VARIG Brasil

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 546
Registrado em: Qua Fev 02, 2005 13:56
Localização: São Paulo - SP

VARIG Brasil

Mensagem por Spetsnaz »

Jornal do Brasil
Além do Fato: Paradoxos do governo na aviação comercial
Cláudio Magnavita*

A Varig está presa a uma rede de paradoxos. O primeiro deles representa um quadro onde, de um lado, a companhia atinge todos os recordes de pontualidade, apresenta um balanço com lucro operacional de R$ 430 milhões e os seus aviões decolam lotados para o exterior. Do outro lado, o governo, como poder concedente, não move uma palha para ajudá-la e exige uma solução de mercado para a companhia.
Como não sinaliza um mínimo de boa vontade com a empresa, é o próprio governo que dificulta a solução que defende. A sua passividade acaba desmotivando os investidores.

Um outro paradoxo, ainda mais grave, também tem o próprio governo como personagem. O Superior Tribunal de Justiça, ao dar ganho de causa à ação de R$ 3 bilhões da Varig contra a União, no caso do congelamento tarifário, está contribuindo para uma solução de mercado. Trata-se da correção da interferência do governo federal nas tarifas aéreas durante o governo Sarney. Os aviões, mesmo que decolassem completamente lotados, voavam com prejuízo. A União defende uma solução de mercado, tem essa solução nas mãos, outorgada pelo STJ, mas não faz a sua parte.

Além de lavar as mãos no caso da Varig, o governo federal está voltando a agir como algoz, colocando novamente a Infraero como seu instrumento de pressão. Nos últimos dias a estatal voltou a sangrar novamente o seu principal cliente, impondo regras e negociações do passivo, como se desconhecesse o esforço de recuperação que toda a companhia faz, isto mesmo, toda a companhia, já que são os funcionários dos mais diferentes níveis que estão fazendo a sua parte para que a empresa sobreviva.

O governo federal age como se estivesse dividido. É como se metade estivesse pró-Gol e a outra metade estivesse pró-TAM.

É como se o grupo pró-Varig só fosse formado pelos seus funcionários, que mantêm os níveis de eficiência acima do mercado e pelos passageiros, que fidelizados pelos excelentes níveis de segurança e confiabilidade da companhia, não abrem mão de um vôo tranqüilo e pontual.

Finalmente, o paradoxo maior é criado também pelo próprio governo, ao afirmar publicamente que ?não há crise na aviação brasileira e que, se ela existe, é de uma única empresa, a Varig?. A afirmação é fruto de uma miopia de realidade e parece beirar a irresponsabilidade.

Se os R$ 8 bilhões faturados pela Varig em 2004 representam 62% da receita de todas as companhias aéreas brasileiras, se o faturamento da Varig é superior ao da TAM e da Gol juntas, se a companhia detém 82% dos vôos internacionais das empresas aéreas brasileiras, fica no ar uma questão: a crise na Varig não é uma crise na aviação comercial brasileira?

O governo tem que agir e parar de sinalizar ao mercado que só consegue enxergar a crise através da ótica das duas empresas que concorrem diretamente com a Varig e não negam o seu apetite em ocupar o seu lugar.

O governo Sarney foi condenando anos depois por ter congelado as tarifas e o governo Lula poderá ser, no presente, condenado por ter criado o maior colapso da história da aviação comercial brasileira.

*Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e membro do Conselho Nacional de Turismo
Anonymous

Re: VARIG Brasil

Mensagem por Anonymous »

Uma das mehores análises da questão que já li.

Eu por exemplo não troco um voo na Varig por nenhuma compania aérea do mundo. Se me perguntam porque eu respondo na lata: Programa Smiles e Qualidade das aeronaves.
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 672
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:05
Localização: Brasília-DF
Contato:

...

Mensagem por RockboyDF »

Aplausos para o texto. De pé!
Leonardo Vasconcelos- SBBR
Avatar do usuário
MARVIN
PC
PC
Mensagens: 330
Registrado em: Seg Fev 07, 2005 13:30
Localização: Zurick
Contato:

Re: VARIG Brasil

Mensagem por MARVIN »

ppjr escreveu:Uma das mehores análises da questão que já li.

