O ÚNICO YAKOLEV 40 OPERADO NO BRASIL

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Fábio Luís Fonseca © / AE 050

Inusitado. Este é o adjetivo que pode ser usado para resumir a operação do único Yakolev 40 a voar para uma empresa brasileira.

Entre 2001 e 2002 o CLUBE NÁUTICO ÁGUA LIMPA utilizou o YAK-40, prefixo S9-BAP (cn 9441937), para levar seus associados para destinos turísticos no país.

Leia mais em http://www.aeroentusiasta.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

---------------------------------------------------------------------------------

>>> Colabore com o Site AeroEntusiasta enviando notícias, imagens ou sugestões para: fabio@aeroentusiasta.com.br

---------------------------------------------------------------------------------
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Re: O ÚNICO YAKOLEV 40 OPERADO NO BRASIL

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Fábio:

Muito intessante a matéria sobre o raro Yak-40 "brasileiro".

Adorei as fotos e principalmente a propaganda com o próprio Yakovlev! (aliás, onde conseguistes?!)

Segue abaixo a vida operacional do "russo":

Yak-40

Basic type Yak-40
Construction No 9441937

Full type Reg / serial / code Operator / colours First Reported Remarks

Yak-40 CCCP-87474 AFL/West Siberia rgd 15jan75 f/n BTK 01jul92

Yak-40 RA-87474 Aeroflot OVB 21apr93 l/n MHP 13may96; trf 05apr94 to Barnaul Airlines; canx 31aug99 as to Sao Tome

Yak-40 S9-BAP Aeroflot c/s, n/t OSR 20sep99 l/n PLU 25oct01

Yak-40 S9-BAP Água Limpa RAO 29dec04 'Clube Náutico Água Limpa' titles; was 'black-operated' (cargo flights on temporary permits for executive flights) by this travel club before being impounded by Brazilian CAA after being forced to land at RAO due to bad weather; Gonair Taxi Aéreo also given as operator, bought in Africa by Brazilian entrepeneur; might go to Rio de Janeiro museum; seen RAO (S21.138114 W47.777279) 11oct08; l/n mar12

Abs,

Marcelo Magalhães
Sentaapua
MASTER
MASTER

Mensagem por Sentaapua »

Como é? Tu foi expulso do lado de fora? Hehehe... ele tá exatamente aonde? Ano passado ainda estava lá dentro:

Imagem
pauloroberto
CMTE.
CMTE.

Mensagem por pauloroberto »

ta com cara de museu de bebedouro.... :hahaha: :hahaha: :hahaha: :hahaha: :hahaha:
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Boa noite:

Marcelo, a história deste cara é obscura e sem muitas fontes seguras. Datas e histórico bastante escasso. O folheto estava a venda no Ebay e eu perdi a compra .... :Muro:

Krug, o avião está atrás dos hangares da PAZ, naquela estradinha que tem uma cancela aberta. Quem me deu a dica de ir lá foi o próprio Supervisor do DAESP com quem falei no TPS. Ele me disse: "podes ir que o avião está do lado de fora do sitio aeroportuário."

Lá fui eu, emocionado, pois há mais de dez anos queria ver o S9-BAP! Quando desci do carro fui logo fotografando, mas quando fiquei visível para o segurança do aeroporto, ele passou o buraco da tela e saiu para fora do aeroporto em passo acelerado na minha direção. Ele foi categórico em negar e me mandar embora dali.

Sério, quase chorei para com o avião na minha frente reluzindo ao sol! :confuso: :confuso: :confuso: :confuso:

Eu disse a ele: "mas seu xxxx, eu vim com a família de Porto Alegre apenas para fotografar esse avião. Viajei tanto.... Por favor, uma fotinho só..."

Resposta: "meu senhor, vem gente do mundo inteiro aqui para fotografar esse avião e eu não deixo. É proibido e pronto. Se continuar aqui vou chamar a polícia!"

Fui embora com esses dois retratos e uma imensa frustração!

:fp: :fp: :fp: :fp: :fp: :fp: :fp:
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Site AeroEntusiasta

S9-BAP: O ÚNICO YAKOLEV 40 OPERADO NO BRASIL

Inusitado! Este é o adjetivo que pode resumir a operação do único Yakolev 40 que transportou passageiros brasileiros em nosso país. Em um curto período entre OUT/2001 e AGO/2002, o CLUBE NÁUTICO ÁGUA LIMPA (CNAL) usou este clássico trijato soviético para levar os seus sócios para alguns destinos turísticos!

Continue lendo: http://blog.aeroentusiasta.com.br/2018/ ... do-no.html
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

O YAK-40 transportava até 33 pax, decolava ou pousava em pistas de 800 a 1000m mesmo com neve ou em piso de grama, como ocorreu no pequeno aeroporto de Agno, perto de Lugano, na Suiça.
Fonte: JB - 25 MAR 1970.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Responder