Executivo pretende criar a "Nova VARIG"
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Executivo pretende criar a "Nova VARIG"
Executivo pretende criar "Nova VARIG"
Grande risco do plano de criação de superaérea é que ele afete a abertura de capital da Azul, em São Paulo e NY
Compra da americana JetBlue é um sonho antigo de Neeleman, que criou a empresa, mas foi demitido dela
DE SÃO PAULO
Com a TAM integrada à uma companhia chilena e a Gol sem demonstrar apetite para avançar no mercado internacional de longo curso, o sonho de David Neeleman é transformar a Azul na empresa brasileira de bandeira, no espaço que já foi da Varig.
A integração das operações de Azul, JetBlue e TAP permitiria ao Brasil ter ligações diretas com EUA, América Central, Europa e África.
A TAP é a empresa europeia com mais voos para a África, continente considerado estratégico para o Brasil. Também agrada ao governo brasileiro o fato de a TAP ter uma presença descentralizada dentro do Brasil, com voos para nove cidades, de Porto Alegre a Fortaleza.
Já a JetBlue tem ampliado sua presença na América Central e, em novembro, avança mais ao sul, com a inauguração de um voo de Fort Lauderdale, na Flórida, para Lima, no Peru.
Dentro desse plano, a Azul poderia levar passageiros de diversas cidades do Brasil para um ponto na América Central, como em Porto Rico, e dali fazer conexão com os voos da JetBlue para os EUA.
David Neeleman não está só na disputa pela TAP. O grupo Synergy --dono da Avianca e único que fez proposta para comprar a companhia no ano passado, mas que acabou rejeitada pelo governo português na última hora-- também tem interesse.
"Quando o governo português decidir abrir a concorrência novamente, nós vamos olhar", afirmou José Efro- movich, presidente da Avianca Brasil.
RISCO
O grande risco do plano de Neeleman é que a operação afete a abertura de capital da Azul nas Bolsas de Nova York e São Paulo. A operação estava prevista para julho, mas foi adiada. Embora a Azul não faça parte do fundo que faria ofertas pela TAP e pela JetBlue, Neeleman é o seu principal acionista.
"Adiamos a abertura de capital por causa do câmbio e da realidade do mercado. A Azul está crescendo bastante e tem potencial para valer mais do que a JetBlue", afirmou Neeleman.
A compra da JetBlue é um sonho antigo de Neeleman, que nunca digeriu o fato de ter sido demitido do comando da empresa que criou.
Ele perdeu o cargo após divergências com o conselho de administração sobre como lidar com os efeitos de uma forte tempestade que paralisou as operações da companhia, em 2007.
MARIANA BARBOSA E JULIO WIZIACK
Fonte: Jornal Folha de São Paulo
Grande risco do plano de criação de superaérea é que ele afete a abertura de capital da Azul, em São Paulo e NY
Compra da americana JetBlue é um sonho antigo de Neeleman, que criou a empresa, mas foi demitido dela
DE SÃO PAULO
Com a TAM integrada à uma companhia chilena e a Gol sem demonstrar apetite para avançar no mercado internacional de longo curso, o sonho de David Neeleman é transformar a Azul na empresa brasileira de bandeira, no espaço que já foi da Varig.
A integração das operações de Azul, JetBlue e TAP permitiria ao Brasil ter ligações diretas com EUA, América Central, Europa e África.
A TAP é a empresa europeia com mais voos para a África, continente considerado estratégico para o Brasil. Também agrada ao governo brasileiro o fato de a TAP ter uma presença descentralizada dentro do Brasil, com voos para nove cidades, de Porto Alegre a Fortaleza.
Já a JetBlue tem ampliado sua presença na América Central e, em novembro, avança mais ao sul, com a inauguração de um voo de Fort Lauderdale, na Flórida, para Lima, no Peru.
Dentro desse plano, a Azul poderia levar passageiros de diversas cidades do Brasil para um ponto na América Central, como em Porto Rico, e dali fazer conexão com os voos da JetBlue para os EUA.
David Neeleman não está só na disputa pela TAP. O grupo Synergy --dono da Avianca e único que fez proposta para comprar a companhia no ano passado, mas que acabou rejeitada pelo governo português na última hora-- também tem interesse.