Eu por exemplo não troco um voo na Varig por nenhuma compania aérea do mundo. Se me perguntam porque eu respondo na lata: Programa Smiles e Qualidade das aeronaves.
O amigo, precisa conhecer a Singapore Ailines e a Virgin Atlantic, seus serviços dão de 10 a zero na Varig, sem querer desmerecer nossa companhia, mas fato é fato. Viajei recentemente pela Varig, seus velhos 737 precisam ser trocados, nos que viajei estavam com poltronas gastas e o avião com aparência suja, por dentro e por fora, já nos A320 da TAM a coisa melhora bastante e o atendimento da vermelhina tbém foi melhor. Mas gosto é gosto e respeito sua opinião. Só estou dando a minha com as poucas esperiências que tive.
Matheus
PC
PC
Mensagens: 347
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:26
Localização: Curitiba - PR

Re: VARIG Brasil

Mensagem por Matheus »

MARVIN escreveu:
ppjr escreveu:Uma das mehores análises da questão que já li.

Eu por exemplo não troco um voo na Varig por nenhuma compania aérea do mundo. Se me perguntam porque eu respondo na lata: Programa Smiles e Qualidade das aeronaves.
O amigo, precisa conhecer a Singapore Ailines e a Virgin Atlantic, seus serviços dão de 10 a zero na Varig, sem querer desmerecer nossa companhia, mas fato é fato. Viajei recentemente pela Varig, seus velhos 737 precisam ser trocados, nos que viajei estavam com poltronas gastas e o avião com aparência suja, por dentro e por fora, já nos A320 da TAM a coisa melhora bastante e o atendimento da vermelhina tbém foi melhor. Mas gosto é gosto e respeito sua opinião. Só estou dando a minha com as poucas esperiências que tive.
Discordo, os aviões da Varig estão muito bem cuidados e confortaveis, a "sujeira" é algo aparente , aposto que daqui a 3 ou 4 anos os aviões da Tam do mesmo jeito (vide os F100)...Os A320 da Tam podem até ter poltronas mais novas e limpas, mas não reclinam quase nada, o que torna relaxar uma tarefa complicada...
A Varig tem realmente o sistema de milhas mais vantajoso, com acordos, principalmente com operadoras de Cartões de Crédito...Eu tenho o fidelidade Tam somente porque não tenho cartão de crédito próprio....

Abraços

Matheus
My photos at A.net
rick
PC
PC
Mensagens: 232
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 22:52

Re: VARIG Brasil

Mensagem por rick »

ppjr escreveu:Uma das mehores análises da questão que já li.

Eu por exemplo não troco um voo na Varig por nenhuma compania aérea do mundo. Se me perguntam porque eu respondo na lata: Programa Smiles e Qualidade das aeronaves.
Pô, já foi o tempo heim!!!!!! Não gosta do Air Show da TAM, de assistir um programa nas telas. De ver comissárias bonitas. Não gosta de avião novo? Cadeira do meio mais larga então?!!!
Anonymous

Re: VARIG Brasil

Mensagem por Anonymous »

rick escreveu:
ppjr escreveu:Uma das mehores análises da questão que já li.

Eu por exemplo não troco um voo na Varig por nenhuma compania aérea do mundo. Se me perguntam porque eu respondo na lata: Programa Smiles e Qualidade das aeronaves.
Pô, já foi o tempo heim!!!!!! Não gosta do Air Show da TAM, de assistir um programa nas telas. De ver comissárias bonitas. Não gosta de avião novo? Cadeira do meio mais larga então?!!!
- AirShow com programas vagabundos.
- Aeromoças bonitas ok. Mas se é pra ver mulher há lugares melhores...
- Poltrona do meio esquece -> Nunca vou no meio

- Poltrona nao reclina nada....
- Apertado para as pernas -> Pitch da RG é maior na média
- Milhagem vagabunda -> Para exterior só MIA, EZE, CDG e Chile
- As vezes pode te jogar no Jabaquara....
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

As vezes pode te jogar no Jabaquara....

Ou no meio do mato, ambos tristes :cry:

Abraços
Irineu
Omykron
PC
PC
Mensagens: 342
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 19:17

Mensagem por Omykron »

a varig tb é a unica que tinha um serviço de passeio na selva, com direito a comandante do avião como guia..
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 546
Registrado em: Qua Fev 02, 2005 13:56
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Spetsnaz »

Menos meninada..


