AB3 escreveu:Avião que a RG herdou "grátis"... assim fica fácil fazer aviação...
Segundo consta, os DC-8-33 foram arrendados do Governo Brasileiro, supõe-se que eram pagos. Agora quem recebeu o seguro do PP-PEA e o dinheiro da venda do PP-PDS eu não sei ....
Starliner
A questão do arrendamento dos DC-8-33 da massa falida da Panair à Varig é tema que merece pesquisas.
O que apurei, segundo recortes de jornais da época bem como do definitivo livro sobre o "fechamento" da empresa ("Pouso Forçado - A História por Trás da Destruição da Panair do Brasil pelo Regime Militar, de Daniel Leb Sasaki) é que a Varig necessitava dos aviões para fazer frente à extensão da malha internacional que decorreu do "recebimento" das linhas antes operadas pela Panair.
Por outro lado, os trabalhadores da Panair, jogados à própria sorte após a decretação abrupta da falência, tinham extrema necessidade de receber os seus direitos trabalhistas, como credores priviliegiados que o são.
Neste sentido, à fls. 109 do livro de Sasaki, cite-se:
"A transferência das aeronaves DC-8 e Caravelle para a Varig e Cruzeiro, respectivamente, só foi possível graças à iniciativa de Álvaro Braga da Silva, funcionário do setor jurídico do Banco do Brasil que acompanhou de perto o desespero do pessoal da Panair. Diante da omissão do governo quanto ao pagamento das indenizações trabalhistas, Braga, bastante sensibilizado, solicitou que ao menos lhe fosse dada autorização para arrendar os aviões, revertendo o dinheiro ao amparo dos servidores."
De fato, como se sabe, dois DC-8-33 foram então repassados à Varig sob regime de leasing, nomeadamente o PP-PEA e o PP-PDS. Quanto ao PP-PEF, após a decretação da falência, a Pan American, que tinha vendido os DC-8 à sua subsidiária, com reserva de domínio, entrou com uma ação de reintegração de posse e conseguiu reaver a aeronave.
Segundo noticiário da época, somente na última semana de junho de 1965 é que a Varig assinou o contrato de arrendamento dos DC-8 ex-Panair. As aeronaves foram então encaminhadas para manutenção e pintura em POA, tendo entrado operação no início de setembro/65.
Qto ao valor do leasing, ainda tendo como fonte o noticiário da época, menciona ser de US$ 75 mil/mês/aeronave.
Segundo o livro do Daniel Sasaki, esse valor de leasing seria quase à metade de mercado à época. À fls. 188, consta que:
"...quando os advogados da massa falida notaram que as arrendatárias das aeronaves da massa - a Varig e a Cruzeiro - pagavam cerca de metade do preço de mercado pelo leasing dos DC-8 e Caravelle...."
O certo é que os DC-8 vieram à calhar naquele momento e ajudaram a sustentar a malha para a Europa da RG, ao menos até que chegasse mais reforços, na forma dos três B707-320C novos de fábrica que foram incorporados entre janeiro e março de 1967.
Obrigado pelas explicações Marcelo.
E quanto a um único DC-3 e os Catalinas que foram para a Cruzerio será que também eram Leasing?. Todos depois foram para a FAB se bem me lembro.
Qual DC3 foi? Tem a questão dos Catalinas também... a título de informação ao Marcelo Magalhães e Starliner, quando disse de "grátis" era pela questão dos valores serem "irrisórios"... e o Leb Sasaki está fazendo uma segunda edição do livro com mais conteúdo inclusive financeiro.
AB3 - aeroentusiasta forum user
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AB3 escreveu:Qual DC3 foi? Tem a questão dos Catalinas também... a título de informação ao Marcelo Magalhães e Starliner, quando disse de "grátis" era pela questão dos valores serem "irrisórios"... e o Leb Sasaki está fazendo uma segunda edição do livro com mais conteúdo inclusive financeiro.
O DC-3 se não estou enganado era o PP-PED que depois passou a ser FAB C-47 2091. Os Catalinas só checando em casa, estou fora.
PZDC8 escreveu:Alguien tiene fotos del interior de los DC-8 volando con la Varig?... El interior tenía padrón Panair o Varig?
Muy buena pregunta ! Non me recuerdo de ninguna foto del interior de un DC-8-33 de Varig, pero creo que los colores seriam los mismos de los 707 de RG.
AB3 escreveu:Qual DC3 foi? Tem a questão dos Catalinas também... a título de informação ao Marcelo Magalhães e Starliner, quando disse de "grátis" era pela questão dos valores serem "irrisórios"... e o Leb Sasaki está fazendo uma segunda edição do livro com mais conteúdo inclusive financeiro.
O DC-3 se não estou enganado era o PP-PED que depois passou a ser FAB C-47 2091. Os Catalinas só checando em casa, estou fora.
Cedrini
Os Catalinas devem ter sido todos para a Cruzeiro e depois pra FAB...
AB3 - aeroentusiasta forum user
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c/n 2134
NC21718 – DC-3 (279) Pan American Grace Airways (Panagra) 06/1939 PP-PCP – DC-3A Panair do Brasil – 23/01/1947
PP-NAY NAB – 07/08/1958 PP-PED Panair do Brasil – 03/10/1962
Cruzeiro do Sul – 22/06/1965 FAB2091 Brasilian Air Force/Fuerza Aerea Brasiliana – 09/1970 PT-KZB RICO Táxi Aéreo Ltda – 10/07/1978
M.Yutsever – 01/1979
G. Zanoletti & A. Bolocoa – 31/08/1979
Volkan Club – 10/09/1979
Avimotor Suprimentos Importacao Industria e Comercio de Material Aeronáutico – 16/12/1980
R.H. Robaima – 16/02/1981
CP-1742 -Trans Oriente – 13/02/1982
Os Catalinas que a Cruzeiro operou foram:
PP-PCW acidentado em Canutama,Pará em 17.10.1968
PP-PEB depois para a FAB 17.12.1971 6553
PP-PEC acidentado em Belém em 19.10.1966
PP-PCW Consolidated PBY-5A c/n CV-429 - ?? -1965 w/o 17/12/1968 Canutama
PP-PCX Consolidated PBY-5A c/n CV-240 -1947- ?? em 1969 na FAB 6553 – não chegou a entrar em serviços na FAB - foi desmontado para aproveitamento de peças.
PP-PCY Consolidated PBY-5A c/n CV-242 - 1947-1961 w/o 24.10.61 Parantins
PP-PCZ Consolidated PBY-5A c/n CV-282 - 1947-19?? w/o 11.04.64 Portel
PP-PDB Consolidated PBY-5A c/n 22021- 1950 -1956 w/o 18.04.56 Parantins
PP-PDR Consolidated PBY-5A c/n 1781 - ? - 1969 na FAB 6554 - não chegou a entrar em serviços na FAB - foi desmontado para aproveitamento de peças.
PP-PEC Consolidated PBY-5A c/n 91 - ?? - 1965 w/o 19/10/1966 Belém (PA)
Starliner escreveu:Os Catalinas que a Cruzeiro operou foram:
PP-PCW acidentado em Canutama,Pará em 17.10.1968
PP-PEB depois para a FAB 17.12.1971 6553
PP-PEC acidentado em Belém em 19.10.1966
Starliner
Pelo visto os acidentes foram a razão da CRUZEIRO encerrar o serviço Amazônico então!
AB3 - aeroentusiasta forum user
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