Embraer da LAM desaparecido

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Electra
MASTER
MASTER
Mensagens: 1658
Registrado em: Sex Mai 19, 2006 21:35

Embraer da LAM desaparecido

Mensagem por Electra »

Pessoal, vi a notícia na TV e fui procurar notícias escritas e encontrei a que vai abaixo:

Avião da LAM desaparecido poderá ter aterrado na Namíbia

Chuva intensa dificulta localização de avião que partiu de Maputo e deveria ter chegado ao início da tarde a Luanda. Seguiam 34 pessoas a bordo. Autoridades da Namíbia não confirmam aterragem.

As autoridades moçambicanas estão a tentar localizar o voo TM470, que chegou a ser dado como desaparecido nesta sexta-feira à tarde. A LAM – Linhas Aéreas de Moçambique informou em comunicado que há a "indicação" de que a aeronave aterrou na Namíbia. Seguiam a bordo 34 pessoas – 28 passageiros e seis tripulantes e o destino era Luanda.
"Informações obtidas dão indicação de a aeronave ter aterrado em Rundo, norte da Namíbia, fronteira com Botswana e Angola", lê-se na nota publicada no site da LAM. "Neste momento a LAM, autoridades aeronáutica e aeroportuária estão empenhados em estabelecer contactos com vista a confirmação da informação."
O avião descolou do Aeroporto Internacional de Maputo, em Moçambique, às 11h26 desta sexta-feira e deveria ter aterrado na capital angolana às 14h10 locais (mais uma hora do que em Lisboa). O que não chegou a acontecer. Já durante a noite, a administradora-delegada da LAM, Marlene Manave, disse que a última comunicação com a tripulação ocorreu às 13h30.
Numa declaração citada pelo CanalMoz no Facebook, Marlene Manave acrescentou que as buscas estão a ser dificultadas pela intensa chuva que cai sobre a região onde o avião desapareceu dos radares. Mas, ao contrário do que a companhia moçambicana revela em comunicado, as autoridades da Namíbia não confirmaram a aterragem de emergência do voo.
Algumas horas mais cedo, na mesma rede social, o CanalMoz dava conta de que tinha sido localizada uma aeronave despenhada em território angolano e que as autoridades aeronáuticas angolanas presumiam tratar-se do Embraer 190 do voo TM470.
O plano original do voo pode ser consultado no site FlightMapper.net.
O PÚBLICO tentou contactar o Ministério dos Negócios Estrangeiros português e a embaixada de Portugal em Moçambique, assim como a LAM, para tentar saber mais informações, mas sem sucesso.
Entretanto, o ministro dos Transportes e Comunicações moçambicano afirmou neste sábado que foram enviados especialistas aeronáuticos para o norte da Namíbia, onde terá desaparecido um avião das Linhas Áreas Moçambicanas, para apoiar nas buscas e na avaliação do caso.

Moçambique envia reforços

Entretanto, o ministro dos Transportes e Comunicações moçambicano afirmou neste sábado que foram enviados especialistas aeronáuticos para o norte da Namíbia, onde terá desaparecido o avião das Linhas Áreas Moçambicanas, para apoiar nas buscas e na avaliação do caso.
Em conferência de imprensa já na madrugada deste sábado, Gabriel Muthisse revelou, citado pela Lusa, que foram também enviados para o local aviões da Força Aérea Moçambicana, mas que o mau tempo e a escuridão estão a prejudicar a avaliação das circunstâncias do desaparecimento da aeronave, com 34 pessoas a bordo.
“Obtivemos a informação de que o avião ou terá feito uma aterragem forçada ou ter-se-á despenhado numa área florestal na região fronteiriça entre a Namíbia e o Botsuana”, afirmou o governante, que remete para a manhã deste sábado resultado mais concretos.
O governante referiu que “a falta de uma informação definitiva deve-se ao facto de a região estar a ser fustigada por mau tempo, caracterizado por trovoadas e chuva torrenciais”, salientando que “os aviões da força aérea enviados para a Namíbia para averiguar o que se terá passado não conseguiram resultados positivos também devido à escuridão que se faz sentir no local”.

Fonte: PUBLICO - http://www.publico.pt/mundo/noticia/avi ... 1614505#/0" onclick="window.open(this.href);return false;
Grato desde já!
Abraços!!!
Augusto Bilhalva Goulart
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 605
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 23:26
Localização: Alegrete, RS

Re: Embraer da LAM desaparecido

Mensagem por Augusto Bilhalva Goulart »

Um avião da LAM, companhia nacional de Moçambique, que viajava para Angola, foi achado carbonizado na Namíbia e sem sobreviventes entre as mais de 30 pessoas de diversas nacionalidades que estavam a bordo, anunciou a polícia neste sábado. Entre os passageiros, havia um cidadão brasileiro.