Na TAM pesa mto a aparencia.. a mulher ta ficando velha.. é demitida .. na Varig não.. as comissarias são mais velhas (Algumas) porém tem experiencia ... e anos de trabalho ... e experiencia na aviação conta mto mais do que a beleza...

eu ja ouvi MUITO.. muito mesmo passageiro qdo existia ainda o Code-Share.. reclamando da TAM que os funcionarios eram mal educados e que os aviões eram bonitos .. mas apertados e desconfortaveis .. eles falavam bem assim.. se é para voar apertado e desconfortavel eu compro uma passagem da Gol que é a metade do preço e o conforto é o mesmo que o da TAM ... tenho orgulho de trabalha na varig .. uma empresa que está nos seus piores dias.. mas com passageiro que tem orgulho de voar nela ... e funcionarios que seguram a empresa nas costas para fazer com que tudo funcione corretamente.. não é atoa q o nosso indice de pontualidade em abril foi de 97% .. um dos maiores do mundo.. a TAM nem fechando a porta na cara dos passageiros (e eles fizeram isso mto no Code-Share) conseguem esse indice ... nosso lucro OPERACIONAL foi de uns 430 milhoes... a divida não cresce mais .. ou seja.. falta renegociar a divida e algum investidor capaz e tirar a FRB da reta...

VARIG VARIG VARIG
stratocaster
PC
PC
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Dez 22, 2004 17:33

Mensagem por stratocaster »

727-200 escreveu:As vezes pode te jogar no Jabaquara....

Ou no meio do mato, ambos tristes :cry:

Abraços
Irineu
Caro 727,
É possível perceber que certos assuntos aqui no AF acabam gerando opiniões passionais e muitas vezes com agressões pesadas para contra-atacar os supostos “oponentes”, como se aqui fosse um campo de batalha, mas que na verdade evidenciam falta de argumentos sensatos ou inteligentes, além de algumas frustrações que não são cabíveis de comentários no momento. Todavia, para a minha surpresa, jamais esperaria que o próprio Moderador usasse de golpe baixo para compensar uma mensagem anterior infeliz.
Aproveito, também, para perguntar: Omykron, você é um dos Moderadores do fórum do Contato Radar? Se for, caramba, que mensagem mais infeliz essa que você postou, principalmente sabendo que para administrar as impulsividades de um fórum é preciso antes de tudo ter ponderação e não entrar na guerra com mensagens chulas.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Omykron escreveu:a varig tb é a unica que tinha um serviço de passeio na selva, com direito a comandante do avião como guia..
A Delta Airlines te leva ao NOVO mundo
A Lufthansa te leva ao VELHO mundo
A TAM te leva ao outro mundo.

A TAM oferece tambem churrasco a bordo, mata a vaca no pouso.
GuinhoBSB
PC
PC
Mensagens: 236
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 20:51
Localização: Brasília - DF - Brasil
Contato:

Mensagem por GuinhoBSB »

ppjr escreveu:A Delta Airlines te leva ao NOVO mundo
A Lufthansa te leva ao VELHO mundo
A TAM te leva ao outro mundo.

A TAM oferece tambem churrasco a bordo, mata a vaca no pouso.
Ué, se fosse para receber um prêmio de cia. aérea que mais despachou gente no outro mundo, a Varig ganharia de longe da TAM. Por exemplo, ppjr, você lembra do acidente de 11/07/73, em Orly? :wink:

E em matéria de matança de animais, a Varig ganha tbm. Até porque, a TAM só matou uma vaca naquele pouso forçado. Mas quando o 737 da Varig caiu na selva, deve ter matado muito bicho, entre tucanos, pica-paus, cotias e etc. Considerando-se a imensa biodiversidade da Amazônia, onde em qualquer cm² habitam várias espécies de animais, deve ter sido um verdadeiro genocídio biológico. :shock:
Rodrigo Conte
Brasilia - DF


Minhas Fotos: JetPhotos.net - PlanePictures.net - MyAviation.net
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Olha, eu já voei nesse compartilhamento de vôos aí, fazendo 2 pernas de 50 minutos aproximados, voando 737-500 e A-319. Dizendo de forma sincera, o serviço de bordo da RG foi melhor sim, tanto pela simpatia dos comissários quanto pelo que foi servido (digamos que foi menos ruim). Agora, dizer que o 735 da RG é mais confortável que o 19 da TAM, é um fanatismo sem tamanho.