"Quando o governo português decidir abrir a concorrência novamente, nós vamos olhar", afirmou José Efro- movich, presidente da Avianca Brasil.
RISCO
O grande risco do plano de Neeleman é que a operação afete a abertura de capital da Azul nas Bolsas de Nova York e São Paulo. A operação estava prevista para julho, mas foi adiada. Embora a Azul não faça parte do fundo que faria ofertas pela TAP e pela JetBlue, Neeleman é o seu principal acionista.
"Adiamos a abertura de capital por causa do câmbio e da realidade do mercado. A Azul está crescendo bastante e tem potencial para valer mais do que a JetBlue", afirmou Neeleman.
A compra da JetBlue é um sonho antigo de Neeleman, que nunca digeriu o fato de ter sido demitido do comando da empresa que criou.
Ele perdeu o cargo após divergências com o conselho de administração sobre como lidar com os efeitos de uma forte tempestade que paralisou as operações da companhia, em 2007.
MARIANA BARBOSA E JULIO WIZIACK
Fonte: Jornal Folha de São Paulo
Re: Executivo pretende criar a "Nova VARIG"
SUPERAÉREA
US$ 3,2 bi
Aporte nas empresas
Valor do investimento em JetBlue e TAP, mas pode dobrar
US$ 600 mi
Aporte do BNDES
O banco deve ter 20% de participação no fundo
RAIO-X DA TAP
FROTA
71 aeronaves
PASSAGEIROS TRANSPORTADOS POR ANO
10,2 milhões
DESTINOS
77 destinos
PAÍSES
35
FATURAMENTO ANUAL
R$ 6,5 bilhões
Fonte: empresa
RAIO-X DA JETBLUE
FROTA
180 aeronaves
TRANSPORTE DE PASSAGEIROS EM 2012
6º maior dos EUA
DESTINOS
75
PAÍSES
15
RECEITA COM PASSAGEIROS EM 2012
US$ 4,5 bilhões
US$ 3,2 bi
Aporte nas empresas
Valor do investimento em JetBlue e TAP, mas pode dobrar
US$ 600 mi
Aporte do BNDES
O banco deve ter 20% de participação no fundo
RAIO-X DA TAP
FROTA
71 aeronaves
PASSAGEIROS TRANSPORTADOS POR ANO
10,2 milhões
DESTINOS
77 destinos
PAÍSES
35
FATURAMENTO ANUAL
R$ 6,5 bilhões
Fonte: empresa
RAIO-X DA JETBLUE
FROTA
180 aeronaves
TRANSPORTE DE PASSAGEIROS EM 2012
6º maior dos EUA
DESTINOS
75
PAÍSES
15
RECEITA COM PASSAGEIROS EM 2012
US$ 4,5 bilhões
Re: Executivo pretende criar a "Nova VARIG"
Por un instante pensé que volvería la antigua Pionera...
- arthuramaral_CGR
- Moderador
- Mensagens: 5493
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
- Localização: Campo Grande-MS
- Contato:
Re: Executivo pretende criar a "Nova VARIG"
Basta comprar da GOL, que, pelo jeito, não sabe o que fazer com ela. O Panda saberia muito bem como usar a marca...
-
- MASTER
- Mensagens: 1131
- Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Executivo pretende criar a "Nova VARIG"
Felizes os Italianos que souberam o que fazer com o nome ALITALIA e os Argentinos com o nome Aerolineas Argentinas.
Starliner
Starliner
Starliner - GIG
-
- MASTER
- Mensagens: 2163
- Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
- Localização: Porto Alegre-RS
- Contato:
Re: Executivo pretende criar a "Nova VARIG"
Olá amigos,
Até entendo que Varig morreu, mas as pessoas que gostam da aviação tinham um sonho de
ver ela voltando a voar, eu também, mas isso e só um sonho, sonhar a gente pode ainda,
eu particularmente não critico o sonhos dos outros, mas o PT poderia ter ajudado !