— Minha equipe encontrou o aparelho. Não há sobreviventes. O avião está carbonizado por completo — declarou à AFP o coordenador da polícia da região namíbia de Kavango (nordeste), Willie Bampton, depois de várias horas de busca em uma zona pouco povoada no parque nacional de Bwabwata.

O voo TM 470 decolou na sexta-feira de Maputo com destino a Luanda, com 27 passageiros a bordo: dez moçambicanos, nove angolanos, cinco portugueses, um francês, um brasileiro e um chinês, segundo um comunicado da LAM. Em Maputo, as autoridades se negaram por ora a fazer comentários, e simplesmente confirmaram que havia 33 pessoas a bordo, incluindo a tripulação. Uma reunião de crise do gabinete foi convocada para o palácio presidencial.

Segundo um técnico do aeroporto, que pediu para não ser identificado, o avião teria caído por causa do mau tempo.

O acidente é o mais grave na história da aviação civil de Moçambique desde a misteriosa queda do avião do presidente Samora Machel em1986 na África do Sul, quando morreram 34 pessoas. Em 2011, a União Europeia proibiu a LAM de voar em seu espaço aéreo
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Re: Embraer da LAM desaparecido

Mensagem por SBLO »

Status: Preliminary
Date: Friday 29 November 2013
Time: ca 11:30 UTC
Type: Silhouette image of generic E190 model; specific model in this crash may look slightly different
Embraer ERJ-190AR
Operator: Linhas Aéreas de Moçambique - LAM
Registration: C9-EMC
C/n / msn: 19000581
First flight: 2012
Engines: 2 General Electric CF34-10E5
Crew: Fatalities: 6 / Occupants: 6
Passengers: Fatalities: 27 / Occupants: 27
Total: Fatalities: 33 / Occupants: 33
Airplane damage: Destroyed
Airplane fate: Written off (damaged beyond repair)
Location: Bwabwata National Park (Namibia) show on map
Phase: En route (ENR)
Nature: International Scheduled Passenger
Departure airport: Maputo International Airport (MPM/FQMA), Mozambique
Destination airport: Luanda Airport (LAD/FNLU), Angola
Flightnumber: 470
Narrative:
A Embraer ERJ-190AR passenger plane, operating flight TM470 from Maputo, Mozambique to Luanda, Angola, was reported missing. There are 33 people on board.
The flight departed Maputo at 11:26 local time (09:26 UTC) and was scheduled to land at Luanda at 14:10 local time (13:10 UTC). Contact was lost at 11:30 UTC.
The airplane failed to arrive at its destination.
Reuters quotes the Namibian Police Force Deputy Commissioner who reported that the burned out wreckage of the aircraft was found in the Bwabwata National Park.
LAM initially reported there were 28 passengers en six crew members on board. A later statement by the airline said there were 27 passengers on board.
The registration has been reported being C9-EMC, but this is unconfirmed at the time.

Fonte: Aviation Safety Network

Imagem
http://www.planespotters.net/Aviation_P ... ?id=416650" onclick="window.open(this.href);return false;
Photo Copyright: Wesley Moolman
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Mensagens: 1170
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 14:47
Localização: Cabo Frio - RJ
Contato:

Re: Embraer da LAM desaparecido

Mensagem por Fernando Basto »

Poxa, mais 1 acidente envolvendo um EMB-190. Sinistro... :(
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
Electra
MASTER
MASTER
Mensagens: 1658
Registrado em: Sex Mai 19, 2006 21:35

Re: Embraer da LAM desaparecido

Mensagem por Electra »

Brasileiro morre em acidente de avião que matou outros 32 na África

Embraer 190 da Moçambique Airlines com 28 passageiros e seis tripulantes caiu na fronteira da Namíbia com Angola