E se forem levar pelo lado dos acidentes, a premiada Singapore nao presta também. E o 747 que matou todo mundo em Taipei (?) ?
Omykron
PC
PC
Mensagens: 342
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 19:17

Mensagem por Omykron »

Nego continua com as mesmas respostas sem graças. Acho que quando vc vira um fanatico por a ou b vc ganha uma cartilha de respostas pré feitas.
Porra, são sempre as mesmas!

Outra coisa. quando um boeing for mais confortavel que um airbus, o mundo começa girar ao contrario.
ppjr escreveu:
Omykron escreveu:a varig tb é a unica que tinha um serviço de passeio na selva, com direito a comandante do avião como guia..
A Delta Airlines te leva ao NOVO mundo
A Lufthansa te leva ao VELHO mundo
A TAM te leva ao outro mundo.

A TAM oferece tambem churrasco a bordo, mata a vaca no pouso.
Promoções da varig

HOT HOT DAY PARIS - Sinta o carlor escaldante do verão frances
Explore alem das pistas - De MD-11 e tudo. Inicialmente oferecemos apenas natal (Opções para exploração com ERJ-145)
Sinta o que é um Tailstrike Na cidade do méxico.
Veja um ERJ-145 ter a deriva solta do resto do avião

porra, o pessoal da varig tem sempre as mesmas piadinhas, mas se esquecem a série de possiveis piadinhas que qq pessoa pode fazer.

stratocaster escreveu:Aproveito, também, para perguntar: Omykron, você é um dos Moderadores do fórum do Contato Radar? Se for, caramba, que mensagem mais infeliz essa que você postou, principalmente sabendo que para administrar as impulsividades de um fórum é preciso antes de tudo ter ponderação e não entrar na guerra com mensagens chulas.
na alta? achou ruim? reclama para o Fabio l.aranjeira.
Por ser moderador em A ou B, isso NUNCA vai me impedir de defender algo que eu acredito, ou deixar de fazer piada com quem merece ouvir gracejos do pior humor do mundo. o Mórbido.
Anonymous

VARIG Brasil

Mensagem por Anonymous »

Aeroforenses

Eu, de cabeça quente, já fiz certa feita o lastimável erro de baixar o nível aqui no Aerofórum para "defender" o meu "ponto-de-vista", como se baixando o nível se defendesse alguma coisa. Porém, eu percebi o meu equívoco, me desculpei e não farei de novo. Percebo o quanto é ridículo e imaturo "defender" o seu "time" sem embasamento, mas com pura baixaria. Defesa se faz com uma coisa chamada argumentos!

Talvez os moderadores devessem criar uma seção "Ultimate Fighting" no Aerofórum, daí os partidários de V., T., G., etc. poderiam se degladiar até saltar as vísceras, valendo todo tipo de baixaria e "brincadeiras" de extremo mau gosto!

Aos que citaram os acidentes nas mensagens acima, gostaria de lembrar que quem estava naqueles aviões, seja no PP-VJZ, no PP-VMK ou no PT-MRK eram seres humanos e tinham família, não eram "bonecos" com camisas de "times". Pensem nisso...

Os funcionários de V., T., G., etc. também são seres huamnos e tem família, e não são simples "peças de xadrez".

Aplausos ao stratocaster e demais participantes equilibrados.

Saudações aos que tem bom senso

Caravelle
Editado pela última vez por Anonymous em Qui Mai 05, 2005 14:03, em um total de 1 vez.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Omykron escreveu:Nego continua com as mesmas respostas sem graças. Acho que quando vc vira um fanatico por a ou b vc ganha uma cartilha de respostas pré feitas.
Porra, são sempre as mesmas!

