A Boeing divulgou o layout final do 787. Algumas mudanças acontecerem, principalmente no estabilizador vertical (de desenho mais tradicional, felizmente ao meu ver) e no nariz (menos alongado, infelizmente)
B787-3
B787-8
B787-9
Ao meu ver o mais elegante parece ser o -9.. Esse "nariz" novo esta meio atarracado.. lembra até os C-130 Hercules da primeira série (rs)
Engraçado que, de perfil, o 787 está com cara de Airbus... e pela disposição das janelas... também está com cara de Airbus! Na primeira foto ele está bem parecido com um A320. Será que eles também vão trocar o yoke pelo sidestick??? É o fim dos tempos meu deus!!!
Mas sério agora, apesar de terem mudado a deriva pra um desenho mais tradicional, ela continua com uma pontinha, formando quase um triângulo retângulo. Ficou bem interessante.
Eu achava bonito o desenho antigo, apesar daquelas janelas da cabine de comando serem estranhas. A cauda não convencional, estilo tubarão, era bonita, assim como o anriz afilado.
Agora, o nariz está bonito, muito parecido com a família Embraer 170 e até mesmo com o Comet e o Caravelle. As janelas da cabine de comando estão estranhas, pois a Boeing nunca foi de "rebuscá-las" (colocar chanfros) como os europeus. A cauda é quase a mesma do anterior, mas ficou sem os fins do estabilizador vertical "arredondados" e está mais "em pé". Acho que é questão de se acostumar, achava a outra mais bonita. Devem ter mudado por questões aerodinâmicas. As asas são quase as mesmas, mas aquela deflexão acho improvável.
No geral, ele está muito bonito, mas não tão chamativo como o desenho anterior.
Em relação ao mercado, o Boeing 787-3 (entrada em serviço em 2010)terá 296 passageiros em duas classes, com 6.500 km de alcance. O Boeing 787-8 (entrada em serviço em 2008) terá 223 passageiros em três classes, com 15.700 km de alcance. O Boeing 787-9 (entrada em serviço em 2012, dependendo do mercado) terá 259 passageiros em três classes, com 15.400 km de alcance.
Pelo meu ponto-de-vista, o 787-3 deverá disputar o mercado que seria dos 777 não-ER, de vôos curtos e médios de grande capacidade, tipo costa-a-costa nos EUA ou até mesmo cruzar o Atlântico norte. O 787-8 é para exatamente substituir o 767-300ER, até a capacidade de passageiros em três classes é quase a mesma. O 787-9 é bastante indefinido, sendo uma versão do 787-8 de maior capacidade. O que fica claro é que o 787 é o "degrau" abaixo do 777.
Quem seria o substituto do 757? Vi umas especulações sobre o Boeing 737-900ERX, seria bem interessante, mas eu não sou apreciador desses desenvolvimentos da velha fuselagem narrowbody da Boeing. Deveriam partir para uma nova fuselagem, mais larga. O porão desta fuselagem atual é muito restrito.
Quanto à cabine de comando, li que será igual à do 777, uma excelente cabine por sinal. Não sei se manterá o pesado Autothrottle com servo atuadores. Quanto à discussão yoke versus sidestick, eu acho o yoke algo ultrapassado considerando os sistemas que temos hoje, como o fly-by-wire. Mas acredito que a Boeing manterá o tradicional manche, pelo menos para não dar o braço a torcer...
Curiosidade: a fuselagem será 4 polegadas (10,16 cm) mais larga que a dos Airbus widebody.
Lenha na fogueira: Ele está ficando parecido com o Airbus A350!