Mesmo sonho tem o dono da Azul , de um dia ter de volta a sua empresa, Jetblue e o nosso
amigo panda, de ver a Varig de novo no ar !
sds,
moisés Propp
Até entendo que Varig morreu, mas as pessoas que gostam da aviação tinham um sonho de
ver ela voltando a voar, eu também, mas isso e só um sonho, sonhar a gente pode ainda,
eu particularmente não critico o sonhos dos outros, mas o PT poderia ter ajudado !
Mesmo sonho tem o dono da Azul , de um dia ter de volta a sua empresa, Jetblue e o nosso
amigo panda, de ver a Varig de novo no ar !
sds,
moisés Propp
Re: Executivo pretende criar a "Nova VARIG"
Ah céus... os eternos blá blá blás de V.A.R.I.G. e PT...
Bom, deixa pra lá...
Sobre compras, fusões ou algo do gênero com a TAP e Jetblue já foi informado oficialmente pela Azul que não há tratativas de negócios neste sentido.
Até mais.
Bom, deixa pra lá...
Sobre compras, fusões ou algo do gênero com a TAP e Jetblue já foi informado oficialmente pela Azul que não há tratativas de negócios neste sentido.
Até mais.
Re: Executivo pretende criar a "Nova VARIG"
Governo prefere Azul a Avianca para comprar TAP, diz jornal
Cidadania brasileira de David Neeleman pesaria a favor da Azul, segundo o jornal Valor Econômico
David Neeleman, o fundador da Azul, é o preferido do governo para uma eventual compra da portuguesa TAP, segundo o jornal Valor Econômico. Na semana passada, a Azul negou a intenção de comprá-la, mas, de acordo com a publicação, o BNDES estaria disposto a apoiá-lo, caso quisesse.
Segundo fontes do governo ouvidas pelo jornal, o mais difícil é convencer o empresário a participar da privatização da TAP. Até o momento, a candidata mais cotada a arrematá-la é a Avianca, dos irmãos José e German Efromovich.
De acordo com o Valor, o governo brasileiro prefere a Azul à Avianca, por causa da dupla cidadania de Neeleman. Filho de americanos e fundador da JetBlue, nos Estados Unidos, o empresário é cidadão brasileiro por ter nascido aqui, durante um período em que seus pais participavam de uma missão de sua igreja.
Segundo o jornal, a TAP possui uma dívida avaliada em 1 bilhão de euros e precisa urgentemente de capitalização.
Em dezembro de 2012, o governo português rejeitou uma oferta dos irmãos Efromovich, que incluía 35 milhões de euros de pagamento, mais uma injeção de capital de 316 milhões de euros e a assunção das dívidas.
Fonte: Jornal Valor Econômico
Cidadania brasileira de David Neeleman pesaria a favor da Azul, segundo o jornal Valor Econômico
David Neeleman, o fundador da Azul, é o preferido do governo para uma eventual compra da portuguesa TAP, segundo o jornal Valor Econômico. Na semana passada, a Azul negou a intenção de comprá-la, mas, de acordo com a publicação, o BNDES estaria disposto a apoiá-lo, caso quisesse.
Segundo fontes do governo ouvidas pelo jornal, o mais difícil é convencer o empresário a participar da privatização da TAP. Até o momento, a candidata mais cotada a arrematá-la é a Avianca, dos irmãos José e German Efromovich.
De acordo com o Valor, o governo brasileiro prefere a Azul à Avianca, por causa da dupla cidadania de Neeleman. Filho de americanos e fundador da JetBlue, nos Estados Unidos, o empresário é cidadão brasileiro por ter nascido aqui, durante um período em que seus pais participavam de uma missão de sua igreja.
Segundo o jornal, a TAP possui uma dívida avaliada em 1 bilhão de euros e precisa urgentemente de capitalização.
Em dezembro de 2012, o governo português rejeitou uma oferta dos irmãos Efromovich, que incluía 35 milhões de euros de pagamento, mais uma injeção de capital de 316 milhões de euros e a assunção das dívidas.
Fonte: Jornal Valor Econômico
-
- CMTE.
- Mensagens: 605
- Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 23:26
- Localização: Alegrete, RS
Re: Executivo pretende criar a "Nova VARIG"
Efromovich é fria! Queria a todo o custo o controle da VARIGLOG, chegando a adminstrá-la por um tempo, qunado em recuperação judicial, antes da falência, mas deu no que deu!