Outra coisa. quando um boeing for mais confortavel que um airbus, o mundo começa girar ao contrario.
ppjr escreveu:
Omykron escreveu:a varig tb é a unica que tinha um serviço de passeio na selva, com direito a comandante do avião como guia..
A Delta Airlines te leva ao NOVO mundo
A Lufthansa te leva ao VELHO mundo
A TAM te leva ao outro mundo.

A TAM oferece tambem churrasco a bordo, mata a vaca no pouso.
Promoções da varig

HOT HOT DAY PARIS - Sinta o carlor escaldante do verão frances
Explore alem das pistas - De MD-11 e tudo. Inicialmente oferecemos apenas natal (Opções para exploração com ERJ-145)
Sinta o que é um Tailstrike Na cidade do méxico.
Veja um ERJ-145 ter a deriva solta do resto do avião

porra, o pessoal da varig tem sempre as mesmas piadinhas, mas se esquecem a série de possiveis piadinhas que qq pessoa pode fazer.

stratocaster escreveu:Aproveito, também, para perguntar: Omykron, você é um dos Moderadores do fórum do Contato Radar? Se for, caramba, que mensagem mais infeliz essa que você postou, principalmente sabendo que para administrar as impulsividades de um fórum é preciso antes de tudo ter ponderação e não entrar na guerra com mensagens chulas.
na alta? achou ruim? reclama para o Fabio l.aranjeira.
Por ser moderador em A ou B, isso NUNCA vai me impedir de defender algo que eu acredito, ou deixar de fazer piada com quem merece ouvir gracejos do pior humor do mundo. o Mórbido.
Até abastecendo a TAM faz m....:


Imagem
Parou o 319 em local errado! Note que eu subi nesse 319!

Já viajou na ultima fileira de um 319? e de um 320?

Já viajou de 777 na First da RG? e na Y?

Já viajou em todos os modelos das duas companias para comparar?

737-3/4/5/G/8 752 763 772 MD11 x 319,320,330,F100

Além da Palair Macedonian que perdeu um F100 quem perdeu também F100? Quem mais destruiu F100?

Mais um dado para ajudar na sua meditação....

SOUTH/CENTRAL AMERICA -MEXICO-CARIBBEAN

Regional Rank Airline LastAccident MillionFlights FatalEvents Adj. Fatal Event AccidentRate OverallRank
1 Aerolíneas Argentinas (1970) 1.28 0 0 -0.76 25
2 Mexicana Airlines 1986 2.18 1 1.00 -0.31 38
3 BWIA International Airways - 0.49 0 0 -0.29 40
4 Varig 1989 2.44 3 1.22 -0.27 44
5 Air Jamacia - 0.36 0 0 -0.22 47
6 VASP 1986 1.74 3 1.04 0.01 60
7 TACA International Airlines 2000 0.37 1 .24 0.01 61
8 Lan Chile Airlines 1991 0.49 2 0.35 0.07 62
9 Aeromexico 2000 2.32 3 2.80 1.41 77
10 TAM 2001 0.97 5 3.03 2.39 84
11 Avianca Colombian Airline 1990 1.24 4 3.83 3.08 85
12 Cubana 1999 0.33 7 5.93 5.74 87
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

É verdade, aqui tem gente que torce pra ver um avião da bandeira inimiga cair e não deixar sobreviventes. E quando cai, é capaz até de soltar fogos e abrir uma champagne.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Raphael Figueira escreveu:É verdade, aqui tem gente que torce pra ver um avião da bandeira inimiga cair e não deixar sobreviventes. E quando cai, é capaz até de soltar fogos e abrir uma champagne.
Tem razão precisamos manter o nível no forum

Desculpem pelas mensagens.
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 672
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:05
Localização: Brasília-DF
Contato:

...

Mensagem por RockboyDF »

Acho que respeito é fundamental nas relações humanas.

Se Fulano acha o avião X mais confortável que o Y, paciência, é o gosto dele. Se Beltrano acha o serviço da Empresa P melhor que o da Z, também deve-se respeitar sem desqualificar as razões e os gostos daquela pessoa.

Agora, fazer uma competição pra ver quem matou mais gente, sinceramente, preocupa. Ainda mais quando sabemos que muitos de vocês trabalham nas referidas empresas... :?
Leonardo Vasconcelos- SBBR
Responder