Elita M. Salvi e Rosângela C. Lopes do Setor de Comunicação Social POA. Todos participaram de um belo café da manhã onde receberam uma sacola contendo um kit carinhosamente preparado contendo camiseta do evento, livro, canetas, outros materiais e um crachá com o nome do spotter e os dizeres: “Eu participei do 1º Spotter Day POA”.

Após o breafing de boas vindas e segurança realizados pelo Sr. Odone Bizz (Gerente de Operações), pela Sra. Rosita (Segurança Operacional) e equipe, todos foram levados até o ponto escolhido para a captação das imagens, na taxiway “L” ao lado da pista. O Comando Militar do Sul do Exército Brasileiro, em parceria com o a Infraero POA, gentilmente montou uma barraca de campanha para apoio aos spotters no local.

O dia amanheceu belíssimo (ou CAVOK) e aos primeiros raios do sol, começaram as fotos dos pousos e decolagens. A equipe de organização ainda pensou em deixar uma viatura para levar os spotters para visitar outros pontos, como por exemplo o Pátio 3 (pátio de pequenas aeronaves). Não precisava de mais nada. Sol, aviões, água gelada e um acesso exclusivo! Mas calma que tem mais! No meio da manhã um caminhão da Catering RA, empresa que fornece alimentos para as companhia aéreas, deixou lanches cuidadosamente preparados para os famintos por aviões!!! O difícil foi parar de fotografar e comer calmamente. Era visível na fisionomia de cada um dos participantes o semblante de alegria por estar vivendo este momento único!

Um momento que chamou muito a atenção de todos no 1º SPOTTER DAY POA, foi a apresentação da empresa Hayabusa, mais conhecida pelos funcionários do aeroporto como “o pessoal da falcoaria”. Eles utilizam falcões e gaviões treinados para manter as avifauna afastada das áreas operacionais (pátios, pista e taxiways), reduzindo o índice de colisões entre aves e aviões, o chamado “perigo aviário”. O Aeroporto Salgado Filho é um dos pioneiros no Brasil na utilização de aves de rapina treinadas para este fim, e os spotters puderam ver bem de perto e fotografar essas maravilhosas aves e os falcoeiros em ação!

Nestes tempos de virtualismo, entre os mais de trinta spotters participantes, muitos não se conheciam pessoalmente. Foi um bom momento para encontrar, conhecer e estreitar vínculos de amizade através do hobby. Entre os veteranos spotters do “Salgado Filho” era perceptível a sensação de incredulidade deste momento singular que todos estavam vivendo. Entre a equipe de organizadores da INFRAERO POA era evidente a total disposição e simpatia em atender aos mínimas requisições que pudessem ocorrer, demonstrando a total satisfação em poder ajudar aos participantes.

Terminou? Claro que não. Durante o decorrer da manhã mais uma surpresa foi divulgada, que seria o fechamento com chave de ouro!

Especialmente para o 1º SPOTTER DAY POA a AVIANCA BRASIL, com a coordenação do Sr. Leomar Marques (Gerente Regional POA), ajustou a sua malha de voos para que o Airbus A320 (prefixo PR-OCN), que ostenta a pintura especial com a Turma da Mônica, pudesse pousar em Porto Alegre. E mais, foi possível visitá-lo internamente durante a sua rápida escala no aeroporto! Além disso a Gerencia regional da AVIANCA BRASIL ainda abriu para visitação e fotografias o novíssimo Airbus A320, prefixo PR-OCT, que chegou de fábrica no último dia 11/NOV, e aguarda em POA a liberação das autoridades para iniciar as operações. Sem dúvidas foi um momento ímpar para muitos participantes, que tiveram a oportunidade de realizar imagens que somente sonhavam atrás dos vidros no terraço do aeroporto.

O encerramento do evento ocorreu com uma emocionada despedia na Sala VIP, com o depoimento de alguns spotters, que agradeceram em nome de todos os participantes ao pessoal da INFRAERO POA, que se esmerou em abrir a “casa” e oferecer tudo o que era possível.

Em nome do Site AeroEntusiasta quero agradecer ao Sr. Wilson Brandt Filho (Superintendente do Aeroporto Internacional Salgado Filho), o Sr. Odone Bizz (Gerente de Operações), a Sra. Rosita (Segurança Operacional), a Elita e a Rose (as meninas da Comunicação Social) e todas as demais amigos das áreas envolvidas na organização do 1º SPOTTER DAY POA. Tenham toda a certeza de que o trabalho inédito de vocês superou as nossas expectativas e merece os nossos profundos e sinceros agradecimentos.

Muito obrigado!

Fábio Luís Fonseca

* AeroEntusiasta/Spotter, frequentador assíduo do Aeroporto Internacional Salgado Filho desde maio de 1985.