Um avião Embraer 190 de fabricação brasileira que fazia o voo TM 470 da Moçambique Airlines (entre Maputo, Moçambique, e Luanda, Angola) caiu nesta sexta (29) em um parque nacional no nordeste da Namíbia, matando todas as 33 pessoas a bordo, segundo informou um funcionário do governo. O Itamaraty confirmou neste sábado (30) que um brasileiro estava entre os passageiros.
O acidente aconteceu na região de Bwabwata, uma área remota que fica próxima à fronteira com Angola. De acordo com Tobias Günzel, diretor do Departamento de Aviação Civil da Namíbia, a aeronave começou a perder altitude a 38 mil pés de altitude (o correpondente a 12 mil metros) e bateu no solo.
"Todo esse movimento foi visto no radar, vimos que o avião desceu muito rapidamente, à razão de cerca de 30 metros por segundo. Perdemos o sinal do radar quando ele atingiu cerca de 3 mil pés acima do nível do mar", informou Günzel.
O vice-comissário da polícia namibiana, Willy Bampton, afirmou que as equipes de resgate encontraram os destroços queimados do avião na densa mata do Parque Nacional Bwabwata, que abriga muitos animais silvestres, como elefantes, leões e cachorros selvagens.
"O avião foi completamente carbonizado e não há sobreviventes", afirmou Bampton. Um guarda-florestal afirmou que as caixas-pretas do avião, incluindo o gravador de voz da cabine, foram localizados e entregues aos investigadores.
A autoridade de investigação de acidentes aéreos da Namíbia havia lançado uma busca por helicóptero pelo avião na sexta-feira, mas a cancelou devido à forte chuva, disse um investigador, acrescentando que as buscas foram retomadas no sábado.
A companhia aérea não confirmou o acidente, mas divulgou nota oficial dando conta do desaparecimento da aeronave e as nacionalidades dos 27 passageiros. Além do brasileiro, o voo tinha dez moçambicanos, nove angolanos, cinco portugueses, um francês e um chinês.

Embraer

Em nota oficial, a Embraer lamentou o acidente e informou que a aeronave série 581 foi entregue à companhia aérea moçambicana em novembro de 2012. A empresa se solidarizou com os familiares das vítimas e disse ter se colocado à disposição das autoridades para colaborar na investigação da tragédia inclusive com o envio de uma equipe de técnicos.

Fonte: Último Segundo - http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/20 ... frica.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Pelo que entendi, o acidente ocorreu quando a aeronave estava em voo de cruzeiro, o que é mt raro ainda que, tb nesta fase, o voo esteja sujeito a mau tmp...

Não entendi pq a reportagem se refere à LAM - Linhas Aéreas de Moçambique como "Moçambique Airlines". Devem ter retirado da imprensa estrangeira...
Grato desde já!
Abraços!!!
Electra
MASTER
MASTER
Mensagens: 1658
Registrado em: Sex Mai 19, 2006 21:35

Re: Embraer da LAM desaparecido

Mensagem por Electra »

Técnicos brasileiros iniciam investigação sobre acidente que matou 33 na África

Avião Embraer 190 da LAM caiu na Namíbia na sexta e uma das vítimas era brasileira. Companhia aérea tinha sido banida do espaço aéreo europeu em 2011

Técnicos da empresa brasileira Embraer já estão na região em que caiu nesta sexta (29) um avião de sua fabricação, matando todos os 27 passageiros e seis tripulantes que estavam a bordo do Embraer 190 das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM). Um brasileiro estava entre os mortos.
A investigação sobre as causas do acidente terá duas comissões de inquérito: uma liderada por Moçambique, com representantes da LAM e do Ministério dos Transportes e Comunicação, e outra internacional, encabeçada pela Namíbia - país em que voo TM470, que fazia o trajeto entre Maputo e Luanda.
Apesar de esse ter sido o primeiro acidente da história da companhia aérea, fundado há 33 anos, a empresa enfrentou uma banição imposta pela União Europeia em 2011 e foi proibida de voar para o continente. Como resposta, modernizou sua frota - o avião acidentado tinha sido entregue pela Embraer há pouco mais de um ano.
O acidente do voo TM 470 intriga as autoridades porque ocorreu num momento em que a aeronava estava em altitude de cruzeiro, cerca de 12 mil metros, no meio do percurso entre as capitais de Moçambique e Angola, e simplesmente despencou do céu, o que sugere inicialmente a perda em pleno ar de um componente fundamental para a estabilidade do equipamento.
A LAM informou que o comandante do voo TM 470, cujo nome não foi divulgado, era experiente e tinha mais de 4 mil horas de voo. O copiloto tinha pelo menos 1.000 horas de experiência no Embraer 190.

Brasileiro

O brasileiro morto no acidente, Sérgio Miguel Pereira Soveral, era empresário e gestor da maior fabricante de carrocerias e reboques de Moçambique. O Ministério das Relações Exteriores informou que está prestando assistência consular à família, radicada em Moçambique há anos.

Fonte: Último Segundo - http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/20 ... frica.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Grato desde já!
Abraços!!!
Responder