>>> Veja reportagem sobre o 1º SPOTTER DAY POA no Jornal Correio do Povo: http://www.correiodopovo.com.br/Noticia ... far-avioes" onclick="window.open(this.href);return false;

>>> Veja reportagem veiculada no Jornal da BAND, em rede nacional: http://mais.uol.com.br/view/15685150" onclick="window.open(this.href);return false;

>>> Fotos em nosso Instagram: https://instagram.com/aeroentusiasta/" onclick="window.open(this.href);return false;

>>> Jornal Zero Hora: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/no ... =Hootsuite" onclick="window.open(this.href);return false;



---------------------------------------------------------------------------------

>>> Colabore com o Site AeroEntusiasta enviando notícias, imagens ou sugestões para:

fabio@aeroentusiasta.com.br

---------------------------------------------------------------------------------
schroeder
PC
PC
Mensagens: 334
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 15:57

Re: SPOTTER DAY: PORTO ALEGRE (POA) # 21/11/2015

Mensagem por schroeder »

Essa realmente me deixou de queixo no chão ...
acesso ao patio , lanche , fotografias permitidas ....
Olhe que trabalho ha QUARENTA anos junto com a INFERNOaereo e JAMAIS poderia supor que um dia isso pudesse acontecer . Se existe no Brasil , um órgão mesquinho , ineficiente , chato , burro e extremamente dificil de se tratar eh a tal de infraero , seja em que lugar for , onde ela estiver , se puder te atrapalhar , complicar e infernizar a sua vida , conte com ela .

ENTRETANTO , ao que parece , esse gerente de operações de POA esta fora dessa categoria e espero sinceramente , que o chefe dele nao perturbe seu juizo mais a frente . Mas a atitude dele foi extremamente louvável , e tire meu chapéu para a sua memorável e excepcional atitude . Seria de muito bom grado , que outras gerencias tambem fizessem o mesmo . Eu ja tive casos , em que a Infraero do lado de fora do meu avião , tentava me proibir de tirar fotos do lado de dentro , .... e a historia acabou ate com policia federal e o rapazinho da infraero tendo de colocar o #=$@& entre as pernas .
schroeder
PC
PC
Mensagens: 334
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 15:57

Re: SPOTTER DAY: PORTO ALEGRE (POA) # 21/11/2015

Mensagem por schroeder »

Em suma , foi uma excelente noticia , pois prova que ATE MESMO na infraero existe gente boa e compreensivel . Tenho certeza de que nao deu trabalho algum , nem mesmo frazer o cadastramento dos spoters , e gerou uma alegria enorme nos aficcionados que nao tem acessos melhores , e sao muitas vezes impedidos de fazer aquilo que realmente lhes da um imenso prazer . Mas nao se iludam , esse gerente foi um " Korbachov " dentro de uma enorme e ineficiente " KGB " aonde nasceu e continuam a nascer as " Hidras " da nossa aviação brasileira
Eduardo C. Milke
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 843
Registrado em: Sex Fev 11, 2005 18:59

Re: SPOTTER DAY: PORTO ALEGRE (POA) # 21/11/2015

Mensagem por Eduardo C. Milke »

Parabéns a todos que organizaram e participaram deste evento histórico!!!
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2003
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: SPOTTER DAY: PORTO ALEGRE (POA) # 21/11/2015

Mensagem por Maurício »

Passei grande parte da vida indo a PLU ver os aviões. Porém, nunca levei minha modesta "Kodak" P&B por receio de tê-la possivelmente confiscada. Teria hoje um sr. acervo de fotos (DC-3/C-46/Constellation/Convair/Viscount/Electra II/YS-11/Samurai/Avro/jatos...) para compartilhar com vocês. Enfim, parabéns ao representante da Infraero e aos presentes, pois houve compreensão mútua e permissão possibilitando o evento. Os tempos já mudaram um pouco!
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9637
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: SPOTTER DAY: PORTO ALEGRE (POA) # 21/11/2015

Mensagem por AeroEntusiasta »

Boa tarde:

Abaixo o convite para a inauguração da exposição fotográfica "Nos Bastidores do Aeroporto".
  • Data: 12/ABR/2016
    Hora: 16:00
    Local: Aeroporto Internacional Salgado Filho - POA. TPS1 - 3º Piso
No local estarão em exposição as fotografias feitas pelos integrantes do 1º Spotter Day POA, além de imagens do dia-a-dia do Aeroporto Salgado Filho, maquetes e até mesmo um simulador de voo.

Todos estão convidados a prestigiar esta bela iniciativa de Infraero.

...................................................................................................................
Site AeroEntusiasta
" Há mais de 15 anos levando o hobby a sério ! "
.....................................................................................................................

Imagem
Responder